Logo E-Commerce Brasil

Reduzindo custos operacionais com centros de distribuição em locais estratégicos

Por: Aline Genaro

Head Comercial de Logística da Infracommerce

Profissional com mais de 17 anos de experiência na área comercial e e logística.

Com uma pesquisa rápida pela internet, é possível identificar que o consumidor moderno está cada vez mais em busca de lojas online que ofereçam as melhores condições de frete, com prazos de entrega ultrarrápidos. Prova disso está em um estudo do Mercado Livre, realizado em junho, que mostrou que o frete alto ou o prazo de entrega longo é o motivo para 41% dos consumidores online abandonarem o carrinho de compras.

Mas isso não é só um comportamento do consumidor, é uma demanda do mercado digital atual. Exemplo disso foi o novo recurso que o Google ofereceu para as empresas na última Black Friday. Marcas que contavam com entregas mais rápidas, frete grátis e devolução gratuita ganharam destaque no Google Shopping, permitindo que os clientes encontrassem tais sites com mais facilidade.

Saiba como otimizar a logística do seu e-commerce com centros de distribuição estratégicos e incentivos fiscais, atendendo às demandas do consumidor moderno por entregas rápidas e frete atrativo.

Diante desse cenário, o que o e-commerce pode fazer para agilizar as entregas, reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência logística? A resposta está no investimento em centros de distribuição em locais estratégicos, onde os benefícios fiscais são mais atrativos e há proximidade com os principais polos de consumo do país, otimizando as rotas de entregas.

Quer tornar a logística do seu e-commerce mais rentável e estratégica, levando em consideração as variações de impostos entre os estados? Acompanhe este artigo e entenda como esse incentivo da esfera política pode tornar o seu modelo de negócio mais rentável.

Estados com incentivos fiscais e localização privilegiada

Atualmente, cada estado brasileiro é independente para estipular os próprios valores de impostos e incentivos fiscais. Com isso, as alíquotas de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), por exemplo, são mais vantajosas em alguns locais do país.

É o caso de Extrema, em Minas Gerais, que recebeu um “boom” de centros de distribuição durante a pandemia, após o governo local implementar impostos atrativos com relação à logística. De acordo com a Exame, um em cada quatro produtos vendidos no e-commerce em 2022 saíram de um CD de Extrema.

A taxa de ICMS para vendas interestaduais na cidade chega a ser 50% menor do que em São Paulo. Já os impostos para vendas internas giram em torno de apenas 2% a 6%. Além disso, a posição geográfica de Extrema beneficia as empresas que contam com CD na localidade, que está a pouco mais de 100km da capital paulista, considerado o principal polo econômico do país.

A mesma condição de Extrema pode ser vista em Serra, no Espírito Santo. Por lá, a redução de ICMS também é um diferencial logístico, assim como outros benefícios fiscais que são concedidos para o varejo ou e-commerce que se instala ou expande suas operações para o estado capixaba.

Já falando sobre São Paulo, mesmo que o estado tenha uma taxa de tributação mais alta, a proximidade com o consumidor final, com as principais rodovias e com o Porto de Santos facilitam o transporte de produtos, reduzindo o tempo de entrega e os valores de frete.

Soluções que podem ser implementadas

Portanto, na hora de escolher a localidade que mais beneficia a logística da sua marca, é preciso analisar os fatores que influenciam essa decisão, ponderando se eles fazem sentido para o seu nicho de atuação, segmento de produto e público-alvo.

Só assim, será possível colher os frutos de ter CDs em locais estratégicos, o que também abre portas para outras soluções logísticas que mudam completamente a experiência do cliente. Uma delas é a modalidade de entrega Same Day Delivery, que permite que os produtos cheguem até o cliente final no mesmo dia da compra ou, no mais tardar, no dia seguinte (nomeada como Next Day Delivery).

Independentemente da estratégia que você for aplicar no seu e-commerce, tenha em mente que o foco sempre deve estar na estrela dessa relação de consumo: o cliente. Com isso, você conseguirá definir os melhores locais dos centros de distribuição, as rotas de entregas e as soluções que vão alavancar a sua logística.