Quando falamos de email marketing, logo vem a cabeça a oportunidade de fazer uma propaganda direcionado ao público da internet que as empresas enviam com o objetivo de aumentar suas vendas, mas essa é só uma das consequências que esse tipo de comunicação pode trazer aos remetentes. O email marketing, antes de tudo, é uma forma de entregar informação.
Por meio do email marketing é possível abrir um canal efetivo de comunicação entre empresas e clientes para gerar identificação e criar relacionamentos.
Existem diversos tipos de email marketing, por isso, para conquistar clientes e provocar engajamento, ou seja, interação com suas campanhas, as empresas podem escolher o caminho que mais se adéqua ao seu perfil de negócio. Hoje, vamos destacar os três principais tipos
1. Comerciais:
Esse tipo de email é geralmente voltado ao comércio eletrônico ou clubes de compras. São mensagens visuais e objetivas, de forma que, ao bater os olhos no seu email, os usuários já tomem conhecimento de suas ofertas. É uma forma rápida de fazer com que suas promoções cheguem ao conhecimento do público. Nestes casos, muitas vezes é interessante fazer um layout em que o usuário seja impactado com uma ou mais promoções em destaque, e sem seguida veja as demais se alternando. Com isso, além de prender a atenção pelo estímulo visual, você consegue apresentar uma quantidade maior de produtos, aumentando as chances de atingir o interesse desse potencial consumidor.
2. Newsletters:
As newsletters são emails informativos que têm como objetivo principal aproximar os usuários de sua marca, criando um relacionamento com seus clientes. Por isso, os emails desse tipo devem oferecer informações relevantes ao seu público alvo. As mensagens precisam ter conteúdos de qualidade que gerem interesse fazendo com que cliquem na peça e sejam levados ao seu site ou rede social. Em muitos casos esses conteúdos não estão diretamente relacionados a produtos, mas de alguma forma interligados.
3. Email de serviço ou transacional
Diferente do email marketing comercial, que é projetado para atingir diversos usuários com um mesmo perfil de uma única vez, o email transacional não é feito em massa. É uma peça de comunicação exclusiva, criada especialmente para cada um dos contatos existentes no mailing de uma empresa.Um email marketing de serviço geralmente é enviado automaticamente e tem como objetivo agilizar os processos das empresas e o atendimento ao cliente. Muito utilizado em sites de comércio eletrônico, este tipo de email confirma às ações que os usuários fizeram diretamente no site e transmite seriedade e segurança para os destinatários.
Os emails transacionais são e-mails enviados quando ele faz o cadastro em um site, finaliza uma compra pela internet, ou até mesmo podem ser baseados em um abandono de carrinho quando, através de um sistema de monitoramento a empresa pega os dados de navegação desse pode lhe encaminhar um email com ofertas exclusivas relacionadas aos produtos que ele estava procurando ou até mesmo comprando e que por algum motivo acabou desistindo. Uma dica para os sites de e-commerce é utilizar essas informações para segmentar o público alvo e criar emails com ofertas personalizadas, com descontos especiais por exemplo.
Ao optar por um tipo de email, o importante é ter em mente se o tipo escolhido atende aos seus objetivos de comunicação. Além disso, é preciso aproveitar essa diversidade e as possibilidades que a internet oferece.