Uma das chaves do sucesso do varejo é o senso de urgência. Há uma série de maneiras de se fazer isso, mas provavelmente o maior exemplo é Black Friday, onde os descontos agressivos são válidos por apenas 24hs.
Atualmente há empresas que trabalham variações como Semana Black, mas a criação do senso de urgência é a mesma: ou se aproveita no agora ou “perde” a oportunidade.
Ao criar um senso de urgência na mente dos consumidores, os varejistas geram uma “correria” às compras e os clientes, que talvez não fossem comprar, aproveitam a oportunidade.
Criar o senso de urgência é uma tática já muito tempo conhecida pelo varejo tradicional e que se encaixa como uma luva para o varejo online. O objetivo principal é fazer o consumidor tomar a decisão de compra na hora, assim evitando que ele vá buscar outras ofertas em outros e-commerces ou desista da compra.
A boa notícia é que podemos criar em outras ações o mesmo senso de urgência, que irá ajudar a aumentar a conversão durante o ano todo.
Abaixo segue alguns exemplos de como criar o senso de urgência fora da época do Black Friday.
1) Contagem regressiva para finalizar a oferta
Muito comum ver essa estratégia nos sites de compras coletivas. Ao lado de cada cupom oferecido, sempre tem um cronômetro contando os minutos para o fim daquela oferta. Outra loja que trabalha muito bem a tática da contagem regressiva é a WestWing onde as suas campanhas possuem data e hora para acabar.
2) Estoque acabando
Ao avisar o cliente que o estoque está chegando ao fim, além de ser visto como uma forma de ajudar o cliente, é uma forma eficiente de acelerar o processo de decisão de compra. Quem utiliza muito bem essa ferramenta é a Booking.com que informa quantos quartos ainda estão disponíveis para a data.
3) Produtos indisponíveis
Nessa tática, o senso de urgência é criado quando o cliente percebe que está acabando as cores e/ou tamanhos disponíveis. Tática utilizada, principalmente, por lojas de vestuário como Netshoes, Dafiti, etc. É uma informação muito útil para os consumidores, e por isso se encaixa na categoria de ajudar o cliente, em vez de apenas usar uma tática de vendas.
Essas são apenas 3 maneiras de se despertar o senso de urgência nos visitantes. Existem várias outras e é muito comum e vantajoso combinar várias delas. O senso de urgência é uma ótima ferramenta, mas tem que ser usado corretamente. Se tudo for urgente, em pouco tempo as pessoas vão parar de prestar atenção nos “avisos” e a ação perderá eficácia. Para a ferramenta gerar resultados também a médio prazo, deve ser utilizada com critério e com informações realmente úteis e verdadeiras.
Crie o senso de urgência da maneira correta e terá ótimos resultados em sua taxa de conversão.