Logo E-Commerce Brasil

Dicas de proteção de dados para negócios de comércio eletrônico em 2022

Por: Guilherme da Luz

Guilherme é sócio-fundador e especialista em SEO da GLUZ Digital. Com mais de 15 anos de experiência, foi responsável por desenvolver estratégias de SEO de alto impacto para produtos financeiros no Brasil, atuando nos segmentos de auto, saúde, viagem, entre outros, e produzindo os principais portais do país para geração de leads nesses mercados. Paralelamente, assumiu a liderança dos principais projetos de SEO da Microsoft Brasil, prestando consultoria e implementando ações estratégicas para aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca. A GLUZ Digital já colaborou com marcas globais como Bytedance, Microsoft, Wondershare, Hostinger e ExpressVPN.

Seguir algumas dicas de proteção de dados para negócios de comércio eletrônico em 2022 pode ser o que você precisa para manter seu faturamento em alta.

O brasileiro foi o que mais migrou para as compras online na pandemia, e pretende continuar a comprar assim. Uma boa notícia para os e-commerces!

Mas, mais do que oferecer um bom produto ou serviço, um negócio de comércio eletrônico precisa garantir segurança.

Não apenas segurança para o cliente, mas segurança para o próprio site. Até porque lojas virtuais também são alvo de criminosos. Veja dicas do que fazer logo a seguir.

Melhores dicas de proteção de dados para negócios de comércio eletrônico em 2022

Para seguir as dicas abaixo, não precisa muito. Mas atenção: o que não estiver sendo feito faça daqui para a frente. Isso vai evitar uma série de problemas.

Certificado digital SSL

Ter um certificado SSL vai garantir ao seu comércio eletrônico uma camada a mais de criptografia e proteção para seus clientes.

Dessa forma, todos os dados usados durante a compra permanecerão confidenciais, evitando o risco de eles vazarem e trazerem prejuízo para o seu consumidor.

É por isso que vários sites têm o S final no HTTPS (por causa desse certificado). É possível até consegui-lo de forma gratuita, então vale a pena pesquisar qual usar para a sua loja.

Antivírus para seu computador

É sempre bom instalar no seu computador um antivírus potente. Não só no seu, mas em todos os PCs em que a área de gerenciamento é acessada.

Pode ser o computador de um funcionário, na loja física, na sua casa etc. O importante é não se esquecer de nenhum.

Aliás, isso vale para qualquer sistema operacional e tipo de máquina que você usar. O antivírus para Mac é necessário para proteger os dados do seu cliente da mesma forma que um antivírus para um PC Acer também é. Com o software instalado, você vai evitar o risco de a loja online ser infectada por malwares ou vírus enquanto está sendo gerenciada. Esse tipo de ataque poderia tanto derrubar sua loja quanto sequestrar a página ou os dados dos consumidores.

Existem várias opções de antivírus gratuitos online, e outros pagos, mais completos. Vale a pena analisar qual atende melhor à necessidade da sua loja e contratar.

Selos de segurança

Os selos de segurança são parte importante de um negócio eletrônico por dois motivos.

Primeiro, porque transmitem para o cliente a sensação de que aquele portal é seguro para comprar. É algo que aumenta a confiança do usuário e a sua chance de finalizar o que é colocado no carrinho.

Além disso, os selos dão ao site novos processos de verificação. Assim, os dados passam por um pente fino e ficam protegidos de forma mais intensa de qualquer ataque ou vazamento online.

Gateways de pagamento

O gateway de pagamento tira de um site a responsabilidade, e direciona-a para ferramentas que foram pensadas especificamente para esse fim.

O Mercado Pago e o PagSeguro são algumas dessas ferramentas que são bastante comuns nas lojas online.

Inclusive na hora de pagar por meio do cartão de crédito, pois essa costuma ser a maior preocupação dos clientes. Mas também dá para gerar boleto bancário e até Pix com várias dessas plataformas.

Com esse tipo de saída, seu portal vai evitar armazenar mais dados do que é necessário do cliente. Se houver poucos dados, sua preocupação com segurança será mais tranquila.

Não que você possa deixar de lado tudo que falamos até aqui para a proteção de dados. Mas redirecionar o processo de pagamento para uma página especializada no assunto vai evitar que você precise se preocupar tanto com o assunto.

Até porque é comum que os usuários já tenham login nessas plataformas. Então, eles não vão precisar preencher os dados novamente, e vão se sentir mais confiantes por trabalharem com algo que já conhecem. Também é algo que aumenta a comodidade do cliente e favorece a compra.

Pronto, agora você já conhece as melhores dicas de proteção de dados para negócios de comércio eletrônico em 2022! Não se esqueça de que a segurança do seu site deve ser sempre atualizada. Assim, você vai evitar que novos golpes e vírus, que surgem todos os dias, encontrem brechas no seu portal.

Leia também: Privacidade de dados: seu time de marketing está preparado para lidar com isso?