Cuidar da experiência do cliente com o seu negócio é fundamental para o sucesso, afinal, consumidores satisfeitos tendem a retornar, fazer novas compras e gastar mais. Para criar uma experiência positiva no seu público, é essencial se atentar a alguns fatores, como o relacionamento, a qualidade e, principalmente, a entrega.
Com o consumo online em alta, é necessário se preparar para fazer uma entrega ágil e satisfatória. Com as soluções adequadas para manter a qualidade, é possível reduzir o tempo de entrega e, assim, gerar impactos positivos junto ao público.
Veja como a agilidade de entrega pode favorecer a experiência do cliente.
Na sequência, você entenderá como a agilidade de entrega pode favorecer a experiência do cliente. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.
O conceito de delivery speed
A expressão delivery speed significa, em tradução livre do inglês, velocidade de entrega. Esse é um conceito relacionado à rapidez com que um produto sai da sua empresa ou da área de armazenamento correspondente e chega até o cliente.
O objetivo, aqui, é garantir que o cliente receba o seu produto no menor tempo possível, sem que isso comprometa a qualidade da entrega.
O atendimento às expectativas dos clientes
A existência do conceito de delivery speed está relacionada às mudanças no comportamento do consumidor e em suas exigências. Hoje, as pessoas esperam receber seus produtos em menos tempo, buscando unir a facilidade de comprar sem sair de casa à possibilidade de usar o item o mais rapidamente possível.
Com o surgimento de métodos variados, como a entrega no mesmo dia (chamada de same day delivery), as expectativas cresceram em torno desse tema. O processo de recebimento dos pedidos se tornou um dos critérios mais relevantes para os consumidores.
As vantagens da entrega ágil e de qualidade
Sabendo que existe essa expectativa a respeito da entrega, é importante realizar um processo mais eficiente e em menos tempo. Essa atenção às necessidades do público é vantajosa tanto para quem vende quanto para quem compra.
Começando pelo cliente, a entrega rápida e de qualidade traz praticidade para o cotidiano. Como já não é necessário esperar dias ou mesmo semanas para receber um pedido, a compra online pode substituir as aquisições físicas. O melhor é que se torna possível comprar quando e onde quiser, de acordo com as necessidades do cotidiano.
Além disso, o cliente tem mais satisfação quando recebe o produto rapidamente. Isso cria uma impressão positiva sobre toda a experiência e agrega mais valor ao pedido.
Para quem vende, esses são aspectos essenciais para obter melhores resultados comerciais. Clientes mais satisfeitos tendem a se fidelizar – assim, fica mais fácil obter novas conversões.
Uma boa experiência também pode levar o consumidor a indicar a empresa a outras pessoas, o que reduz o custo de aquisição do cliente (CAC) e favorece a ampliação da carteira.
Além de tudo, é possível ter uma vantagem competitiva. Com uma entrega de qualidade, há mais chances de o público escolher o seu negócio em detrimento dos concorrentes.
A otimização da experiência de entrega e do cliente
Sabendo que a experiência do cliente é diretamente afetada pela qualidade da entrega, vale a pena buscar formas de otimizar essa etapa logística. A seguir, você confere os melhores meios de garantir uma entrega adequada e de qualidade.
Conte com excelentes parceiros logísticos
Para realizar entregas melhores, é fundamental ter o apoio de bons parceiros e operadores logísticos. Esse é um dos pilares para uma atuação efetiva e que envolve área de cobertura, cumprimento de prazos e atendimento às expectativas.
É o caso, por exemplo, de firmar contrato com uma transportadora que apresente condições interessantes e custos que caibam no seu orçamento.
Existem outras soluções que podem ser mais adequadas à sua realidade quando falamos em parceiros logísticos. Como você verá adiante, o marketplace pode ser uma boa alternativa.
O importante é contar com um operador capaz de atender às demandas, tanto em volume quanto em prazo. Assim, é possível garantir que toda a cadeia logística funcione corretamente, sem dificuldades extras ou prejuízos à experiência do cliente.
Atente-se ao valor do frete
Favorecer a experiência do cliente também significa garantir que ele, efetivamente, possa consumir no momento desejado. Um dos principais motivos para o abandono de carrinho nas compras online é o frete elevado.
Para reverter essa situação, vale a pena dar mais atenção ao custo do frete, buscando formas de torná-lo mais barato. É importante, por exemplo, pensar em descontos progressivos, de acordo com o valor da compra. Dependendo da maneira como a abordagem é aplicada, isso pode elevar o ticket médio.
Também existe a chance de oferecer cupons e promoções específicas, focadas no custo da entrega. Essa pode ser uma solução para aumentar as vendas em períodos sazonais ou em datas comemorativas.
