Muito se fala sobre como a pandemia impulsionou o mercado de vendas online em todo o mundo. Não foi diferente no Brasil, e os números mostram que os consumidores adotaram o comércio virtual como a sua modalidade de compras.
Embora o cenário já se aproxime de uma normalidade, o mercado digital se mantém aquecido e em crescimento. Prova disso é que, apenas no primeiro trimestre de 2022, o faturamento das lojas virtuais cresceu 23%, se comparado com 2021.
Isso mostra que se antes o comércio virtual poderia ser encarado como um “Plano B”, diante do cenário epidemiológico, agora ele é o preferido de muitos consumidores. Por essa razão, para um comércio virtual se manter sólido e robusto, é necessário investir na experiência de compras do usuário. E o sucesso dos pagamentos é um dos principais quesitos que precisam ser observados.
Confira dicas para garantir o sucesso dos pagamentos e evitar o abandono de carrinhos dos clientes.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCComm), o faturamento do e-commerce em 2022 pode alcançar o valor recorde de R$ 169,5 bilhões.
E o número poderia ser maior, caso houvesse investimentos para garantir o sucesso dos pagamentos. Afinal, conforme pesquisa realizada pela consultoria de marketing digital Enext, em 2021, seis em cada dez brasileiros chegam a colocar os produtos no carrinho virtual, mas não concluem a compra.
Compreender o comportamento do cliente dentro da loja virtual é importante para garantir o sucesso dos pagamentos. Por isso, se faz necessário observar, estatisticamente, em que momento o abandono está surgindo. Entre as causas prováveis, estão:
- O custo do frete;
- O tempo de entrega;
- Os meios de pagamento disponíveis;
- A facilidade para concluir o pagamento sem burocracias.
Essa é uma análise que deve ser feita periodicamente, com objetivo de aumentar o faturamento e a satisfação do cliente.
Como garantir o sucesso dos pagamentos no e-commerce?
Aqui vão algumas dicas!
1. Garanta um checkout transparente
Não há nada mais irritante para o usuário do que ter dúvidas e dificuldades na hora de concluir um processo de compras. Ainda em 2022, há lojas virtuais que utilizam tecnologias ultrapassadas para a conclusão do pedido. Algumas delas, por exemplo, chegam a redirecionar o usuário para outras páginas para efetuar o pagamento. Isso, além de desanimar o cliente, pode colocá-lo em dúvidas sobre a segurança na hora de informar os seus dados pessoais.
No checkout transparente, as informações são fornecidas de forma simplificada, na própria página da loja virtual. E a conclusão do pedido é feita com o menor número possível de cliques.
2. Invista em um gateway robusto
Você sabe o que é gateway de pagamento? Trata-se de um serviço que faz o elo entre o consumidor, o lojista e a instituição financeira responsável pelo pagamento. O gateway funciona como a maquininha de cartões das lojas físicas, e um sistema moderno é capaz de aumentar a taxa de conversão e garantir o sucesso dos pagamentos.
O uso do gateway de pagamento afasta do comércio virtual a responsabilidade por quebra de sigilos bancários. Afinal, todas as informações prestadas são criptografadas e feitas através desse elo.
Além disso, um gateway robusto permite facilitar a jornada de compras do usuário. Entre as configurações possíveis está a de pagamentos com apenas um clique e armazenamento dos dados para um eventual próximo pedido.
Mas atenção: é importante que o gateway seja compatível com os mais diferentes meios de pagamento, incluindo cartões de crédito nacionais e internacionais, boleto bancário, transferências e Pix.
Também é interessante que o sistema escolhido funcione por meio de API, para garantir a compatibilidade com a loja virtual e as demais comodidades já oferecidas para o cliente.
3. Incentive o cliente a comprar novamente
Uma boa jornada de compras vai garantir o sucesso de pagamentos e a satisfação do cliente. Por isso, é fundamental que todo o processo seja desburocratizado, fácil e transparente.
Como dissemos, o investimento em tecnologia é fundamental, mas a atração do cliente não pode ser esquecida. Por isso, ao planejar uma loja virtual, é importante oferecer incentivos para que a compra seja feita não apenas uma, mas quantas vezes forem necessárias.
4. Equilibre a margem de lucro
Analise o preço do seu concorrente e as vantagens que ele oferece. Se preciso for, reduza a margem de lucro em produtos considerados chave e incentive a venda de outros, na estratégia conhecida como “outros clientes também levaram isso”.
5. Ofereça frete grátis
A opção de frete grátis é um dos principais incentivos para que o usuário conclua a sua compra. Utilize a estratégia como método de conversão, oferecendo a modalidade para a primeira compra, ao responder uma pesquisa de satisfação, ao se cadastrar em uma newsletter ou quando baixar o aplicativo da loja, por exemplo.
6. De olho no pós-venda
Tenha uma equipe preparada para o atendimento pós-venda. Responda rápido a questionamentos e dúvidas e tenha uma boa estrutura para trocas e devoluções. Além disso, envie ofertas e descontos para novos produtos como forma de fidelizar o cliente.
Dicas para vender mais online
E você? Possui outras estratégias vitoriosas para aumentar a taxa de conversão e garantir o sucesso dos pagamentos? E o que achou das nossas dicas? Conte para nós!
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