A internet facilitou o fluxo de consumo brasileiro, principalmente por oferecer competitividade, acessibilidade, preços variados e disponibilidade das lojas online 24 horas, o que possibilita comprar em qualquer momento do dia. Um estudo do IDC, a pedido da plataforma Infobip, destacou o Brasil como líder da América Latina em aderência ao comércio eletrônico, sendo que 88% da população já compraram online. Com o aumento da procura, também houve o crescimento da demanda, tanto que a Associação Brasileira de E-commerce (ABComm) registrou, em 2022, 565.300 sites de lojas virtuais no país, 6,82% a mais do que no ano anterior.
Além disso, dados da pesquisa da Nielsen|Ebit revelaram que o comércio pela internet faturou R$ 262,7 bilhões em 2022, com alta de 24% no número de consumidores digitais que têm, em sua maioria, 35 anos. A expectativa da ABComm é de que o segmento movimente R$ 186 bilhões até o fim do ano, com aproximadamente 395 milhões de pedidos e ticket médio esperado de R$ 470 por cliente.
Com tanta alternativa, é imprescindível se destacar entre os clientes não apenas para lucrar e fazer a receita da sua empresa crescer, mas também para que eles conheçam sua marca, seu produto, o serviço que oferece e te enxerguem como uma referência ou autoridade dentro do segmento, possibilitando que seu e-commerce realize vendas todos os dias.
Descobrindo seu cliente potencial
O mundo não é de quem sabe mais, mas de quem faz mais com o que sabe. Por isso, entender o público-alvo do seu comércio eletrônico é fundamental para aumentar as vendas. É preciso criar, então, uma camada de conteúdo que tenha relevância para que os consumidores comecem a descobrir o seu produto/serviço e o problema que ele soluciona.
Para quem utiliza as redes sociais para vender, construir uma personalidade (ou persona) para estar à frente do e-commerce ajuda muito na tomada de consciência das pessoas, auxiliando também a não tornar a empresa dependente apenas dos anúncios específicos de produtos. Essa ferramenta, além de ajudar nessa etapa de descoberta dos consumidores, é importante para o relacionamento e faz com que a sua empresa não somente venda produtos, mas os indique, transformando-se em uma referência do setor que atua.
Uma das maneiras de entender seu público-alvo é através do tráfego, seja ele orgânico ou pago.
A importância do tráfego
O levantamento da Nielsen|Ebit destacou que as principais origens de tráfego que encaminharam os consumidores para as plataformas de e-commerce em 2022 foram os sites de busca (24%), seguidos pelas redes sociais (23%) e a busca direta pelo nome da loja (25%). Na etapa de descoberta do cliente, ele é essencial para coletar dados e conhecer profundamente o público do comércio eletrônico, podendo ser realizado de duas maneiras:
Tráfego orgânico: aquele que não é pago e faz a sua loja virtual aparecer para cada vez mais pessoas. Pode ser um perfil no Instagram, um canal de vídeos no YouTube ou em qualquer outra rede social, desde que o empreendedor/empresário entregue conteúdo de valor para o maior número de pessoas, para que elas conheçam o seu produto ou serviço, a sua marca e o que ela pode oferecer.
Tráfego pago: são anúncios pagos nessas plataformas, com o intuito de coletar dados do cliente potencial e elaborados de uma maneira para que ele queira consumir o que seu e-commerce oferece, deixando-o interessado no produto que vende.
Geralmente, consumidores não compram efetivamente no primeiro contato com a loja virtual. Por isso, é necessário estabelecer pilares que façam o seu e-commerce vender todo dia e entender que seu público é mais sugestionável do que você pensa.
Três pilares para vender todo dia
1 – Relacionamento
A partir do momento que conhecemos o público da nossa marca, é necessário estabelecer um relacionamento com ele. Entre as mais variadas maneiras de tornar isso possível estão: lista de e-mails a partir da coleta de dados no próprio e-commerce, envio de anúncios que mais se adequem ao perfil de cada cliente, entrega de conteúdo de valor sobre o segmento em que o comércio eletrônico atua, e não apenas promoções. Nas redes sociais, é hora de responder comentários e stories, se aproximar do consumidor incentivando sua interação e estreitando laços com a marca, fazendo com que ele seja ouvido e se sinta prioridade.
O conteúdo precisa fazer sentido, ir conquistando e fidelizando o cliente, causando interesse pelo que seu e-commerce oferece. Quanto mais você faz, mais dados tem para compreender se o consumidor pode, ou não, comprar um produto/serviço seu.
2 – Conversão
Depois de mapear o cliente, quais produtos ele mais gosta, se interessa e consome, é o momento de converter vendas. Anúncios específicos e que causem desejo podem ser uma boa opção. É nessa fase que o e-commerce usa o relacionamento para ser mais assertivo na entrega de conteúdos e anúncios que podem retornar no aumento das vendas ou para que elas sejam recorrentes.
3 – Remarketing
É incomum vender para um cliente logo na primeira vez. Por esse motivo, é preciso impactar novamente esse consumidor que já tem um relacionamento com a sua marca. O remarketing é um dos pilares fundamentais para seu e-commerce vender todo dia, e ele pode ser realizado através de sugestões de outros produtos e categorias da sua loja online ou oferecendo desconto em algum item específico pelo qual o consumidor já tenha demonstrado interesse.