Hoje nós iremos falar sobre ferramentas indispensáveis no Inbound Marketing, você pode ler os outros texto da série, sobre ferramentas para o email marketing, aqui, e ferramentas para o marketing digital, aqui.
A rotina de quem trabalha com Inbound Marketing engloba uma série de funções extremamente importantes. Da delimitação e análise de personas ao monitoramento da estratégia e produção de conteúdo relevante para os mais diversos canais do Marketing Digital, tudo precisa ser feito com muito cuidado e dedicação. E é por isso que, para quem deseja otimizar seu tempo e melhorar resultados, a adoção de algumas ferramentas de apoio na rotina diária é fundamental.
Neste artigo, conheça 6 ferramentas indispensáveis no Inbound Marketing!
Evernote
Mil e uma ideias e tarefas surgem a cada minuto da rotina do profissional de Inbound Marketing. E para gerenciar tal volume de atividades, o Evernote será um parceiro incrível! Enquanto banco de notas acessível tanto pelo celular quanto pelo computador ou tablet, ele permite que você registre ideias e compromissos usando os mais diversos formatos (texto, vídeo, áudio e imagens).
Não importa de que equipamento você esteja acessando o Evernote, ele e sincroniza todo esse material para que você crie listas de afazeres muito úteis para o dia a dia.
Quick Sprout
Ótima ferramenta na hora de se inspirar para criar pautas, o Quick Sprout permite que você saiba quais sãos os conteúdos mais acessados e com maior engajamento das suas concorrentes. Para isso, basta inserir no local indicado a URL da concorrente e, em seguida, clicar na opção “Mídia Social”. Simples como um passe de mágica!
Feedly
O Feedly é outra ferramenta indispensável na hora de se manter atualizado sobre o que acontece no seu nicho. Trata-se de um agregador de notícias — tipo o Google Reader, lembra dele?
Com o Feedly você cria feeds para cada tema que deseja acompanhar e recebe diariamente links com os principais artigos, posts e notícias que estão circulando na rede sobre o assunto do seu interesse.
BufferApp
Ideal para gerenciar suas redes sociais, com o BufferApp você consegue, em um só lugar, agendar suas postagens para o Facebook, Twitter, LinkedIn e demais redes. Além disso, o aplicativo permite que você acompanhe estatísticas importantes de suas postagens, como curtidas, retweets e compartilhamentos.
Google Trends
Com o Google Trends você descobre quão popular é um termo na internet. Para isso, basta acessar o site, digitar o termo que deseja pesquisar e analisar os gráficos que o Google te dá. Além de te dizer em quais regiões aquele termo é mais popular, ele te mostra o número e a frequência de citações do mesmo.
Quem nunca se deparou com posts, vídeos e artigos incríveis na rede enquanto pesquisava por algo específico para a produção de um conteúdo? E isso geralmente acontece quando você não tem nenhum tempo a perder, certo?
Com o Pocket você poderá salvar todos os conteúdos da web no seu navegador para ver depois e, o melhor, sem que seja necessária a conexão com a internet no segundo momento. Para isso basta se cadastrar no site e depois instalar um bookmarker ou uma extensão no seu browser. Um pequeno botão aparecerá no topo do navegador e, cada vez que quiser salvar um conteúdo para ver depois, basta clicar nele!