Os marketplaces – sites que reúnem ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores – são plataformas que funcionam como um shopping center onde é possível comparar várias opções de produtos, preços e lojas com muita agilidade.
Muitos vendedores (lojistas ou varejistas) ainda não sabem como vender seus produtos nesses canais ou não se sentem seguros para tal operação, uma vez que o processo é um pouco burocrático e trabalhoso. Além disso, para fazer parte de alguns marketplaces é necessário passar por uma seleção rigorosa.
Para facilitar a sua vida, fizemos um levantamento das principais etapas para começar a vender nos maiores marketplaces nacionais.
1) Cadastro de parceiro
O primeiro passo é preencher o cadastro de parceiro dos marketplaces. Geralmente, os formulários de cadastro estão disponíveis nos sites dos marketplaces:
Submarino:
http://www.submarino.com.br/marketplace
Walmart:
http://www.walmart.com.br/especial/venda-no-walmart
Extra:
http://www.extra.com.br/marketplace/cadastre-se.aspx
MercadoLivre:
http://syi.mercadolivre.com.br/sell/sell?execution=e1s1&withRegistration=true
2) Documentação necessária
Alguns marketplaces exigem, além do cadastro no site, uma série de documentos legais. A documentação necessária varia de marketplace para marketplace. Para você ganhar tempo, providencie os seguintes documentos:
Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral perante a Receita Federal (CNPJ)
Comprovante de Inscrição Estadual
Declaração do regime de tributação
Consulta Pública ao Cadastro do Estado (SINTEGRA – ICMS)
Alvará de funcionamento do estabelecimento (localidade) que irá disponibilizar produtos
Certidão Negativa de Débitos Tributários – Tributos Federais e Dívida Ativa da União
Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT
Certidão Negativa de Débitos Previdenciários
Certidão Negativa de Falência e Concordata – Estado(matriz e filiais)
Certidão dos Distribuidores Cíveis do Estado sede
Certidões dos Distribuidores Criminais do Estado sede (em face dos representantes legais e referentes ao CNPJ do Fornecedor)
Certidão de distribuição de ações e execuções cíveis e criminais da Justiça Federal
Contrato/ Estatuto Social atualizado (constituição e última alteração) + Certidão simplificada do SINREM (obtida na Junta Comercial do estado sede)
Já tenha estes documentos (cópias digitais) em mãos na hora do cadastro.
3) Aprovação
Após o preenchimento do formulário e o envio da documentação, o seu cadastro irá passar por um processo de aprovação (filtro, seleção, crivo). Cada marketplace possui um método. Alguns aprovam de forma automática, logo após o cadastro, enquanto outros fazem uma seleção rigorosa, além da possibilidade de negociar a comissão sobre vendas.
Geralmente, após o cadastro e envio da documentação, o marketplace entra em contato para dar sequência ao processo.
4) Envio de produtos e operação
Após a aprovação do seu cadastro, é hora de enviar os dados dos seus produtos e começar a operação de vendas no marketplace.
Geralmente, a operação acontece da seguinte forma:
a – Tudo começa pelo envio dos dados dos seus produtos ao marketplace.
b – O marketplace divulga os seus produtos para milhares de visitantes.
c – Os consumidores escolhem os produtos e realizam a compra, diretamente no marketplace.
d – O marketplace envia para você os dados dos pedidos aprovados.
e – Você se responsabiliza pela entrega dos produtos e, também, pelas trocas e devoluções.
f – Finalmente, o marketplace repassa mensalmente para você o valor referente às vendas do mês, recolhendo a comissão sobre vendas (negociada no processo de adesão).
Se você possui uma plataforma de e-commerce, é possível integrar seu sistema com os marketplaces e enviar os produtos automaticamente, evitando o recadastramento de todos os produtos. Da mesma forma, a operação (recebimento de pedidos, atualização de estoque, envio de novos produtos, etc) também poderá ser integrada. Caso você queira fazer a gestão destes canais de forma manual e isolada, os marketplaces fornecem algumas ferramentas para você enviar os produtos e controlar as vendas diretamente por lá.
5) Integração da sua loja com os marketplaces
Manter a operação de vendas em um marketplace é uma atividade árdua e trabalhosa. São tarefas repetitivas que tomam o seu precioso tempo. Para eliminar esse retrabalho, é possível integrar o sistema de gestão da sua loja (e-commerce/backoffice/ERP) com os marketplaces.
Desta forma, você consegue: enviar automaticamente os produtos que estão cadastrados no seu sistema para os marketplaces; receber os pedidos dos marketplaces diretamente no seu sistema; manter o seu estoque sempre atualizado; e, o melhor, sem alterar seu processo atual de vendas.
Apesar da complexidade e particularidade de cada marketplace, atuar nestes canais é sucesso garantido para quem pretende alavancar suas vendas. O ponto principal é encontrar uma harmonia entre o consumidor, o marketplace e o lojista. Seguir os termos e condições de uso de cada marketplace é essencial para um bom andamento do processo de venda e aceitação positiva do consumidor. Com isso, todos saem ganhando com os benefícios que esta modalidade de comércio eletrônico pode proporcionar.