É inegável que as operações de e-commerce têm evoluído a passos largos nos últimos anos. Grandes players anunciam quase que semanalmente novos investimentos distribuídos em tecnologia, comunicação e, principalmente logística, dentro da qual incluímos as tão necessárias embalagens.
Nesse quesito, a corrida por diferenciação é acirrada e ganha vantagem quem optar por soluções inovadoras, mas que sejam acima de tudo funcionais para o cliente, eficientes e seguras para a operação e, claro, benéficas para o meio ambiente também.
As soluções de papel, sejam elas caixas de papelão, envelopes kraft, ou itens para preenchimento de espaço fazem parte da operação de grande número dos players de e-commerce há anos. Entretanto, diante da nova dinâmica de consumo que exige mais agilidade, diferenciação na experiência de compra e, também sustentabilidade, como é possível trabalhar com o papel de maneira mais inteligente?
A resposta está em soluções que sejam capazes de otimizar os recursos, gerando menos resíduos para o cliente e potencializando a exposição da marca sem comprometer a segurança do produto. Um bom exemplo são os envelopes de amortecimento feitos de papel. Destaco três motivos para incluir soluções como essa em sua gama de embalagens:
01 – Entrega segura e com mais agilidade
Tecnologias de bolhas de ar são ideais para gerar amortecimento contra impacto. O sistema de envelope com bolhas funciona muito bem para os produtos de vestuário, eletrônicos de pequeno porte e itens de cuidados pessoais. Um ponto muito importante que aumenta a integridade dos produtos em envelopes é o tamanho da embalagem em relação ao produto embalado: entre 75% e 90% da embalagem deve ser totalmente preenchida para evitar movimentação e aumentar chance de quebra. Os diferentes tamanhos de envelopes permitem esse ajuste de maneira simples e com o processo de embale até três vezes mais rápido, se comparado com as caixas de papelão.
02 – Descarte simples com alto índice de reciclabilidade
O momento do descarte da embalagem compõe a experiência de compra no e-commerce. Nesse quesito, menos é mais. Então, diante do aumento da frequência com que se compra no varejo eletrônico atualmente, não é interessante que o consumidor receba grande número de caixas por semana, principalmente quando se compra algo que poderia vir dentro de um envelope. A estrutura acolchoada dos envelopes elimina a necessidade de materiais de preenchimento, reduzindo o tamanho do pacote e possibilitando uma redução no custo de frete em comparação com caixas de papelão. Além disso, não podemos deixar de considerar que atualmente o Brasil figura entre os maiores recicladores de papel do mundo, com índice de 66%, segundo dados do CEMPRE. Dessa maneira, é possível colaborar para que sua operação de e-commerce favoreça a economia circular.
03 – Maior oportunidade de relacionamento com a marca
Todo ponto de contato com o cliente pode aprimorar a experiência de compra. Os espaços das embalagens podem ser muito melhor aproveitados, principalmente no caso de envelopes kraft. Uma pesquisa da SEE revelou que 20% dos consumidores pagariam mais para adicionar opções de impressão na embalagem para presentear. Além disso, o campo de comunicação dos envelopes pode trazer mensagens exclusivas para o cliente por meio de sistemas de QR code. Por exemplo, é possível gerar descontos, e também trazer informações sobre o descarte correto daquele material.
Grandes inovações podem surgir a partir de novos olhares para soluções simples. O papel é um grande aliado na logística do e-commerce, principalmente diante do avanço das políticas de ESG e da busca do consumidor por experiências exclusivas e por soluções de menor impacto ambiental. Dessa forma, se faz mais do que necessário trazer para o mercado alternativas de embalagens inovadoras que melhorem a vida das pessoas e elevem o potencial sustentável das operações do varejo.