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Rebranding: qual o melhor momento para mudar o visual do seu e-commerce

Por: Maria Lilian

É natural do México e formada em Design na Faculdade de Sonora. Possui mais de 10 anos de experiência em branding e e-commerce e já atendeu empresas no México, Paraguai, Brasil, EUA e Índia. Atualmente, é CEO da Agência Mango, especializada em Inbound Marketing para e-commerces.

É muito comum eu receber mensagens de empresários que desejam fazer um rebranding e dar um novo visual para a sua empresa. Querem algo elaborado, um logo mais clean e sofisticado ou adicionar elementos modernos ao design de sua loja virtual.

Isso porque o visual de uma marca atua como a primeira impressão que você deixa no público. É a cara da sua empresa e transmite aquilo que você quer que as pessoas sintam ao conhecer o seu negócio. Mas, qual o momento certo para reformular a identidade visual de um e-commerce?

Neste artigo eu vou apresentar as melhores práticas e estratégias de rebranding para te ajudar a compreender se é a hora de dar um upgrade em sua loja virtual.

O que é rebranding?

Resumidamente, rebranding é uma estratégia que inclui a elaboração de uma nova imagem corporativa através da criação de um novo nome, símbolo, logotipo, materiais visuais etc.

Por que fazer um rebranding no seu e-commerce?

Chega um momento em que a imagem de uma empresa não está à altura. Embora reconhecer quando mudar a marca possa parecer difícil, vários momentos podem ser úteis para mudar ou exigir uma mudança.

Em média, as empresas investem em rebrandig uma vez a cada 7 ou 10 anos, um processo que geralmente envolve alteração nas paletas de cores, logotipos, estilo fotográfico, slogans, tom de voz e linguagem visual. Em alguns casos, pode ser necessário alterar até o nome.

Embora muitas vezes haja um motivo principal, uma combinação de fatores pode motivar uma reformulação da marca. Pesquisas apontam que 65% das pessoas são aprendizes visuais. É por isso que um visual estratégico é capaz de atrair mais visitantes para a sua loja virtual, gerar mais conversões e ainda manter os clientes já existentes.

E para se destacar é essencial ter uma uma identidade exclusiva, que o diferencie da concorrência, e faça com que as pessoas se identifiquem com a sua marca, lembrando automaticamente da sua empresa e produtos.

Além disso, se você já está no mercado há muito tempo, os elementos da sua marca precisam mudar para se adaptar às novas tendências. Assim, é possível demonstrar que o seu negócio está preparado para atender as expectativas dos clientes e superar novos desafios.

5 sinais de que é hora de investir no rebranding do seu e-commerce

Embora o momento seja diferente para cada empresa, existem alguns sinais reveladores de que uma reformulação da marca é necessária.

1 – Para alcançar um novo público

É possível que sua marca atual não esteja atraindo o público certo. Você pode estar procurando atrair um público mais jovem, mas está atraindo apenas pessoas maduras.

Se você está oferecendo produtos de ponta, mas sua marca parece desatualizada, provavelmente não atrairá a persona desejada. Se for esse o caso, você gostaria de avaliar o que o público-alvo está procurando e reformular a marca de sua empresa de acordo.

Para continuar avançando, pode ser necessário explorar um novo grupo demográfico. Dedicar algum tempo para pesquisar, identificar e atingir um novo mercado é conhecido por causar um impacto significativo no crescimento dos negócios.

2 – Atualização da missão, visão e valores

Quando uma empresa cresce, o mais correto é que seu culture code evolua na mesma medida.
Ou seja, a missão, visão e valores de qualquer organização mudam com o tempo, novos recursos e capacidades aparecem e você precisa se manter atualizado para se destacar da concorrência e causar um impacto memorável em seus clientes.

Além disso, conceitos estéticos também passam por muitas atualizações e o que era considerado belo ou moderno há anos, hoje pode ser visto como algo arcaico e obsoleto.

3 – Para acompanhar a evolução do mercado

De acordo com o Pay Pal Brasil, no último ano foram criadas cerca de 290 mil lojas virtuais em todo o país, movimentando ainda mais o mercado de comércio eletrônico.

Com a disponibilidade de tantas opções, permanecer relevante e notado geralmente significa a diferença entre o sucesso e o fracasso. Quem se adapta mais rápido aos desejos e comportamento dos consumidores, costuma ter mais êxito e gera mais resultados.

4 – Fusões, aquisições e cisões

Mudanças na propriedade da empresa devido a fusões, aquisições ou cisões geralmente tornam necessário o rebranding. Nesses casos, tornar a mudança visível não é o único objetivo.

Além de fornecer a oportunidade de avaliar as sobreposições ou mudanças nos conjuntos de produtos e públicos-alvo, as fusões, aquisições e cisões podem justificar a necessidade de reformular a mensagem principal e a identidade visual de uma empresa. Como exemplo, a CSC mudou para DXC Technology depois de se fundir com o Enterprise Services Group da HP.

5 – Mostrar modernidade

Sem dúvida, permanecer contemporâneo e fresco é um desafio. Mesmo assim, a modernização é provavelmente o motivo mais comum para o rebranding hoje. Por causa das tendências, as marcas que não foram atualizadas muitas vezes parecerão antiquadas com o tempo.

Como resultado, até mesmo as grandes empresas globais tiveram que desenvolver sua marca corporativa para acompanhar as mudanças do mercado. Se essas organizações não tivessem se dado ao trabalho de reformular a marca e reposicionar, seus concorrentes teriam invadido sua participação no mercado.

As empresas podem honrar seu passado e abraçar o futuro atualizando seu tratamento de logotipo, cor e tipo de letra, todos os elementos básicos da marca.

Conclusão

Além de permitir que os consumidores se identifiquem e se encantem com a sua marca, ao realizar o rebranding do seu e-commerce você oferece uma nova oportunidade de diferenciar sua empresa da concorrência e mostrar todos os seus fortes exclusivos.

E lembre-se: na hora que decidir fazer esse investimento, procure uma agência de marketing digital de confiança, que seja especializada em branding e que te ofereça uma experiência memorável neste momento.

Por isso, pesquise, veja um portfólio de trabalhos anteriores, entre em contato com clientes que essa agência já atendeu e certifique-se de que ela será capaz de atender suas expectativas de entrega, prazos e qualidade.

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