Não há como pensar em uma Black Friday acessível descartando o uso do Pix. Em menos de um ano, o pagamento instantâneo se provou essencial dentro do varejo online, e a Black Friday quem o diga. Em uma época em que as vendas tendem a disparar, trabalhar com meios de pagamento que atendam a todos é o ideal.
Por esse motivo, se você é varejista e ainda não conta com uma cartela variada de opções de pagamento para os seus clientes, está mais do que na hora de considerar o Pix para o seu e-commerce e o porquê é simples: as vantagens dessa modalidade atingem tanto as operações internas do seu negócio quanto a popularidade dele.
Na pandemia, as formas de consumo tiveram como personagem principal as plataformas digitais. Com o contexto social dos dias atuais somado às mudanças do próprio comportamento das pessoas, tudo indica que a Black Friday de 2021 será ainda mais digital. No geral, apenas esse já é um dos motivos pelos quais vale a pena investir na jornada do cliente dentro do e-commerce. E como fazer isso? Coletar dados e conhecer alternativas viáveis são os primeiros passos.
Ter um e-commerce de sucesso é o sonho de todo empreendedor e para alcançá-lo é preciso oferecer o melhor para quem chega à sua plataforma de vendas. Produtos que cativam o seu público-alvo são importantes, mas não o suficiente. Isso porque a jornada de um consumidor perpassa não apenas a escolha, mas sim uma série de fatores.
A etapa de pagamentos é uma das que merece muita atenção. Dar liberdade para o cliente na hora de finalizar a compra é essencial para que ele não apenas compre, mas indique e volte a comprar outra vez.
Diversas opções de pagamento tornam a experiência melhor para o cliente. E, ao oferecer o Pix, é como se essa experiência fosse duas vezes melhor. Por que? É simples! Com o pagamento instantâneo, é possível que até quem não possua conta no banco realize uma compra em poucos segundos. O Pix significa democratizar os meios de pagamento, e isso implica atrair ainda mais pessoas para a sua plataforma.
Esse serviço está cada vez mais presente nos grandes varejos, provando que realmente faz a diferença. Na véspera do Dia dos Pais, por exemplo, a movimentação de dinheiro registrada com essa modalidade de pagamento foi gigante. Com menos de um ano no ar, o Pix foi capaz de movimentar em um dia mais de R$24,8 bilhões no Brasil. É realmente poderosa a união entre uma data importante dentro do comércio e um pagamento que alcance toda a população, como faz o Pix.
A ferramenta de pagamentos veio para superar antigos desafios e também para propor novas soluções. Com ele, a falta de limite, os bloqueios de estoque e entre outros problemas ficam para escanteio. O pagamento instantâneo propõe rapidez na liberação/entrega das compras, transações imediatas e tantos outros benefícios, auxiliando quem quer comprar, mas não sabe como pode pagar de uma forma fácil.
Em uma pesquisa realizada e divulgada recentemente pelo Reclame Aqui, 59,5% das pessoas afirmaram já utilizar a modalidade de pagamento para comprar online e no e-commerce, o que aponta que a alternativa está mesmo no radar dos consumidores.
Se o número de chaves registradas na Black Friday do ano passado já dizia algo – 50 milhões de chaves Pix em novembro de 2020 -, mesmo pouco tempo após o seu lançamento, agora a mensagem está clara. No Brasil, até setembro, existem mais de 300 milhões de chaves Pix cadastradas. A Black Friday, que é logo ali, tem em mãos uma ótima oportunidade.
Os varejistas que estiverem bem posicionados no que diz respeito ao Pix, com certeza sairão na frente. E aqui surgem algumas dúvidas dos lojistas. E dúvidas, é claro, precisam de soluções. Saber como colocar o Pix em prática dentro do comércio eletrônico é um dos primeiros passos. E se você é dono de um e-commerce e entendeu a inovação que o pagamento instantâneo proporciona, já é um grande avanço.
Depois, contar com uma fintech alinhada com as atualizações do mercado é essencial. Um parceiro que ofereça um checkout sem complicações e que trabalhe com uma carteira de clientes ampla e diversa é a melhor alternativa. Uma Black Friday inovadora, ágil e prática é o desejo do varejo e dos clientes. E a missão do Pix é, por sinal, deixar as jornadas de venda cada vez mais assim.