Quem tem e-commerce sabe: bombar nas redes sociais pode ajudar (e muito) o sucesso da sua loja virtual. Aumentar a audiência no Instagram, por exemplo, é um dos caminhos mais indicados para quem está começando e deseja atrair novos clientes para o site – além de, claro, ser uma importante ferramenta de relacionamento e fidelização para quem já comprou com você.
No entanto, conquistar uma base fiel de seguidores nas redes sociais dá trabalho e, ainda que existam maneiras de encurtar esse caminho, não vale a pena comprar seguidores no Instagram. Sim, sem mais delongas, a gente já crava: apesar de tentador e de ser uma prática muito comum, essa via mais fácil vai contra as diretrizes da plataforma e, por isso mesmo, traz uma série de desvantagens para a sua presença no Insta, como diminuição do engajamento, perda de relevância do conteúdo e mais.
Para ficar por dentro de todas as desvantagens que a compra de seguidores no Instagram pode trazer e se convencer de uma vez por todas de que o caminho da construção de marca, ainda que mais trabalhoso, é o mais frutífero e indicado, preparamos um guia simples e prático de por que não comprar seguidores.
Por que não devo comprar seguidores no Instagram?
Primeiro de tudo, comprar seguidores no Instagram caracteriza fraude. Isso mesmo, é uma prática fraudulenta explicitamente mencionada na política de uso da rede social. Mesmo assim, é muito comum que você encontre outras contas na plataforma que anunciam esse serviço, que consiste em pagar um valor para que diversas contas falsas passem a seguir o seu perfil.
Os pacotes de compra de seguidores têm custo relativamente baixo e você pode comprar, de uma vez só, até dez mil novos followers. Junto com o valor pago, quem oferece esse serviço promete entrega instantânea de números, já que são empresas que, através de ferramentas de automação, adicionam de uma vez só contas para seguir o seu perfil.
A pegadinha aqui é que esses novos seguidores comprados são perfis falsos e de baixa qualidade, muitas vezes inativos e que não vão contribuir para o seu engajamento. Além de tudo, o Instagram tem formas de perceber quando uma conta ganha muitos seguidores de uma só vez e pode penalizar sua loja pela prática.
Termos de uso do Instagram
Quando dizemos que a compra de seguidores viola os termos de uso do Instagram e as diretrizes da comunidade, queremos dizer que, no documento que a rede te apresenta e praticamente todo mundo clica em “li e aceito”, eles deixam explícitos que os usuários não devem conseguir curtidas, compartilhamento e seguidores de forma artificial.
Isso porque a proposta da rede social, de acordo com a própria, é “oferecer um espaço para a criação de conteúdo e para a comunicação entre pessoas e empresas”.
Shadowban no Instagram
Entre as penalidades que a compra de seguidores pode trazer para o seu perfil está o famoso – e temido 0 shadowban. O nome em inglês é, em tradução livre, uma espécie de bloqueio oculto que a plataforma aplica em contas que praticaram fraude.
Na prática, isso significa que, se o Instagram for notificado que você conseguiu muitos seguidores indevidamente, ele pode bloquear gradualmente as interações com seu perfil e derrubar – derrubar mesmo – seu alcance. Sua loja não será encontrada na busca do aplicativo, por exemplo, e as publicações feitas serão entregues para muito menos seguidores organicamente.
E você não será avisado de que isso aconteceu, viu? A maioria dos usuários só notam o shadowban quando ele já está rolando e percebem a queda de engajamento no dia a dia.
Muitos usuários só percebem que sofreram o bloqueio quando veem seu desempenho caindo dia após dia.
Vale dizer também que o shadowban costuma ser temporário, mas que insistir em práticas fraudulentas como a compra de seguidores pode levar o banimento a se estender e, em situações mais graves, à suspensão da conta.
Queda no engajamento
Além de ir contra as diretrizes das plataformas, comprar seguidores que normalmente são perfis inativos afeta diretamente o seu engajamento, métrica importante para avaliar o crescimento da marca. Esse índice faz referência ao número de interações que acontecem no seu perfil – curtidas, compartilhamentos, comentários etc.
Portanto, se você tiver um número de seguidores alto, mas pouca interação nas publicações, isso pode ser ruim para avaliar o desempenho da marca. Na aba Instagram Insights, que oferece estatísticas do crescimento e do desempenho da sua marca, a prática da compra de seguidores vai acabar desregulando tudo. Isso porque, com um pico de novos followers, você terá uma métrica boa no quesito crescimento numérico, mas os números de engajamento vão baixar e ficar bem negativos.
Prejudica a imagem da sua marca
Além de toda a parte tecnicamente prejudicial, vamos falar a verdade: comprar seguidores é, cá entre nós, passar vergonha online, né? A compra de seguidores é tão comum que o público que é mais heavy user da rede percebe rapidamente quando alguma marca faz isso, pelo baixo índice de interações. Nesse caso, a prática, além de fraudulenta, é também malvista.
Seguidores removidos
O Instagram faz parte da Meta, uma das maiores empresas de tecnologia do planeta. Isso significa que é uma plataforma com algoritmos poderosos, que identificam contas falsas e excluem automaticamente esses perfis. Portanto, comprar seguidores pode trazer um número maior por algum tempo e, depois, você os verá sumir.
Dinheiro jogado fora, né?
Portanto, ainda que seja tentador ver o número de seguidores no Instagram bombar de um dia para o outro, o mais indicado para fortalecer sua marca nas redes social, e como consequência atrair mais clientes para o seu e-commerce, é conquistar uma audiência da forma tradicional.
Comprando seguidores falsos, você afasta os seguidores reais. Eles ficarão menos interessados no seu conteúdo, vão interagir menos e, por consequência, o Instagram vai entregar menos o que você se esforça para fazer ali, além de penalizar seu perfil de diversas maneiras, como citamos acima.