O primeiro dia do Dreamforce 2024, evento anual realizado em São Francisco, trouxe muito conteúdo sobre o futuro da tecnologia, com um forte foco em inteligência artificial (IA) e integração de dados, a começar pela palestra de abertura conduzida por Mark Benioff, CEO da Salesforce, que destacou os avanços e planos da empresa para os próximos anos.
São mais de 500 brasileiros no evento neste ano. A maior delegação brasileira da história. Mas você também pode acompanhar o evento via transmissão online.
A Salesforce, segunda maior empresa de tecnologia do mundo, é pioneira no uso de IA e vem evoluindo suas soluções nessa área desde 2015. Em 2021, a empresa introduziu o Agenteforce, uma ferramenta que utiliza IA para fornecer sugestões e automatizar tarefas em tempo real. Durante o evento, Benioff anunciou o roadmap para o futuro, onde todos os clientes Salesforce poderão contar com co-pilotos de IA, trazendo mais personalização para suas interações com consumidores.
Um ponto relevante da apresentação foi a diferença entre chatbots e co-pilotos: enquanto os primeiros automatizam processos, os co-pilotos oferecem interações inteligentes e personalizadas, e o Agenteforce vai acelerar isso ainda mais.
Fim do “Marketing Cloud” isolado e integração com o “Core”
Outro destaque foi o anúncio de que a Salesforce vai descontinuar o Marketing Cloud como uma solução isolada. Essa ferramenta, que evoluiu após a aquisição da ExactTarget , será integrada ao Core da empresa. O foco será o Data Cloud, que será a base do futuro da Salesforce, permitindo uma gestão de dados centralizada e integrada através do MuleSoft e da nova tecnologia Zero Copy.
O Data Cloud permite o uso de dados em low-code e no-code , facilitando o trabalho com dados não estruturados, como contratos e e-mails. A Salesforce apresentou avanços na solução de Zero Copy Partner , que permitirá integrações com APIs de terceiros de forma escalável, além de introduzir a pesquisa semântica, possibilitando buscas contextuais sem a necessidade de palavras-chave.
Uma novidade que chamou a atenção foi o Data Clean Room, um ambiente seguro onde empresas podem compartilhar dados sem comprometer a privacidade e segurança de informações sensíveis. Essa ferramenta possibilita uma colaboração mais eficaz entre diferentes organizações, garantindo total segurança.
Case Brasileiro: Dotz e a Transformação com IA
O primeiro dia do Dreamforce também contou com um case brasileiro, apresentado pela Dotz, que mostrou como a integração do Data Cloud e o uso da IA permitiram centralizar informações de 55 milhões de consumidores. A personalização das mensagens e interações resultou em um aumento de 153% nas conversões e contribuiu com mais de 18% na receita geral. Além disso, o chatbot Duda, criado pela Dotz, melhorou significativamente o atendimento, com 90% das resoluções no primeiro contato.