Que os hábitos de consumo mudaram, isso é fato. Novas plataformas e canais surgem a todo momento e a forma de vender se atualiza a todo momento. E por causa destes novos cenários, o social commerce vem ganhando destaque como estratégia eficaz de vendas, tendo se tornado uma importante maneira de construir relacionamentos relevantes com seus clientes.
Segundo pesquisa feita pela Salesforce, 80% dos participantes afirmaram que a experiência de compra é tão importante quanto os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Nesse mesmo estudo, 72% disseram que costumam compartilhar experiências boas que tiveram em uma compra e 62%, experiências ruins. Ainda, 67% apontaram que estão dispostos a pagar mais para ter uma experiência excelente.
A partir da análise destes dados, podemos concluir que aplicar estratégias com foco na experiência de compra se tornou crucial para as empresas que desejam melhorar suas vendas e o relacionamento com o público.
O que é social commerce?
Vamos imaginar que neste momento você precise comprar algo, entretanto não tem muitas informações a respeito do produto. Neste caso, é muito comum que você utilize a internet para buscar essas informações, correto?
Dentre elas você buscará por pessoas que já compraram este produto ou serviço, avaliações e comentários que foram atribuídos por clientes e usuários que já tiveram a experiência de comprar online sobre tal. Este é um exemplo sobre o que é social commerce.
Social commerce, ou também conhecido por comércio social, significa o ato de comprar um produto ou serviço de forma nativa através das mídias sociais.
Aliás, a estratégia não se limita apenas ao ato de comprar em si, mas também se faz presente na interação que as redes sociais proporcionam com a troca de informação sobre os produtos da marca.
Desta forma, o consumidor tem a chance de emitir sua opinião e avaliar a qualidade tanto do produto como do atendimento realizado durante a sua experiência de compra.
Quais os benefícios ao implementar o Social Commerce?
Ao implementar o Social Commerce como estratégia de vendas, você pode se apropriar de vários benefícios, dentre eles, o da credibilidade, autoridade e boa reputação do seu negócio.
Além disso, outra grande vantagem é que o processo facilita a aproximação e conhecimento perante a jornada de compra de seus consumidores, favorecendo a expansão da marca e estreitando o relacionamento com o público.
Outro benefício do Social Commerce é poder gerar mais provas sociais. E ao sabermos que hoje somos movidos por pesquisas em sites, estrelas de avaliações feitas por usuários em aplicativos e no google, esta revela-se ainda mais crucial no atual cenário digital.
Na minha perspectiva, o ponto mais relevante da estratégia do social commerce, é a chance de humanizar a sua marca e se aproximar dos seus clientes de forma efetiva. Trazendo ainda mais retenção para sua base de clientes e pessoas muito mais fiéis à marca.
Formatos de Social Commerce
O mais comum desta estratégia é utilizar redes sociais como principal ferramenta. Dentro desta perspectiva, podemos citar exemplos como: Facebook, Instagram, Whatsapp, Pinterest, Youtube, Telegram, dentre outras.
A maioria delas, possibilitando a inserção de produtos em lojas virtuais da própria ferramenta, para que você possa vendê-los. Além da abertura para avaliações, conversas via chat e produção de conteúdo que agregue ainda mais valor para a sua marca.
Social Commerce como estratégia de vendas
Se você busca por referências de marcas que fazem muito sucesso colocando o social commerce em prática, podemos citar aqui o Magazine Luíza.
Uma das maiores varejistas do Brasil, a MagaLu se consolidou ainda mais no mercado brasileiro ao conseguir evidenciar a sua atendente virtual, a Lu. Hoje não somente vista como atendente, a Lu do MagaLu se tornou uma influenciadora digital para dezenas de marcas.
Usando essa referência como estratégia de social commerce para vender mais, eu tenho alguns destaques para você ficar atento(a):
Construa uma base sólida: crie canais de comunicação nas redes sociais que façam sentido você estar presente para o seu público. Facebook e Instagram são as mais conhecidas, entretanto, analise a possibilidade de adentrar em outras não tão famosas assim, mas que podem te oferecer grande retorno – principalmente se o seu target for um público mais segmentado.
Escolha as ferramentas corretas: você precisará de tecnologia para gerir todos esses canais. Por este motivo é essencial que você utilize ferramentas adequadas para gestão de conteúdo e redes sociais, assim você conseguirá otimizar tempo e gerir suas demandas mais facilmente.
Fique atento(a) ao que os usuários estão falando sobre você: falamos anteriormente sobre autoridade na internet, por isso é importante que você fique de olho no que acontece ao citarem sua marca na rede. Esta pode ser sua chance – se positiva a citação – de usar a seu favor como estratégia de marketing, ou quando negativa, poder solucionar o caso o mais rápido possível.
Incentive as avaliações e comentários: se você oferece um bom produto ou serviço – que na prática seria a sua obrigação – você deve incentivar que seus clientes e sua audiência deem feedback sobre eles. Desta forma, você fortalecerá seu nome e expandirá a reputação da sua marca pela internet.
Conclusão
No mundo de hoje, as mídias sociais são ferramentas carimbadas pela população. Elas vieram para ficar, ou seja, representam uma grande oportunidade para você ganhar ainda mais espaço expandindo a sua marca e ter clientes ainda mais fiéis.
Muitas empresas acreditam que estão fazendo social commerce apenas por criarem ou estarem nas redes sociais, mas esta estratégia vai muito além disso. Tenha o cliente como centro do seu negócio, entenda suas dores e gere valor para os seus potenciais clientes através do seu conteúdo, ofertando é claro o seu produto como a melhor solução.