Você sabe o que é UGC? Veja só: imagine um consumidor que faz uma postagem espontânea nas redes sociais para recomendar uma marca para os contatos. Agora, pense em reviews e avaliações de produtos no e-commerce. Visualize também o vídeo de recebidos de influencer com a marcação da loja que enviou.
Imaginou todas as situações? Pois bem, isso é UGC – ou Conteúdo Gerado pelo Usuário. A estratégia é interessante para produzir prova social, incentivar o marketing boca a boca, aumentar o alcance das suas ações, conquistar a confiança do cliente e, claro, vender mais.
Gostou da ideia e quer entender melhor como funciona o UGC? Explicamos tudo neste artigo. Continue a leitura e confira!
User Generated Content (UGC): o que é?
Em tradução literal para o português, User Generated Content significa Conteúdo Gerado pelo Usuário. Na prática, a estratégia de UGC consiste em todas as publicações sobre o seu produto ou serviço feitas pelo cliente de forma orgânica, sabe?
Pode ser um comentário em um post nas redes sociais, interação em fóruns, publicação de textos em blogs, fotos com menção à marca, resenhas em vídeos e reviews na página do produto. Ou seja, qualquer consumidor pode ser considerado um criador de conteúdo.
Apesar de a estratégia não ser tão nova, ela ganhou relevância por volta de 2005 com a popularização do marketing digital. Hoje, a prática é adotada por várias empresas para aumentar o engajamento com a marca e ganhar maior visibilidade.
Quais são as vantagens do UGC?
Primeiramente, vale lembrar que a estratégia pode ser usada por negócios de diversos segmentos. A seguir, vamos explicar melhor quais são os benefícios de valorizar os conteúdos gerados pelos usuários. Olha só!
Baixo investimento
Você não precisa gastar com agências, peças publicitárias e nem mídia paga. O UGC é um conteúdo gerado pelo usuário de forma espontânea. Nesse contexto, o consumidor fala sobre a marca porque usou e gostou dos produtos ou serviços oferecidos. Sendo assim, a estratégia é legal para otimizar os investimentos em marketing.
Confiança
Não vamos negar que anúncios bem-feitos despertam desejos de consumo e têm alto poder de conversão. No entanto, um consumidor satisfeito é melhor do que qualquer publicidade.
Afinal de contas, aproximadamente 92% dos clientes confiam mais nas indicações do que em publicidade paga. Ou seja, para os compradores em potencial, os conteúdos gerados pelos usuários são mais confiáveis.
Aliás, essa abertura é interessante até quando as opiniões são negativas, viu? Isso é sinal de transparência e mostra ao consumidor que a empresa está comprometida com a experiência do cliente. Logo, evidencia que a marca não tem medo de feedbacks – sejam eles positivos ou negativos.
SEO
As menções à marca geram links para a sua página. O Google enxerga isso como um sinal de autoridade, sabe? Então, o UGC pode melhorar o SEO da sua página e garantir melhores posições nos resultados de busca orgânica.
Alto alcance
Com o UGC, é possível ampliar o alcance de suas ações e melhorar o reconhecimento da marca. Isso porque os próprios consumidores atuam como promotores da empresa e a divulgam de forma espontânea nas redes sociais. É uma prova social que desperta desejos de consumo e gera mais vendas.
Insights
Os conteúdos gerados pelos usuários produzem dados valiosos para aperfeiçoar os processos da empresa. Se muitos consumidores reclamam da qualidade de uma embalagem, por exemplo, a marca pode usar a informação para reformular o recipiente e melhorar a experiência do cliente.
Mais: postagens, comentários e reviews são úteis para gerar ideias de conteúdos. Dessa forma, fica mais fácil identificar os assuntos preferenciais do consumidor e pensar em estratégias para se aproximar dele.
Engajamento
Quando a marca valoriza o conteúdo gerado pelo usuário, a tendência é de que outros consumidores também entrem na onda gerando um engajamento ainda maior. Nesse contexto, a empresa pode compartilhar nos stories postagens de consumidores, responder comentários, enviar dicas e por aí vai.
Como incentivar os consumidores a produzirem conteúdos?
Em primeiro lugar, já falamos por aqui que os conteúdos gerados pelos usuários são espontâneos, lembra? Na prática, isso significa que a sua marca não paga para conquistar indicações.
No entanto, não custa nada oferecer incentivos para gerar um buzz ainda maior, não é mesmo? Veja, a seguir, algumas estratégias interessantes de UGC!
Abra espaços para reviews no e-commerce
Sabe aquele campo do e-commerce onde é possível ver a opinião de outros consumidores a respeito do produto adquirido? Pois bem, esses são os reviews – ou conteúdos gerados pelos usuários – que transmitem confiança, auxiliam no processo de decisão de compra e podem até aumentar a sua taxa de conversão.
Sendo assim, é importante abrir espaço para reviews e avaliações no comércio eletrônico e incentivar os consumidores a deixarem seus comentários por lá.
Aliás, os reviews ainda são importantes para melhorar o posicionamento da marca no Google. No final de 2021, o buscador lançou uma atualização que prioriza páginas com avaliações autênticas e feitas sob o ponto de vista do usuário.
Contudo, lembre-se de investir em ferramentas de qualidade para comprovar a originalidade dos relatos. Afinal de contas, para transmitir confiança e ganhar pontos perante os mecanismos de busca, os comentários precisam ser feitos por consumidores reais.
Invista em campanhas de engajamento
Engajar significa envolver os consumidores para que eles participem das ações da marca. Entram nesse pacote: comentários, curtidas, marcações, check-ins e por aí vai. E já podemos adiantar que campanhas com esse objetivo podem viralizar e gerar um retorno bem interessante para a marca.
Vale incentivar o consumidor a usar hashtags (#) ao publicar conteúdos e até a marcar a empresa. Mais: lembre-se de interagir com os consumidores, responder comentários e até repostar publicações, combinado? Outra dica legal é lançar desafios no TikTok. A rede social está em alta e tem um grande poder de engajamento.
Em resumo: entender o que é UGC e usar a estratégia no seu e-commerce são importantes para melhorar os resultados da marca. Afinal de contas, os conteúdos gerados pelo usuário têm um custo baixo e alto poder de engajamento. Sendo assim, é possível aumentar o alcance das suas ações. Nesse contexto, os reviews verdadeiros merecem destaque porque transmitem credibilidade para a empresa e geram vendas.
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