Segundo pesquisa realizada pela Criteo, empresa de commerce media, no primeiro trimestre de 2023, 64% dos brasileiros que fazem compras online relataram que compraram produtos que viram pela primeira vez ao fazer compras no site de um varejista. Você já deve ter notado que ao longo dos anos as formas de publicidade digital vêm mudando de tempos em tempos. Não apenas a digital, mas vamos focar nela.
Nos primórdios da internet – nos meados dos anos 2000 -, a primeira e maior onda até o momento foi a do “search”, a era da “busca” e que, ainda em meio a ela, deu início à segunda onda, que foi a de “social media”. Desde 2016, começamos a surfar a terceira onda, a de “retail media” (mídia de varejo), ou seja, uma estratégia de publicidade que permite às marcas colocarem anúncios dentro dos espaços das empresas varejistas, sejam elas físicas ou online. A diferença desse tipo de anúncio para os ads tradicionais é que os dados usados para a segmentação das ofertas são fornecidos diretamente pelo próprio varejista, em vez de plataformas de publicidade terceiras, como o Google Ads.
O setor de varejo passou e vem passando por uma transformação significativa nos últimos anos, impulsionado pelo surgimento do comércio eletrônico e das plataformas digitais. Por esse motivo, uma tendência emergente que ganhou destaque é o retail media – uma abordagem estratégica que permite aos varejistas monetizar seus espaços digitais, principalmente pela facilidade em acompanhá-los e medi-los, e criar parcerias mutuamente benéficas com as marcas. Neste artigo, exploraremos o conceito de retail media, seu impacto no cenário do varejo e como ele está revolucionando a publicidade e a geração de receita.
Compreendendo o retail media
O retail media pode ser definido como a prática de varejistas que utilizam seus próprios canais, como sites, aplicativos móveis e lojas físicas, para fornecer oportunidades de publicidade para marcas. Envolve a criação de experiências publicitárias direcionadas com base nos dados do consumidor para conectar marcas com o público certo no momento certo.
Benefícios para varejistas
O retail media oferece uma série de benefícios para os varejistas. Em primeiro lugar, permite-lhes diversificar os seus fluxos de receita capitalizando nas suas plataformas digitais. Ao vender espaço publicitário, os varejistas podem gerar receita adicional além das vendas tradicionais de produtos. Ademais, a mídia de varejo permite que os varejistas otimizem os dados de seus clientes, transformando-os em um ativo valioso que pode ser aproveitado para atrair marcas e aumentar a eficácia de sua publicidade.
“Mas isso já não era feito antes?”, você pode estar pensando. E a resposta é “sim”. A diferença é que antes o objetivo principal era o de monetização, e não o de coletar dados dos seus clientes e transformá-los em poderosas alavancas de novas vendas, vendas repetidas e posterior fidelização.
Oportunidades para marcas
Para as marcas, o retail media apresenta oportunidades empolgantes para aumentar a visibilidade e impulsionar as vendas. Ao fazer parceria com varejistas, as marcas podem explorar a extensa base de clientes do varejista e obter exposição a um público altamente direcionado. Por meio de listas de produtos patrocinadas, por exemplo, as marcas podem garantir uma colocação privilegiada em sites e aplicativos de varejistas, garantindo que seus produtos sejam exibidos com destaque. Essa maior visibilidade pode levar a taxas de cliques mais altas, conversões aprimoradas e, por fim, melhor desempenho de vendas.
Análise e medição de dados
Um aspecto essencial do retail media é a utilização de análise de dados para medir a eficácia da campanha e otimizar os resultados. Petróleo é apenas petróleo. Só tem valia ao consumidor quando transformado em combustível. O mesmo princípio de aplica aos dados: dados sem análise e geração de insights são apenas dados. Os varejistas podem aproveitar esse mar de informações dos clientes, como dados demográficos, comportamento de compra e histórico de navegação, para oferecer experiências de publicidade altamente direcionadas. Ao analisar as principais métricas, como impressões, taxas de cliques e conversões, varejistas e marcas podem juntos obter informações valiosas sobre o desempenho da campanha e refinar suas estratégias para maximizar o ROI.
Parcerias de mídia de varejo
Para gerenciar com eficácia as iniciativas de retail media, os varejistas geralmente formam parcerias com agências de publicidade, plataformas de tecnologia, plataformas de demanda (DSPs), ou até mesmo criam seus times internos. Essas colaborações ajudam os varejistas a simplificar suas operações de publicidade, otimizar posicionamentos de anúncios e garantir a entrega contínua de anúncios mais direcionados e mais eficazes. Aproveitando a experiência desses parceiros, os varejistas podem maximizar o impacto de suas ofertas de retail media e obter melhores resultados para as marcas. Ou seja, todos saem ganhando!
Desafios e considerações
A implementação de estratégias de retail media vem com sua cota de desafios. Um deles é manter a confiança e a privacidade do consumidor. À medida que os varejistas coletam e utilizam dados de clientes para fins de publicidade, é crucial priorizar a segurança e a transparência dos dados para garantir a confiança do consumidor. Ter sempre as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) em dia é primordial para o sucesso das campanhas, e elas devem ser cumpridas por indústrias e varejo. Além disso, os varejistas devem equilibrar cuidadosamente o conteúdo da publicidade para garantir que ele aprimore a experiência do cliente sem se tornar intrusivo ou opressor.
Conclusão
Investir em retail media ou não? Pense que ele está reformulando o setor de varejo, fornecendo novos caminhos para geração de receita e entregando experiências de publicidade direcionada aos consumidores. Retail media é uma ótima opção para se trabalhar as três principais fases do funil de vendas – consciência, consideração e conversão. Por meio do uso estratégico de dados de clientes e parcerias com marcas, os varejistas podem monetizar suas plataformas digitais e, ao mesmo tempo, aprimorar a experiência de compra dos clientes. À medida que o varejo continua a evoluir, a mídia de varejo deve desempenhar um papel fundamental na condução do crescimento, promovendo colaborações com marcas e fornecendo jornadas de compra personalizadas para os consumidores.