A busca por visibilidade nas redes sociais atualmente é quase obrigatória e deve ter alguma prioridade para as empresas que desejam conquistar novos clientes. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Sebrae em 2023, 64% dos pequenos negócios têm um perfil nas redes para divulgar seus produtos e atrair mais público, além de fortalecer a marca, gerar leads e manter contato com os clientes atuais.

O problema é quando a necessidade de se destacar leva a estratégias que comprometem a credibilidade e geram impactos negativos no longo prazo, até porque o engajamento a qualquer custo, sem planejamento ou alinhamento com os valores da empresa, pode resultar em crises de reputação e acabar afastando os clientes.
O risco das polêmicas como estratégia de marketing
Dentro desse contexto, uma das práticas mais arriscadas é o uso de polêmicas como ferramenta de marketing. Publicações provocativas ou sensacionalistas podem gerar alcance imediato, mas também resultar em reações negativas e até boicotes. Empresas que se envolvem em temas controversos sem uma estratégia clara, ou que demoram para reagir, acabam perdendo a credibilidade e enfrentando impactos em seus resultados porque a viralização de um conteúdo não garante retorno positivo. Se a abordagem for mal recebida – como aconteceu recentemente com Tânia Bulhões, que demorou para se pronunciar diante de um problema -, a marca pode ser associada a valores negativos e ter a sua imagem prejudicada.
Outro problema comum é a compra de seguidores e geração de falsas interações. Embora números altos possam criar a ilusão de popularidade, o uso dessas táticas prejudica o engajamento real e compromete a confiança do público. Plataformas como Instagram, Facebook e TikTok utilizam algoritmos que identificam atividades suspeitas e podem restringir o alcance real dos perfis que utilizam esses recursos. Além disso, consumidores cada vez mais atentos percebem quando um perfil tem seguidores falsos, e isso, novamente, compromete a credibilidade da marca.
Excesso de postagens e foco em tendências passageiras
Outro erro recorrente que sempre aponto é o excesso de publicações e a insistência em tendências passageiras, as famosas ‘trends’, sem conexão com o propósito da empresa. Marcas que saturam suas redes sociais com conteúdos irrelevantes ou repetitivos perdem engajamento e afastam os seguidores porque fica chato. A comunicação precisa ser estratégica, dinâmica e coerente com a identidade da empresa. É isso que garante um relacionamento duradouro com o público.
Por fim, sempre gosto de lembrar que o crescimento orgânico pode ser conquistado por meio de interações reais e pela entrega de conteúdo de valor. Isso é essencial hoje, independentemente do tamanho da empresa ou o que ela vende. A vitrine virtual que as redes sociais representam fortalece as marcas e gera resultados consistentes no longo prazo, mas é importante trabalhar com estratégias bem pensadas para não atrair apenas atenção momentânea, e sim a confiança do público-alvo.
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