Logo E-Commerce Brasil

Quatro dicas na hora de calcular frete para clientes

Por: Thiago Rocha Soares

Redator especialista em e-commerce e pós-graduado em Marketing, tem como propósito ajudar lojistas de todos os tamanhos, do micro ao grande, a vender pela internet. Para isso, atua na equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojistas de todo o país.

Calcular frete para o cliente da maneira correta, ou seja, contratando serviços de frete com preços que atendam o comprador sem causar prejuízos para a operação do seu e-commerce, nem sempre é uma tarefa fácil, a gente sabe.

Geralmente, o motivo que causa esse empecilho é o fato de cada transportadora possuir uma forma diferente de realizar esse cálculo, além de cobrarem valores diferentes para serviços similares.

Fatores como seguro, distância percorrida, modalidade de entrega (normal ou expressa) e outras taxas de serviço adicionais mudam muito o preço do frete de empresa para empresa.

No entanto, existem fatores em comum entre as transportadoras que afetam diretamente o cálculo do valor cobrado pelo serviço e muita gente não sabe.

4 – Colete as informações do destinatário corretamente

Ao solicitar as informações necessárias para a entrega do pedido, tenha certeza de que todos os dados indispensáveis para o cálculo do frete sejam coletados, e sem nenhum erro. São eles:

    Além desses dados padrões, não se esqueça também de solicitar o telefone do cliente e informá-lo à transportadora responsável pelo serviço. Assim, o entregador poderá contatar o remetente caso seja necessário.

    Se assegurar de que todos os dados para o envio estão corretos pode parecer uma coisa simples, mas o envio de pedidos com problema de endereço é um dos principais motivos de devoluções. Sendo que nesses casos o custo do retorno do pacote fica por conta do e-commerce.

    3 – Atenção ao peso cúbico

    Não caia no erro de considerar apenas o peso real da remessa! Muitas vezes, um produto leve, se mal embalado, pode afetar o cálculo do frete a ponto de gerar uma cobrança bem maior do que o esperado.

    Isso porque as transportadoras comparam o peso da remessa com o seu peso cúbico. O peso cúbico nada mais é do que o espaço que a encomenda ocupa dentro do veículo de entrega.

    Ou seja, um produto embalado em uma caixa maior do que o necessário, mesmo que leve, pode encarecer bastante o valor do frete. Para saber o peso cúbico de um pacote basta fazer o seguinte cálculo:

    Peso cúbico = (comprimento x largura) x altura do pacote / fator de cubagem

    O fator de cubagem aplicado nesse cálculo pode mudar um pouco de empresa para empresa.

    2 – Padronize as suas embalagens de envio

    Uma forma de evitar pagar mais caro de forma desnecessária por um frete é não improvisar nas embalagens e fazer os envios dos pedidos em embalagens padronizadas, evitando surpresas no resultado do valor do frete.

    Atualmente, é bem mais fácil e barato adquirir caixas voltadas para o e-commerce em fornecedores especializados, seja em sua cidade ou na internet mesmo.

    E, claro, pesquise sempre por opções de embalagens condizentes com o tamanho dos itens vendidos na sua loja virtual.

    Esse investimento, além de evitar surpresas no resultado do cálculo do frete, vai garantir maior segurança do conteúdo ao longo do trajeto e ainda passará uma primeira impressão positiva do seu negócio para o cliente.

    1 – Utilize um gateway de frete

    Você sabe o que é um gateway de frete? Essa é uma ferramenta que permite calcular automaticamente o frete de um pedido em diferentes transportadoras.

    Esse tipo de ferramenta pode ser integrada ao carrinho da loja virtual ou ainda consultada diretamente nos sites das empresas responsáveis pelo gateway. Essa segunda opção é uma mão na roda para microempreendedores que vendem seus produtos diretamente nas redes sociais ou em aplicativos de mensagem.

    Existe uma série de empresas que oferecem esse tipo de serviço, sendo que há boas opções de gateway grátis para quem vende pela internet no Brasil.

    Já deu para perceber que esse tipo de serviço de cotação e gestão de frete é o segredo para não se preocupar mais com como calcular o frete de cada pedido e ainda ter a certeza de que está contratando o melhor serviço de entrega para cada cliente.

    Esperamos que com essas dicas o processo de envio e de encomendas da sua loja virtual seja mais eficiente, seguro e barato.