Não é novidade que a compra via internet caiu no gosto do brasileiro. Fato é que os resultados no país estão chamando atenção para além das nossas fronteiras.
Prova disso é o recente levantamento da CupomValido, que mostra o Brasil como líder no ranking de crescimento das vendas digitais. Foram mais de R$ 161 bilhões em vendas apenas em 2021, um salto de 26% se comparado ao ano anterior. E 2022 segue pelo mesmo caminho, podendo crescer mais 20%, de acordo com as projeções do mercado.
O marketplace deixou de ser tendência para se tornar uma realidade quando o assunto é comércio virtual. Afinal, através desses espaços, milhares de fornecedores podem colocar os seus produtos à venda com uma visibilidade que possivelmente não conseguiriam atuando de forma individual.
Para quem opera o marketplace, a preocupação é potencializada. Isso porque ela coloca à frente a credibilidade da própria marca para contemplar o cliente em todas as etapas de venda.
O fornecedor também precisa estar atento, principalmente aquele que opera em mais de um canal de vendas simultaneamente. É preciso garantir automação dos processos para que, quando uma compra for efetivada, o produto esteja disponível para envio de forma rápida e segura.
Por esse motivo, não é permitido falhar na gestão de estoque para marketplace.
Confira algumas dicas para gerir o estoque no marketplace
Realizar a gestão de estoque para marketplace pode ser uma tarefa desafiadora. Por isso, separamos algums dicas para te ajudar. Veja só.
Controle a entrada e a saída
Essa pode ser chamada de regra número 0. O mais importante de tudo é saber o tamanho do estoque de determinado produto e quanto dele é vendido. Compreender esse fluxo é essencial para manter a oferta ao cliente e não ocupar espaços desnecessários no armazenamento. Ou seja, gaste energia com aquilo que dê resultado.
Vender em mais de um canal de vendas? Unifique o controle
Essa é para o fornecedor que vende online para mais de um marketplace. É crucial que o controle de vendas de cada espaço esteja integrado com o seu estoque único. Isso vai evitar que um produto seja vendido em duas lojas, mas que exista apenas estoque para atender a uma das vendas.
Cadastre os produtos
Utilize catálogos para organizar os produtos dentro do seu espaço físico. Para isso, crie códigos de cadastro para cada item e automatize todos os processos.
Por que devo me preocupar tanto com a gestão de estoque para marketplace?
Se o volume de vendas via internet aumentou significativamente, impulsionado inclusive pela pandemia, o mesmo pode se dizer da concorrência. São milhares de lojas virtuais disputando espaço e a atenção do cliente, diariamente, a todo o momento.
É por essa razão que a gestão de estoque para marketplace pode ser o diferencial necessário para atrair a atenção e potencializar as vendas. Isso porque um controle bem feito garante melhor compreensão sobre o próprio negócio, possibilitando assim o planejamento de outras estratégias.
Veja algumas vantagens de manter um bom controle de estoque:
E para você, empreendedor, a gestão do estoque é uma preocupação?
Muitos empreendedores já se atentaram sobre a importância de manter o estoque sob controle. E vários, inclusive, já adotam estratégias para aperfeiçoar suas operações. Esse é o seu caso? Conte para nós o que você fez para melhorar o seu controle.