Quantas vezes você já fez uma compra pela internet? Além de ser prático, comprar pela internet oferece um diferencial muito significante se comparado as lojas físicas: a economia de tempo.
Por ser um recurso cada vez mais escasso, o tempo tem sido fator determinante para grande parte das pessoas em diversas situações do dia a dia. Os supermercados on-line são uma tendência cada vez mais forte fora do país e estão conquistando o seu espaço no Brasil aos poucos.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS) em conjunto com a ACNielsen aponta que apenas 1% dos 18.500 supermercados já começaram a trabalhar a presença virtual e oferecem opções de compra pela internet. Outro dado importante levantado pela pesquisa é que apenas 6% dos 500 maiores supermercados atuam no varejo virtual.
Mesmo sendo números relativamente baixos em relação a outros países, é preciso refletir: por que grandes redes estão repensando a sua forma tão consolidada de trabalhar? A resposta não está dentro dos escritórios e sim do lado de fora dos corredores e prateleiras. Tudo se dá pelas transformações comportamentais do consumidor. Se o seu negócio lida com pessoas, é mais que urgente estar atento ao comportamento que elas apresentam e buscar acompanhar cada evolução.
A relação compra VS. internet foi fortalecida com o passar dos anos e, principalmente, com o amadurecimento de grandes players do e-commerce que estavam atentos tanto às principais preocupações dos consumidores quanto à transparência e segurança de dados e transações on-line.
O consumidor passa mais tempo dentro do ambiente digital do que fora dele, ou melhor, podemos dizer que essa separação já não existe mais, afinal, o on-line e o off-line se interligam o tempo todo, fazendo da internet uma extensão da “vida real”. Se o consumidor já está tão habituado a utilizar o meio digital para realizar suas tarefas diárias e obter tudo que deseja, por que motivo o seu supermercado ainda não faz parte desse ambiente e não proporciona essa conexão com o seu público?
Para as redes que já atuam com esse modelo de negócio é possível notar resultados expressivos. A pesquisa realizada pela consultoria A.T. Kearney aponta que mais de 30% dos consumidores já fizeram alguma compra de mercado on-line nos últimos 12 meses. Esse número representa um crescimento considerável em relação aos estudos anteriores, esperando um aumento de Market Share de 15 a 18% até 2023. Segundo a pesquisa, os serviços de e-commerce para supermercados representa uma das maiores oportunidades de crescimento para supermercadistas, apontando um crescimento de 5 a 6 vezes mais que os demais canais de venda.
Para falar sobre faturamento, a pesquisa aponta que o setor supermercadista faturou em 2014 R$ 294,9 bilhões (fonte ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados). Ou seja, até 2023, esse mercado apresenta potencial de crescimento de aproximadamente R$ 48 bilhões apenas com o e-commerce.
Em um futuro muito próximo, estar ou não presente na internet não será mais uma opção e sim uma obrigatoriedade se o foco for acompanhar o comportamento e as exigências do seu público. O seu diferencial deverá ser construído pensando em como criar formas de conquistar a confiança do cliente fora do ambiente físico transpondo para o digital. Além dos grandes nomes como Pão de Açúcar e Extra, outros estabelecimentos de menor proporção já estão colhendo os frutos que a internet tem a oferecer, como o Supermercado Veran, em Mogi das Cruzes – SP e região e a Rede de Compras.com, em Campina Grande – PB.
As vantagens que a internet oferece para o varejo são concretas. Basta estar aberto para entender como esse modelo de negócio pode ser incorporado as operações e estar alinhado com as necessidades do público-alvo. O mercado está evoluindo. Você está preparado?