Em fevereiro de 2011, um cliente com quem eu estava trabalhando rodou o teste de usabilidade global em cooperação com Spotless Interactive em Londres, Hamburgo e Oslo. Um ano depois, o feedback destes testes estão sendo implementados, o que inclui melhorias no mecanismo de reserva, menu de navegação, uma regravação de URL e uma home page nova.
Com um total de 21 sites em 15 línguas, o lançamento de uma nova estrutura web global sem perder uma parcela significativa do tráfego seria sempre uma tarefa difícil. Especialmente porque mais do que 50% do total de visitas são de mecanismos de busca. Este artigo vai mostrar dois exemplos de como lançar um novo site:
- Site 1 lança e perde 35% do tráfego orgânico;
- Site 2 lança e perde 4% do tráfego orgânico.
Seguindo o processo descrito abaixo, você pode se sentir confiante em saber que o lançamento do seu novo site será tranquilo.
Minimizando o risco e as medidas que tomamos
Com o apoio do norueguês Sverre Bech-Sjøthun, fomos capazes de criar um plano passo-a-passo para implementar antes, durante e após o lançamento.
Antes do lançamento
Começamos estabelecendo um projeto em Basecamp com os desenvolvedores web e garantindo que todos os stakeholders estavam alinhados.
Recentemente atualizamos a nova versão disponível do CMS, descobrimos que as medidas tomadas para minimizar a perda de tráfego durante o lançamento do website também seria um bom momento para tratar do aumento dos erros de rastreamento relatados desde a atualização.
Com a atualização do CMS para mais de vinte sites, o número de rastreamento aumentou dez vezes mais que 4.500 erros globalmente.
Exemplos de erros reportados para um dos sites:
Visitas a páginas 404 aumentaram durante o mesmo período:
O primeiro passo foi o de aproximar cada site de foma separada. Usando o Xenu Link Sleuthsomos capazes de reduzir o número de links quebrados. Repetimos o processo para cada um dos sites. Ao longo de toda estrutura da web, a correção de links quebrados deu muito trabalho e é uma tarefa para uma pessoa dedicada. Compreender a importância de abordar estas questões é a única maneira de priorizá-las acima das tarefas diárias.
Em seguida, começamos a trabalhar no mapeamento de URL:
- Usando o Open Site Explorer fizemos um relatório para o top 500 linkados para as páginas;
- Usando o Google Webmaster Tools fizemos um relatório para os 10 melhores links para o site;
- Usando o Microsoft Excel, nós mapeamos o local e a nova estrutura da URL.
Gerenciar o top 500 linkados às páginas é um processo demorado, mas muito importante ao lançar um novo site. O processo levou meio dia por site e foi a mais exigente de todas as medidas tomadas. Uma vez que as URLs foram mapeadas, nós criamos um mapa do site XML com base na versão live do site.
O processo passo-a-passo para o lançamento do novo site inclui:
- Mapa da URLs e redirecionamentos;
- Submit sitemap XML;
- Corrigir erros de rastreamento nas ferramentas para Webmasters;
- Monitor de tráfego na web no Google Analytics.
Durante o lançamento
Uma vez que o novo site entrou no ar, os redirecionamentos 301 foram implementados e as XML sitemaps submetidas ao Google Webmaster Tools. O tráfego foi monitorado no Google Analytics e os erros no site do SEOmoz.
Como lançar uma remodelação do novo website
A seguir, apresentaremos uma ilustração de como uma equipe de SEO deu uma alta prioridade e como outra equipe não. Aqui estão os resultados:
Site 1
Sempre existirão problemas os quais você não vai ver ao lançar um novo site. O plano de processo foi criado e todos os stakeholders foram alinhados. No entanto, como uma equipe, nós não executamos o plano ao lançar este site e a implementação dos redirecionamentos corretos e o SEO não foram priorizados.
O dia em que entramos ao vivo com o site 1 (14 de junho de 2012):
- Nenhum XML sitemap foi adicionado em ferramentas para webmasters;
- Nem todos os redirecionamentos 301 foram implementados (mais de 50% faltando);
- As páginas 302 estavam enviando tráfego para uma página 404 suave (não um status HTTP 404);
- Meta tags ausentes, incluindo títulos de páginas e descrições meta causando conteúdo duplicado.
