Pensar em estratégias de crescimento do negócio faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor. Essa busca por evolução é fundamental não só para dar um passo à frente, mas para manter a empresa de pé.
No entanto, por vezes existe uma preocupação tão grande em olhar para fora, para o que o mercado está fazendo, que as empresas esquecem de olhar para dentro. Assim, deixam de considerar os ajustes que precisam ser feitos nos processos já existentes para que possam crescer de forma saudável.
Durante os anos prestando consultoria, identifiquei alguns erros frequentemente cometidos nesse sentido em empresas de pequeno e médio porte… São erros que os próprios gestores não conseguem enxergar por motivo X, Y ou Z.
Por isso, resolvi trazer esses 4 principais erros de lojas online que identifiquei ao longo dos anos.
1 – Não ter metas e objetivos a longo prazo
Com o crescimento exponencial do digital no último ano, cada vez mais surgem provas de que o óbvio precisa ser tido. Afinal, o que para alguns é algo óbvio, para outros não é…
Diversas empresas — de diferentes tamanhos — para as quais prestei serviço de consultoria simplesmente não tinham metas e objetivos a médio e longo prazo.
Esse erro pode gerar prejuízos irreversíveis para a empresa. Sem ter uma meta, como saber onde quer chegar com a loja online? E, se não souber onde quer chegar, vai impedir o crescimento do negócio.
O ideal é ter uma visão a longo prazo para entender qual é o objetivo master dentro de alguns anos. Com a visão definida, fica bem mais fácil trilhar o caminho até lá.
Portanto, a primeira tarefa para que uma loja online continue crescendo no e-commerce é definir metas, desde as maiores a longo prazo, até as menores que precisam ser feitas durante a rotina. Organização é a palavra-chave.
2 – Falta de tempo e produtividade (do empresário e equipe)
Um dos problemas relatados tanto pelo empresário, quanto pela equipe é a falta de tempo e a produtividade diária, principalmente quando a empresa tem uma equipe bem reduzida. São várias tarefas que precisam ser realizadas todos os dias e que, se não forem feitas, podem comprometer a velocidade de crescimento e o rendimento da empresa.
O que pode ser feito para melhorar a produtividade de uma equipe é organizar as tarefas diárias em uma ferramenta na qual todos da equipe podem ver…
Eu gosto de indicar o Trello, que é uma ferramenta de gerenciamento de projeto, mas existem outras no mercado. Independentemente de qual escolher, será possível colocar todas as tarefas que precisam ser feitas com direcionamento, data e nível de prioridade. Assim, a equipe consegue se organizar para entregar as demandas necessárias.
Outra dica muito valiosa é realizar uma reunião no início da semana com os funcionários para alinhar o que precisa ser feito durante os próximos dias. Dessa forma, a equipe consegue tirar dúvidas, antecipar tarefas e ideias para organizar a semana da melhor maneira possível.
3 – Desorganização financeira
A desorganização financeira é um dos MAIORES e PIORES problemas que uma empresa pode enfrentar. É na gestão financeira que diversas ações são feitas, sejam elas procedimentos administrativos, planejamento, análise e controle de toda parte financeira.
Se esse setor não funcionar da maneira correta, todos os outros vão começar a falhar, prejudicando o crescimento do negócio.
Alguns pequenos erros como a falta de análise do fluxo de caixa já são bastante prejudiciais. O fluxo de caixa de uma empresa deve ser analisado, pelo menos, uma vez por semana para não perder o controle.
Outro erro bem comum na parte financeira é não controlar os prazos de vencimento, o que também interfere no fluxo de caixa. Quando isso acontece, multas, taxas e juros ao valor do pagamento atrasado vão surgir. E, a primeira solução que vem à mente é pedir algum empréstimo para não atrasar. Às vezes, o dinheiro é retirado até do próprio lucro da empresa.
Por outro lado, quando esses erros são evitados e o financeiro da empresa está saudável, os resultados são alcançados. Afinal, aumenta a produtividade da empresa, reduz os custos e as fraudes.
4 – Falta de velocidade na implementação de ações
Estudar para ampliar o conhecimento é muito importante, mas ter apenas a teoria na mente não vai fazer uma loja online crescer. Colocar em prática é fundamental para que as coisas comecem a andar na empresa.
Quanto mais rápido os projetos criados pela equipe forem implementados, mais rápido a empresa vai gerar resultados significantes, colhendo bons frutos.
Vale ressaltar que não é necessário se preocupar muito com os erros que podem ser cometidos ao longo do caminho… É normal errar! O mais importante é ficar atento a todos os processos, ter controle do seu negócio para identificar esses erros e, aos poucos, corrigi-los para que não aconteça novamente.
O que sempre digo é: aprenda com quem já errou e que sabe o que fazer para não cometer esses erros. Busque conhecimento e amplie a visão do Mercado de e-commerce. Desse modo, o crescimento dos negócios acontecerá de forma saudável, rápida e escalável.