Muitos são os fatores que interferem na competitividade de uma loja virtual. Produto, oferta, preço, tempo de entrega, atendimento e segurança são apenas alguns dos elementos que o cliente pode considerar no momento de efetuar uma compra. Mas, além destes, não podemos nos esquecer dos meios de pagamento.
É importante ficar atento às preferências do consumidor na hora de transacionar para que o e-commerce conquiste cada vez mais conversões. Pesquisa realizada pela Atlas Ecommerce, em parceria com o Moip, revela que a cada dez transações efetuadas via internet, sete são concluídas por meio de um cartão de crédito, duas por boleto bancário e uma por alguma forma de pagamento complementar.
O levantamento ainda compara os meios mais comuns na internet brasileira entre 2013 e 2014. Responsável por 73,44% de todas as compras feitas, o cartão de crédito manteve a predileção isolada do usuário, com crescimento de 3% ante o ano anterior.
Segunda maneira mais usada para compras na internet, o boleto bancário apresentou decréscimo durante o mesmo período, de 23,25% para 20,21%. Apontada como uma das tendências em 2013, as wallets também tiveram baixa em 2014: de 1,16% no share, a carteira virtual baixou para 0,72%.
Em contrapartida, tanto o cartão de débito quanto a transferência online conseguiram aumentar na preferência dos consumidores: de 0,05% para 0,1%; e de 4,93% para 5,53%, respectivamente.
De acordo com Igor Senra, CEO do Moip, a dominação do cartão de crédito pelo consumidor brasileiro se explica por um comportamento comum no país: a facilidade do parcelamento. “Mesmo antes do recente aumento do crédito, esta forma de pagamento sempre foi a preferida do consumidor, exatamente pela possibilidade de não precisar realizar o pagamento à vista. E da internet se tratar, em grande parte, de compras por impulso, o fato de não precisar arcar com os custos totais no momento torna a experiência mais real”, acredita.
Chances de conversão
O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido dos brasileiros para compras online, mas quanto mais formas de pagamento o site ofertar, maiores serão as chances de conversão.
“Ofertar mais meios de pagamento é igual a mais conversão. Não se sabe ao certo com antecedência qual é o meio de pagamento que o comprador tem disponível para transacionar. Dessa forma, oferecer a ele opções é crucial para fechar o maior número de vendas possível”, destaca Senra.
Uma das formas mais práticas, funcionais e simples de diversificar os meios de pagamento em um e-commerce é a utilização de um intermediador de pagamento. Ao contratar este serviço, a loja virtual pode oferecer com apenas um contrato e única integração, todos os meios de pagamento, além de contar com ferramentas de conversão e segurança de dados.