Um dos impactos da pandemia no cenário da economia foi a aceleração do crescimento do e-commerce no Brasil. Se antes havia resistências às compras pela internet por parte dos brasileiros, elas caíram por terra em função das restrições impostas pela eclosão da Covid-19.
São vários números comprovando a ascensão do e-commerce desde o início do surto pandêmico, desencadeando um processo que se tornou irreversível, com o avanço da digitalização da economia.
De acordo com pesquisa da Neotrust, que monitora mais de 85% do e-commerce brasileiro, em 2021, as vendas nessa modalidade registraram recorde histórico no país, com R$ 161 bilhões de faturamento, representando um aumento de 26,9% em relação ao ano anterior.
E-commerce continua em crescimento em 2022
Os primeiros números de 2022 ratificam a percepção de que a tendência é de continuidade da curva ascendente. Dados do Índice MCC-ENET, desenvolvido pela mesma Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, no primeiro trimestre de 2022, foi identificado um crescimento de 12,59% no movimento do e-commerce em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os dados regionais são mais uma comprovação do potencial de saltos do e-commerce em território brasileiro. Com 27,02% e 22,79% de crescimento em relação ao primeiro trimestre de 2021, as regiões Norte e Nordeste foram aquelas com melhor desempenho nas vendas online em comparação com 15,81% no Centro-Oeste, 14,36% no Sul e 9,03% no Sudeste, regiões onde a cultura do e-commerce já estava mais sedimentada.
Mas para que essa gigantesca janela de oportunidades seja aproveitada pelas empresas que estão incrementando seus investimentos no e-commerce, é fundamental que elas estejam atentas aos processos e às ferramentas que, de fato, vão fazer a diferença. Com a sua expansão, o mercado do e-commerce se torna cada vez mais competitivo. Destacar-se nesse ambiente, conquistar e fidelizar clientes e ampliar significativamente as vendas representam enormes desafios, que podem ser superados com a expertise construída e experimentada na prática.
Além do produto
No panorama descrito da economia digitalizada, de intensa competição, não basta apenas a visualização do produto. É preciso considerar a sua funcionalidade, em comparação com as expectativas mantidas pelo eventual comprador, o que se torna uma tarefa relevante considerando os imperativos da customização, essencial na sociedade contemporânea e nos métodos atuais de compra e venda de qualquer item.
O dilema pode ser resolvido com os múltiplos recursos oferecidos pela metodologia do UX design, que abrange desde os testes preliminares, a criação de personas com o perfil do potencial comprador e a prototipação do produto até a aplicação de questionários e pesquisas para avaliação de resultados e o benchmarking, de modo a identificar o comportamento de concorrentes e tendências do mercado.
Ganhos em inovação, cada vez mais imperiosos nos tempos atuais, e também em fidelização de clientes, maior produtividade e dilatação das vendas e da lucratividade são decorrentes da implementação adequada dos recursos fornecidos pelo UX design. Entendemos que um mundo novo, imenso de probabilidades, está sendo aberto na esfera do e-commerce, com avanços exponenciais com o uso correto, preciso, bem planejado, de metodologias como a do UX design.
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