Você já ouviu falar em realidade aumentada no e-commerce? O crescimento do comércio eletrônico permitiu que os segmentos de móveis e decoração pudessem crescer significativamente no ano passado. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o setor cresceu 23,61% somente no segundo trimestre de 2020. Com as pessoas passando cada vez mais tempo em casa por conta da pandemia, os brasileiros deram maior atenção aos seus lares, o que aqueceu o mercado do segmento.
Apesar disso, a prática ainda é encarada com receio por parte do consumidor. O medo de adquirir um móvel que não se encaixa no tamanho do cômodo (como um sofá grande demais para o espaço disponível), faz com que o público desconfie desse tipo de e-commerce. Para contornar situações como essa, diversas lojas se adaptaram e, com a ajuda da tecnologia, trouxeram uma ferramenta que pode revolucionar a forma de como fazemos compra pela internet: a realidade aumentada.
O que é Realidade Aumentada e como ela auxilia o e-commerce?
A tecnologia se faz presente em cada parte do nosso dia, trazendo possibilidades antes inimagináveis. Hoje convivemos com chamadas de vídeo, assistentes virtuais, aparelhos móveis com memórias cada vez mais extensas e que permitem que possamos nos inserir na realidade virtual.
Leia também: O futuro dos dados: 7 tendências que vão transformar o e-commerce
Entretanto, a tecnologia permitiu que pudéssemos estar conectados ao digital, sem que nos desligássemos completamente do mundo real. Para que isso fosse possível, foi desenvolvida a realidade aumentada.
Essa ferramenta permite que elementos virtuais, como personagens de jogos eletrônicos, animais e produtos, sejam reproduzidos a partir da tela de dispositivos mobiles. Isso permitiu aos consumidores, uma experiência completamente nova e única ao se relacionar com as marcas.
Como implementar a Realidade Aumentada no e-commerce
Há várias empresas que aplicaram a realidade aumentada no e-commerce. Podemos utilizar, como exemplo, as lojas de vestuário que usam provadores virtuais. Essa tecnologia, já utilizada na China, permite que os clientes possam “experimentar” roupas e calçados com a ajuda de um espelho com inteligência artificial. Não é demais?
Comprar artigos de beleza pela internet, como cosméticos, pode ser um grande desafio. Agora, já pensou em provar uma base ou sombra, sem precisar aplicá-la em sua pele?
Acredite, isso é possível. A partir de filtros (como os do Instagram), os consumidores provam as maquiagens sem aplicá-las no rosto.
E não para por aí! Esse recurso permite que possamos comprar móveis sem precisar sair de casa. Digamos que você esteja procurando um criado mudo, mas quer encontrar um que caiba no espaço que você tem disponível.
É possível visualizar todas essas situações apenas apontando a tela do seu celular para o lugar onde o móvel estará. Isso poderia ser muito arriscado, pois não poderíamos garantir que o espaço disponível comportaria o produto adquirido.
Entretanto, usando a RA, é possível ver como a mobília novo ficará no seu lar ou escritório, sem você precisar se preocupar.
Por que usar a realidade Aumentada no E-commerce?
O uso da realidade aumentada permite que o cliente fique mais satisfeito com a sua loja virtual.
Sem ter a sensação de estar fazendo uma “compra no escuro”, a experiência do consumidor no e-commerce com certeza será mais divertida que o normal. Por isso, é preciso fazer com que o público se surpreenda na hora de realizar uma compra na sua loja, superando as expectativas.
Lembre-se, um cliente feliz continua comprando na sua loja, se tornando fiel na à sua marca. Isso aumentará as chances do seu negócio ser lembrado na hora que o consumidor mais precisar de você.