Em um momento de mercado em que as principais estratégias de divulgação das empresas estão centradas no marketing de influência e em que as opiniões de consumidores e usuários trazem de volta, com uma relevância totalmente nova e ampliada, a famosa “propaganda boca a boca”, o UGC (User Generated Content – ou Conteúdo Gerado pelo Usuário) contribui para aumentar a credibilidade das lojas virtuais e ajuda a converter mais no e-commerce.
Com forte presença em negócios digitais, a estratégia do UGC é principalmente utilizada por lojas do e-commerce. Afinal, é cada vez mais comum que os consumidores, antes de efetuarem uma compra, busquem, dentro da sua loja ou fora dela, algum tipo de comentário, avaliação ou resenha do produto e do atendimento, entendendo, assim, se vale à pena fechar negócio com você ou não.
Na estratégia UGC, esse tipo de conteúdo pode ser produzido das mais diversas formas, como simples textos, fotos, vídeos e áudios que os consumidores postam, geralmente utilizando as redes sociais como principal meio de propagação. Esse tipo de conteúdo é altamente útil tanto para os consumidores quanto para os gestores do e-commerce, já que gera um marketing de influência espontâneo, isto é, com possibilidade de converter mais vendas sem que a empresa precise investir dinheiro nessa conversão.
UGC na estratégia de divulgação do e-commerce
O UGC é uma estratégia de divulgação cada vez mais importante e positiva para o e-commerce. Afinal, o conteúdo gerado pelos usuários reduz, significativamente, os esforços que a marca precisa fazer também no processo de criação. Por isso, vale criar um fluxo que estimule os clientes a deixarem suas percepções, experiências e opiniões tanto sobre o produto quanto sobre a compra.
Segundo dados da CrowdRiff, as conversões podem melhorar até 64% quando o e-commerce possui uma estratégia UGC nas páginas de produto. Além disso, 25% dos resultados de pesquisa associados às 20 marcas mais pesquisadas do mundo levam a links de UGC, e 48% dos consumidores acreditam que o UGC é uma excelente forma de descobrir novos produtos.
A pesquisa mostra, ainda, que a marca pode conquistar um aumento no engajamento de aproxiadamente 28% quando os consumidores são expostos a conteúdos tanto técnicos e profissionais quanto a vídeos de produtos que foram gerados por outros usuários. Outros 71% dos consumidores acreditam que ler avaliações de compra de outros consumidores aumenta a segurança em sua decisão de compra.
Por isso, se o seu e-commerce já possui um processo consistente de divulgação baseado em performance e growth, o UGC pode ser uma estratégia complementar e capaz de aumentar o número de acessos orgânicos, ampliando seus índices de engajamento. Isso porque, segundo a CrowdRiff, 92% dos consumidores se sentem mais confiantes com divulgação “boca a boca”, isto é, feita por outros usuários, amigos e familiares, do que com qualquer tipo de publicidade.
Segundo publicação da Forbes, mais de 86% das empresas utilizam conteúdos gerados por usuários como uma parte fundamental de sua estratégia de marketing, o que fortalece o poder do UGC. Ou seja, essa pequena sigla é uma verdadeira tendência para o e-commerce.
Dicas de formatos de UGC para suas campanhas
Existem diversos formatos que podem ser utilizados no UGC. Inclusive, o usuário acaba tendo grande poder de gerar esse tipo de conteúdo em suas redes proprietárias, de forma orgânica e fora do controle da empresa. Justamente por esse motivo, gerar, dentro do próprio ambiente do seu e-commerce, um espaço dedicado ao UGC pode ajudar a aumentar ainda mais a credibilidade do negócio, uma vez que sua loja se tornará uma empresa que “dá voz aos clientes”.
A primeira forma possível de fazer isso é a mais simples de todas: através de avaliações e depoimentos que são integrados ao site ou às redes sociais do seu negócio. Hoje, alguns e-commerces disponibilizam, além do formato normal de texto, a possibilidade de o comprador enviar fotos e vídeos do produto real.
É comum ter uma seção de FAQ com perguntas e respostas frequentes no seu site, mas, a fim de estimular o UGC, você pode criar uma FAQ interativa, em formato de fórum, em que os compradores podem criar discussões, fazer perguntas e lançar discussões. Nesse caso, vale ter o cuidado de manter uma moderação sobre o conteúdo para não fugir dos propósitos dessa seção e, eventualmente, sanar alguma dúvida ou informação através da perspectiva da loja.
Além disso, independentemente da estratégia de UGC que sua empresa adotar, vale incentivar os compradores a deixarem comentários, seja através de comunicações via CRM ou mesmo por meio da oferta de descontos e cupons para aqueles que deixarem suas avaliações sem, contudo, influenciar a opinião verdadeira do comprador.
Como inserir UGC no e-commerce
Existem diversas maneiras de inserir o UGC na estratégia de marketing do seu e-commerce. As mais simples são a criação de fanpages da sua loja nas redes sociais e alimentá-las de forma frequente, dando mais preferência aos conteúdos orgânicos e tornando esses canais verdadeiros espaços abertos para os seus compradores, incentivando-os a interagir e a compartilhar seus conteúdos.
Segundo dados da Demand Metric, 80% dos usuários de internet interagem com mídias sociais e blogs, isto é, principais fontes para o UGC. Por isso, é importante manter esses canais sempre atualizados e, principalmente, abertos a comentários.
Contudo, o melhor local para inserir o UGC dentro do e-commerce é mesmo nas páginas de produto da sua loja. Dessa forma, os clientes podem comentar diretamente sobre produtos específicos que adquiriram, experiência de entrega e outros fatores que você ache importante ranquear.
Uma última, porém não menos importante, informação é de que o UGC tem como função gerar buzz positivo, mas, claramente, também se torna responsável por captar feedbacks negativos para o seu negócio. Encare isso de uma forma construtiva, crie uma cadência de comunicação com possíveis compradores insatisfeitos e, principalmente, coloque em prática ações para solucionar os principais pontos de dor que forem encontrados.
Excelentes negócios!