Realizar promoções no seu e-commerce é sempre positivo para chamar a atenção dos consumidores e aumentar as vendas, principalmente se o estoque de um ou muitos produtos estiver estacionado. Afinal, sabemos que isso é um desperdício de dinheiro, e adotar esse tipo de estratégia pode ajudar a manter o fluxo saudável da loja, além de reforçar o faturamento.
Se bem planejadas e executadas, as promoções de e-commerce também são poderosas ferramentas para expandir a fidelidade dos clientes, assim como possibilitam aos varejistas serem mais criativos e inovadores, aproveitando-se de diferentes estratégias promocionais.
Por que adotar promoções para o seu e-commerce?
Como dito acima, aplicar promoções no seu negócio online traz diversos benefícios, como ampliação do alcance da sua marca, captação de novos clientes e, claro, aumento das vendas.
Ou seja, é uma estratégia que oferece vantagens para os varejistas e os consumidores. Porém, também é necessário entender como e quando acabar com o estoque sem prejudicar sua loja.
Ter clareza em quais objetivos deseja alcançar e um planejamento estruturado são os pontos-chave que devem ser considerados para realizar boas promoções de e-commerce.
Ademais, é imprescindível construir uma relação de confiança com os consumidores, uma vez que o plano de promoção deve estreitar o relacionamento e trazer maior rentabilidade, mas sem prejudicar a experiência de compra do cliente.
Os diferentes tipos de promoções de e-commerce
Existem diversos tipos de promoções de e-commerce, cada qual com um objetivo específico. Abaixo, separamos alguns modelos mais comuns e como eles se aplicam em seu negócio.
1 – Frete grátis
Disponibilizar frete grátis é um dos tipos de promoções de e-commerce mais comuns.
O valor do frete é um fator que leva muitos consumidores a abandonar o carrinho e não finalizar as compras. Sobretudo quando o valor da entrega é maior do que o do próprio item.
Oferecer frete grátis, então, garante as vendas e também ajuda na fidelização dos clientes.
Porém, é recomendado realizar cálculos para assegurar que tudo saia como o esperado, sem prejuízos – tanto para o varejista quanto para a clientela. Além disso, é possível selecionar quais produtos estão elegíveis para receber esse tipo de promoção.
Mas, nesse caso, é importante deixar claras e acessíveis essas informações para que não haja confusões e nem reclamações.
2 – Cupons de desconto
Optar por promoções de cupons de desconto é ótimo para movimentar os canais de venda, uma vez que eles garantem que o consumidor retorne a comprar com você e até divulgue o negócio.
Os cupons de desconto são como moedas de troca, incentivando os clientes a gastar mais para conseguir o benefício e aumentar o valor do ticket médio.
Algumas maneiras de conceder os cupons de desconto incluem fazer isso no fim de algum evento organizado pela loja ou em datas sazonais, e dá-los aos ganhadores de um sorteio ou aos usuários que seguem e interagem com o e-commerce nas redes sociais.
3 – Cashback
O cashback é uma das promoções de e-commerce que mais crescem na preferência dos clientes e tem sido adotado por diversos varejistas que buscam a aquisição de novos consumidores.
O cashback funciona como um incentivo à compra. A quantidade varia e, geralmente, é calculada sobre uma porcentagem. Por exemplo: 0,5%, 5%, 10%, 25%, 50%… ou até 100%.
Conforme a pesquisa divulgada pelo Serasa no ano passado, 53% dos entrevistados pensam que o cashback é uma função essencial na carteira digital de um aplicativo de compras.
4 – Descontos progressivos
Conceder descontos progressivos é uma estratégia de promoção de e-commerce que se encaixa em diferentes tipos de negócios e tende a funcionar bem em todos eles. Para garantir que o cliente realize mais de uma compra, ofertar diferentes descontos pode ser uma saída.
Mais do que movimentar e aumentar as taxas de vendas, essa opção ajuda a praticar a fidelização de uma forma muito mais assertiva e rápida de conquistar os consumidores.
5 – Compre e ganhe (BoGo)
Promoções no estilo ‘Compre e ganhe’ são habitualmente usadas para oferecer dois produtos pelo preço de um. Porém, os varejistas também podem usar essa opção para oferecer frete grátis ou mesmo algum brinde na compra de um produto específico.
É uma alternativa excelente para desbloquear comportamentos psicológicos nos consumidores, que tendem a escolher mais as promoções gratuitas do que as que oferecem desconto.
Além disso, essa é uma estratégia interessante para aumentar a taxa de conversão, bem como reduzir as taxas de abandono do carrinho, tornando o produto mais atrativo para os clientes.
6 – Pague 1, leve 2
Um dos tipos mais tradicionais de promoção de e-commerce e que, além de ainda atrair muitos consumidores, movimenta os estoques dos varejistas é o “Pague 1, Leve 2”.
Essa promoção é ideal para os produtos que estão parados no depósito, assegurando que sejam comprados mais facilmente.
Outros tipos de promoções para aplicar no seu e-commerce
Além dos tipos de promoções que citamos acima, existem outros modelos que contribuem tanto no aumento das vendas como no engajamento nas redes sociais. Veja quais são abaixo:
- Compre junto;
- Promoção de campanha;
- Promoção regular;
- Vale-presente com desconto;
- Desconto em produtos relacionados;
- Promoção em datas comemorativas;
- Up-selling e cross-selling;
- Promoção exclusiva para redes sociais.
Fazer promoções de e-commerce é uma excelente maneira de fortalecer o desempenho da sua loja, aproveitar as oportunidades do modo certo e ainda conseguir destacar seu negócio.
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