A ação mais eficiente, no entanto, costuma ser a disponibilização de frete grátis. Dessa maneira, os clientes tendem a se sentir mais dispostos a efetuar uma compra, abrindo a oportunidade de construir um relacionamento com a sua empresa.
Disponibilize o rastreio do pedido
Para garantir que o comprador participe adequadamente do processo logístico, é importante disponibilizar o código de rastreio da encomenda. Essa é uma questão essencial porque, em primeiro lugar, transmite mais confiança, visto que o seu cliente pode acompanhar o status do pedido.
Além disso, é uma alternativa que favorece o planejamento de cada consumidor. Sabendo qual é a estimativa de entrega, por exemplo, cada pessoa pode se planejar para receber os pedidos.
Disponibilizar o código de rastreio, portanto, é uma forma de diminuir os riscos de ocorrência da logística reversa.
Atualize as informações adequadamente
Tão necessário quanto disponibilizar o código de rastreio é garantir que o cliente saiba o que está acontecendo com o pedido. Antes do envio, isso significa avisar quando o produto foi separado ou enviado.
Após fazer o envio para o endereço de destino, é indispensável manter as informações constantemente atualizadas. A ideia é que o cliente saiba, exatamente, onde está a encomenda a cada momento. Então, vale a pena facilitar o acompanhamento desses dados.
Cumpra o prazo
Para a experiência do cliente com a entrega ser, de fato, satisfatória, é indispensável cumprir o prazo definido na compra. Muitas vezes, o consumidor se programa para receber um produto em determinado momento e cria expectativas sobre isso.
Um atraso causado pelo vendedor, portanto, quebra essa expectativa e afeta diretamente a confiança do cliente. Mesmo que o produto seja adequado, é provável que o consumidor tenha uma impressão negativa a respeito da compra.
Aqui, dois pontos são essenciais. O primeiro é definir corretamente a estimativa de entrega, já considerando possíveis imprevistos. Apresentar um prazo realista é a melhor saída para alinhar expectativas.
Além disso, é preciso cuidar de toda a cadeia logística, considerando desde a separação de produtos e o envio em tempo hábil até a escolha do operador. Desse modo, são maiores as chances de fazer a entrega dentro do previsto.
Cuide da embalagem
Outro ponto essencial para melhorar a experiência do cliente e garantir uma boa entrega envolve o cuidado com a embalagem. Ela é o primeiro ponto de contato entre o cliente e o produto, e pode influenciar diretamente na satisfação relacionada àquela compra.
No geral, é importante ter uma embalagem bem apresentada e que demonstre que o produto foi enviado com a devida atenção. Além disso, é preciso se preocupar com os detalhes do transporte.
Produtos frágeis, por exemplo, exigem cuidados extras, como o uso de elementos capazes de absorver os impactos. Além disso, é necessário se atentar ao envio de líquidos, eletrônicos e outros elementos que exijam condições especiais.
Não é suficiente fazer a entrega no dia se o produto não estiver nas condições esperadas pelo cliente.
Ofereça diferentes métodos de entrega
Por melhor que seja o planejamento para uma entrega, é improvável que a mesma solução atenda a todos os clientes. Justamente para oferecer uma experiência satisfatória em todos os sentidos, é indispensável disponibilizar diferentes métodos de entrega.
Você pode ter um tipo de entrega gratuita e disponibilizar alternativas pagas, mas que sejam mais rápidas. Assim, se o cliente tiver alguma urgência, pode escolher o que for mais conveniente para ele.
É importante que todos os métodos de entrega tenham o mesmo nível de qualidade. Do contrário, o relacionamento com o cliente pode ser prejudicado.
Os motivos para escolher um marketplace
Criar uma boa experiência para o cliente por meio da entrega não é uma tarefa que você precisa fazer por conta própria. Em vez disso, é possível contar com um marketplace, capaz de oferecer toda a estrutura necessária para você atuar com qualidade.
Na prática, os marketplaces têm canais descentralizados, pois são formados por diversos vendedores. Com isso, empresas do segmento tendem a conseguir negociar condições melhores, o que favorece a qualidade e o cumprimento de promessas – inclusive, em relação à entrega.
É diferente do que acontece com o e-commerce tradicional, em que a atuação é individual e, em geral, conta com menos estrutura.
Com a evolução do mercado, os marketplaces têm investido em novas alternativas, como a entrega no mesmo dia (chamada de same day delivery). Assim, é possível contar com apoio estratégico para atender os clientes da melhor maneira.
A rapidez na entrega sem abrir mão da qualidade pode transformar a experiência do cliente e sua relação com o mercado. Com as dicas de otimização e o apoio de um marketplace, você pode superar as expectativas do seu consumidor.
Gostou de saber como a rapidez na entrega de produtos influencia na experiência do cliente? Como você tem realizado suas entregas? Deixe um comentário e participe da conversa.
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