Os consumidores estão cada vez mais conectados na internet. As redes sociais permitem que os usuários tenham autonomia para opinar sobre qualquer coisa, inclusive seu posicionamento sobre as marcas que gostam ou não.
Estar nas redes sociais é praticamente uma obrigação para as empresas, pois através da plataforma é possível conhecer o público-alvo e traçar a melhor estratégia para fortalecer a imagem da empresa e conquistar novos clientes.
Com as métricas é possível identificar informações sobre o comportamento do consumidor e assim traçar o perfil do público-alvo, que permitirá a empresa a criação de campanhas direcionadas.
Uma boa ação no Facebook, por exemplo, pode gerar muitas visualizações, que podem gerar muitas curtidas e compartilhamentos e quanto mais isso acontecer, maior será o alcance da mensagem. Um ponto interessante é que, quando uma pessoa curte ou compartilha um post, grande parte da rede de amigos dela podem visualizar também, mesmo que não tenham curtido a sua página.
Mais do que posts publicitários
Entender a linguagem da rede social que a empresa está ativa é fundamental para interagir com o cliente. O Facebook, tem uma interação maior com imagens e textos pequenos, enquanto o Twitter, apesar de ter liberado a publicação de fotos, tem uma interação maior com pequenos textos com link.
Manter a atualização dessas redes é tão importante quanto estar nelas, porque interagir com o público vai além da divulgação da marca com apenas posts publicitários.
Portanto criar campanhas interativas é um desafio para toda empresa, outro ponto importante são os posts com informações de mercado, também valem como interação.
SAC 2.0
Hoje as pessoas utilizam as redes sociais como um novo sistema de SAC e as reclamações podem se espalhar em uma grande velocidade, por isso é importante que a empresa forneça um feedback rápido para o cliente e mesmo que não seja uma pergunta é importante uma participação em um comentário.
Isso traz proximidade entre o cliente e a marca. Uma empresa que fornece um retorno rápido, resolve o problema e deixa o cliente satisfeito, o que pode ter um retorno tão bom quanto uma boa campanha publicitária.
É importante não esquecer das multiplataformas online, como smarthphones e tablets, que são meios cada vez mais usados pelas pessoas. A empresa tem que estar onde o cliente está. Então garantir que ele tenha uma boa experiência em multiplataformas é fundamental.
Outras estratégias de marketing digital
Para garantir um bom retorno, a empresa precisa fazer com que os buscadores, como o Google, vejam sua marca e assim facilitar que o usuário a encontre. Então é muito mais do que criar uma campanha, é preciso dar visibilidade a ela.
Investir em redes sociais é uma estratégia inteligente e alinhar esse investimento no marketing digital como um todo, que envolve links patrocinados, estratégias de SEO, assessoria de imprensa digital e e-mail marketing podem fazer muito mais pela sua marca (conheça mais sobre essas estratégias aqui).