Normalmente, quando se inicia um projeto para começar a vender online, o principal e único foco é a venda, o que faz total sentido, já que você precisa investir dinheiro para ter resultados. Mas para projetos de médio e longo prazo, focar apenas no faturamento pode se tornar um problema.
Mas se não focarmos na venda, como o negócio online se tornará rentável?
Dificilmente em e-commerce conseguimos fugir de ações para competir com ofertas, seja de preço, parcelamento, descontos à vista, cupons… Isso principalmente pela facilidade em encontrar ofertas similares às nossas com um simples busca no Google, por exemplo.
Então precisamos sempre ter as melhores ofertas para conseguirem competir e vender cada vez mais.
Isso mesmo.
Mas quanto tempo conseguimos manter esse tipo de estratégia?
É difícil dizer, até porque depende de quanto investimento você consegue ter para ganhar a escala que deseja.
Mas quando sabemos que chegamos na escala que desejamos?
É aqui que muitos negócios online quebram.
É fato que diariamente, novas empresas estão se aventurando no mundo de vendas online, seja via marketplace ou criando os seus próprios e-commerces. Reforçando essa informação, segundo a pesquisa da 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp., em 2021, foram criadas por dia aproximadamente 789 novas lojas online no Brasil.
Diariamente, tem mais “gente” competindo nos mesmos canais, seja no Google, Facebook, Mercado Livre, Shoppe, entre outros.
O que isso significa?
A cada dia, os custos ficam mais caros ou aparece alguém com ofertas melhores que as suas.
Então como crescer e ganhar escala nesse mundo “mercenário” online?
Você tem que ter na sua estratégia de escala ganhar e fidelizar clientes.
Mas como fazer isso da melhor forma?
Sempre gosto de imaginar que a venda no e-commerce é um dos processos de maior confiança que existem. Isso porque alguém compra de você, normalmente sem nunca ter visto o seu produto, e você o manda na crença de que o cliente irá recebê-lo.
Começar a vender online é fácil, mas crescer não é
Se você quer “apenas” vender, é só fazer uma conta em um marketplace e ter um produto único ou a melhor oferta lá. Em poucos dias, você já vende, mas qualquer dia outra empresa pode vir e fazer a mesma coisa que você. Ou qualquer dia o marketplace pode mudar as suas políticas e você ter que deixar de lado a sua oferta porque ela não se tornou mais rentável. E isso acontece bastante.
O que faz alguém comprar algo, mesmo sendo mais caro?
A sua força e a confiança de marca.
Esse conceito não se aplica apenas a operações online, e sim a todo o contexto do varejo.
Quando pensamos em criar uma base de clientes, não é apenas pensar em CPF, e-mails cadastrados ou nos seus seguidores nas redes sociais. Se você não tiver nenhum tipo de posicionamento ou relacionamento, eles serão apenas métricas de luxo.
Basicamente, seus clientes precisam se tornar defensores da marca, eles precisam se tornar seus fãs. Esse objetivo poucas marcas alcançam. Para chegar nesse status, são anos de posicionamento e orientações bem definidos.
Transparência
O mínimo hoje é ser transparente e justo com o seu cliente, desde a criação ou compra do seu produto até o processo de entrega e troca. Sempre pensamos que temos que ganhar a confiança.
Hoje, brigar por preço qualquer marca pode brigar, mas ter constância e durar, praticamente nenhuma dura. Por isso é importante definir muito bem sua orientação de aonde sua marca quer chegar e o posicionamento de o que você pretende transmitir.
Pense em como a sua marca pode gerar valor para o seu cliente.
E coloque no seu planejamento quando pensar em começar um negócio online: quantos fãs a sua marca quer ter para se tornar rentável?
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