À medida que o mundo avança para uma era cada vez mais digital, o comércio eletrônico desempenha um papel fundamental no cenário varejista global. Em 2023, as vendas online representaram mais de 19% do total de vendas no varejo em todo o mundo, e as projeções apontam para um crescimento significativo nos próximos anos.
De acordo com dados recentes da Statista Digital Market Insights, espera-se que até 2027, o comércio eletrônico represente cerca de um quarto de todas as vendas no varejo em escala global. Esse aumento é impulsionado pelo crescimento contínuo das compras online, com as vendas globais atingindo quase cinco trilhões de dólares em 2021 e previsões para ultrapassar os sete trilhões de dólares até 2025.
De acordo com o estudo, o Brasil está entre os 5 países onde a participação do e-commerce no varejo terá maior crescimento entre 2024 e 2028, a frente da média global e de países como a China.
Durante a pandemia da COVID-19, testemunhamos um crescimento sem precedentes no comércio eletrônico, especialmente em economias emergentes como a América Latina, onde o Brasil vem se destacando de forma significativa.
Além disso, o mobile commerce está em plena ascensão, e as compras por meio de smartphones estão conquistando um espaço cada vez maior no mercado. Os varejistas estão investindo em experiências personalizadas para atender às necessidades dos consumidores, aprimorando a interação e fidelização dos clientes.
O futuro do varejo é digital, e as empresas que se adaptarem a essa nova realidade estarão bem posicionadas para o sucesso.
Vamos juntos explorar as oportunidades que o comércio eletrônico nos reserva para os próximos anos!