Uma questão foi que 50% dos redirecionamentos não foi implementado. O problema era que não sabíamos quais 50%. Usando o SEO verificador bulk automático de URL nós verificamos manualmente todas as URLs e códigos de status HTTP. A segunda questão foi que o Google estava indexando o servidor de teste, resultando em conteúdo duplicado – mais de 276 páginas foram indexadas.
Ao não implementar o plano de processo, perdemos um monte de tráfego orgânico. Na verdade, o tráfego de tipo orgânico diminuiu 45% em comparação com a semana anterior e do ano após anos o tráfego orgânico anos caiu em 49%.
O tráfego orgânico agora reduziu 34% em relação ao mês anterior (fácil de identificar a data de lançamento):
Impressões caem 18% comparadas ao mês anterior:
O site 1 é o mais visitado do cliente dentro da estrutura de rede global. Os gráficos acima, do Google Analytics, foram vistos pela alta administração e tratam dessas questões que já foram priorizadas. Não é tarde demais, mas não há dúvida de que, se perdemos 34% do tráfego orgânico, uma quantidade considerável de vendas também foi perdida.
Estamos agora no processo de atualização XML sitemaps, implementando qualquer redirecionamento proeminente e corrigindo erros de rastreamento no local.
Site 2
Para o site 2, tivemos muito mais controle e me foi permitido estar diretamente envolvido com o processo.
O dia em que entramos ao vivo com o site 2 (26 de Junho de 2012):
- Fizemos upload do mapa do site XML imediatamente após o lançamento;
- Mapeamos todas as URLs do site, que incluíam uma regravação de URL com URLs amigáveis;
- Os redirecionamentos 301 foram implementados e testados;
- Monitoramos o tráfego da web para ambas as referências e o tráfego orgânico.
Uma vez no ar, escrevi e twittei (para mais de dois mil seguidores!) sobre o novo lançamento, informei todos os stakeholders internamente e tive a notícia publicada na intranet da empresa. No dia seguinte, enviamos uma newsletter para 1.600 assinantes que incluiu uma dica para “verificar o site recém-lançado”. A dica também pode ser encontrada na minha assinatura de e-mail.
O tráfego orgânico agora reduziu 4% comparado ao mês anterior (quase invisível):
Evolução da quota de impressão continua como antes:
Aqui está uma lista de ações tomadas para o lançamento site 2:
- Criar relatório dos top 500 linkados às páginas de Open Site Explorer;
- Mapear as URLs a partir do site antigo para o novo site com redirecionamentos;
- Ao lançar o novo site, implementar redirecionamentos;
- Submeta o XML sitemap para as ferramentas para webmasters;
- Testar o novo top 20 linkados às páginas para a implementação 301 correta;
- Atrair novos links do site por meio de blogs e das ações de mídia social;
- Enviar newsletter e informar a base de clientes;
- Promover o lançamento na assinatura de email da empresa;
- Monitorar o tráfego no Google Analytics;
- Monitorar e corrigir erros de rastreamento em ferramentas para webmasters;
- Apresentar o novo XML sitemap(duas semanas pós-lançamento);
Concluindo o resumo
Com o site 1, só seguimos 50% do plano e perdemos 34% do tráfego orgânico. Com o 2, seguimos o plano exatamente como deveria, monitorado constantemente o tráfego em web analytics e testando os links tanto de referência, quanto de redirecionamentos 301 – uma lição valiosa para se ter em um plano e cumpri-lo.
Se você está prestes a lançar um novo site, tenha o seu consultor de SEO no site ou contrate um especialista durante este processo e envolva seus desenvolvedores de web em todo o lançamento. Verifique se isso é priorizado dentro da organização e não deixado para àqueles que não entendem a importância do SEO. Ninguém pode dar ao luxo de perder 34% do tráfego orgânico.
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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/restructuring-your-website-and-how-to-minimize-traffic-loss