Empreendedores de diferentes setores convivem com a eterna dúvida do “será que é um bom investimento?”. Nesse momento, são muitos os fatores que pesam para o empreendedor tomar uma decisão. Ele tem que pensar na equipe, nas contas, no fluxo de caixa… Enfim, são diversas razões que deixam o varejista com um pé atrás. Ao mesmo tempo, sabem que uma aposta errada pode custar caro para o planejamento estratégico da empresa — e também sabem que não podem se esconder da decisão, senão o negócio não cresce.
Investimento certo: SEO
Mas, e se houvesse um investimento confiável e com potencial para devolver até 10 vezes do valor aplicado? Esse investimento muito provavelmente entraria na lista das prioridades desses empreendedores, certo? Nem tão certo assim. A verdade é que esse investimento existe e, por incrível que pareça, não costuma ser o primeiro (ou até mesmo estar entre os investimentos urgentes das empresas). Lembro que normalmente isso acontece por falta de conhecimento dos gestores. Estou falando das estratégias de SEO.
Esse é apenas um dos investimentos que as empresas podem fazer em marketing digital e é sem dúvida um dos principais e mais importantes. Em outras palavras, o que estou dizendo é: se eu tivesse o orçamento limitado e pudesse contratar só um serviço de marketing digital, eu contrataria SEO. E o motivo é simples de entender. Ele faz parte de estratégias que trarão visibilidade real para a sua marca nas buscas que os seus clientes fazem na Internet.
Falo de um conjunto de ações que inclui: aperfeiçoamento da estrutura do site; melhoria da velocidade da página; otimização para mobile; construção de autoridade na Internet; investimento em conteúdo de qualidade em diferentes mídias; entre muitas outras. O resultado disso é presença online eficaz e, automaticamente, conquista de clientes.
Estratégia de longo prazo
Percebe que não estou falando de uma aposta incerta, mas de um investimento real? Minha experiência me dá segurança para dizer que projetos de SEO bem executados podem entregar, em dez meses, ROI acumulado superior a 10. O que acontece é que, como se trata de uma estratégia que demora um pouco mais a dar resultados, os gestores subestimam seu valor e simplesmente não investem nela.
O pensamento de “curto prazo” aqui faz um grande estrago. Afinal, se a marca entendesse a importância do SEO no longo prazo, nunca o tiraria das prioridades. Entenda: o marketing digital precisa ser encarado como um investimento contínuo, e olhar só para os resultados do mês não trará uma estratégia vencedora.
Em outros países, como nos Estados Unidos, esse entendimento do valor do SEO já é bem difundido. Para o Brasil, entretanto, parece que ainda estamos presos na pergunta “será que é um bom investimento?”. É claro que os gestores precisam ter esse cuidado na hora de aplicar os recursos, mas nesse caso, acredite: a pergunta já foi respondida com um sonoro sim. Ter medo do investimento ou ficar pensando apenas dos resultados imediatos pode trazer um custo mais alto: o da estagnação.