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Um programa de afiliados precisa trazer performance. O seu traz?

Por: Caiki Flaeschen

Managing Director LATAM

Atualmente Diretor Regional América Latina na Admitad, responsável pelo processo de fundação e expansão da Admitad no continente. Conta com mais de dez anos de experiência internacional em campos como experiência do cliente, gestão e geração de demanda, já tendo atuado em três continentes diferentes em grandes corporações.

Planejar estratégias de experiências personalizadas para o cliente ao longo de sua jornada não é mais apenas uma “prática recomendada”. É uma necessidade para garantir a sobrevivência a longo prazo.

Então, assim como em qualquer outro segmento online, também se faz preciso que as redes tenham uma abordagem centrada no cliente como um recurso básico, esforçando-se para facilitar processos, criar conexões e maximizar os lucros daqueles conectados ao ecossistema.

Especificamente para redes de afiliados, existem dois clientes principais: o anunciante (loja,marketplace etc.) e o afiliado (sites de conteúdo, influencers, cashbacks etc.). Sendo assim, no atendimento prestado ao cliente (tanto o anunciante quanto o afiliado), a rede precisa focar em um tratamento especializado e individualizado que seja capaz de entender a posição do cliente no “oceano competitivo” que o cerca e levar esses parâmetros macros de boas práticas para a criação de soluções customizadas dentro do “micro” – a realidade de trabalho do cliente.

Como identificar, em um programa de afiliados, um bom fluxo de entrega de performance e garantir uma experiência personalizada?

Se sua rede parceira não disponibiliza uma linha de comunicação diária (responsiva!) e a possibilidade de reuniões semanais/quinzenais de estratégias e correção de curso, acredite: você está remando sozinho em uma competição de canoagem de equipe.

Já se você possui uma solução própria de afiliados e seus gestores designados não interagem semanalmente com sua equipe de marketing global, igualmente estará experenciando resultados descompassados e sem poder de escalabilidade efetiva.

Dessa forma, percebemos que, para um tratamento personalizado de metas e problemas, precisamos de gestores especializados e uma troca informacional constante tanto reativa quanto preventiva aos estímulos sendo assimilados e dissolvidos diariamente pela organização.

Mas como identificar e ou construir um bom fluxo de entrega de performance e garantir ao mesmo tempo uma experiência personalizada? Fique atento para as dicas abaixo:

1. Prepare seu time

Antes de começar, é preciso se organizar. Essa preparação consiste, entre outros alinhamentos, na definição de papéis e responsabilidades, objetivos e expectativas.

Seu time de marketing global precisa entender exatamente que ações esperar de sua equipe de afiliados ou rede de afiliados parceira, e que nível qualitativo deve ser entregue. Por outro lado, sua equipe de marketing global também precisa saber as ações esperadas por parte desta de forma bem clara (frequência de envio de material promocional, checagem de afiliados, reuniões de alinhamento estratégico etc.).

Observação: se estiver conectado a uma rede de afiliados onde não está conseguindo mensurar incrementabilidade de entrega e qualidade de atendimento e processos, fuja! Faça test drives com outras até que encontre a parceira operacional adequada.

2. Conheça seu cliente

Sim, você provavelmente tem muito bem mapeadas todas as personas de seu público consumidor, mas seu afiliado também é seu cliente! Afiliados se dividem normalmente pelo tipo de veículo que utilizam para divulgar seus produtos (redes sociais, sites de conteúdo, cashback). Com isso, as demandas também se tornam mais específicas para cada segmento. A dica é: mapeie os segmentos mais populares entre seus afiliados e, junto com seu time de afiliados/rede afiliada parceira, desenhe estratégias específicas para cada um desses segmentos.

3. Seja criativo

Competição existe. Até mesmo entre programas de afiliados de marcas da mesma categoria. O que leva seu afiliado a escolher promover seus produtos e serviços e não os de seu concorrente? A resposta vai muito mais além do que garantir uma margem comissional competitiva por ação concluída.

Tente ações extras! Normalmente, organizar um rally de vendas com premiação para os melhores colocados proporciona maior engajamento e fidelidade entre seus afiliados.

4. Realize testes

Complementando ainda o item acima, é recomendada a flexibilização para testar diferentes formatos, fontes de tráfego, modelos de atribuição, entre outros. Levante todas as ideias e possíveis soluções, experimente novas práticas e busque testar, seja de maneira simples, ou, se estiver disposto, também de forma mais complexa, trazendo integrações ou processos mais detalhados.

De forma geral, a estratégia do marketing de afiliados é válida e muito usada para polarização e capilarização do canal de venda de produtos e serviços online de marcas de diversas categorias, mas sair chutando para todo lado não é o melhor caminho. É preciso entender o momento da interação da audiência de cada afiliado e de como melhor impactar essa audiência para realizar os objetivos de cada anunciante. Se seu time de afiliados ou rede afiliada parceira só pede por cupons e descontos, novamente: fuja!

Um cupom de desconto e frete grátis auxiliam na conversão, mas isso não é tudo! Essa estratégia é efetiva quando temos um consumidor final decidido a comprar e que passa a selecionar de onde comprar. Contudo, o trajeto de transformação de um usuário online em um consumidor da sua marca passa por muito mais estágios, e aí está a essência do marketing de afiliados: conseguir impactar positivamente esse usuário em qualquer um dos estágios através de seus afiliados de distintos segmentos.

O marketing de afiliados PRECISA trazer performance. Dessa forma, avalie seus resultados, as interações semanais de sua equipe e sua rede parceira – caso tenha – e mapeie os pontos de atenção e correção. Apenas depois de arrumar a casa, pense nas estratégias faltantes dentro de seus objetivos (ações + novos usuários, usuários recorrentes + SKUs em ponta de estoque etc.) e, aí sim, em como implementá-las garantindo a utilização máxima do canal de afiliados.

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