Com o Natal 2021 chegando, acompanhado das compras de presentes antecipados na Black Friday, temos a melhor época do ano para o e-commerce nacional quando o assunto é faturamento.
Por isso, não é um exagero falar que está se aproximando o momento que todo lojista espera, o período de comércio aquecido que pode garantir os resultados do ano ou levar a sua loja virtual a um novo patamar em 2022.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa registrou que durante o período de Natal de 2020, houve um crescimento em vendas de 44,6% em relação ao ano anterior, compras essas que tiveram um ticket médio de R$ 462. Com esses números, o Natal de 2020 foi um dos melhores para o comércio eletrônico nos últimos 5 anos.
Ou seja, as expectativas para as vendas de Natal em 2021 são as melhores possíveis. Mas, para que esse período de vendas seja um verdadeiro sucesso, é necessário se preparar e botar em prática operações que ofereçam condições de fato atrativas para os clientes — e que, ao mesmo tempo, reduzam indicadores ofensores, como o de abandono de carrinho.
É nesse momento super competitivo que investir em estratégias de frete promocional pode ser um diferencial e tanto para impulsionar os pedidos da sua loja online.
Nesse artigo vou te passar algumas dicas valiosas que podem ser aplicadas em negócios de todos os tamanhos. Portanto, vou te ensinar a como oferecer condições de frete realmente atrativas para o seu cliente. Confira a seguir!
Aplique estratégias de frete grátis
Segundo pesquisa produzida por especialistas em comércio eletrônico, 54% das compras realizadas no último trimestre de 2020 foram com frete grátis. Esse, sem dúvidas, é um gatilho de compra fortíssimo que pode ser o diferencial para que o cliente compre na sua loja e não no seu concorrente.
Você pode até achar que oferecer frete grátis é algo exclusivo para os grandes varejistas da internet. Entretanto, com planejamento e aplicando as técnicas certas é possível disponibilizar esse diferencial durante o período de promoções natalinas e ainda aumentar os seus ganhos. Veja como!
Frete grátis para produtos com valor maior que seu ticket médio
O primeiro passo para criar um plano de frete grátis sem gerar prejuízo para o seu negócio é conhecendo o ticket médio da sua loja. Neste caso, nada mais é que a média de quanto as pessoas gastam no seu comércio eletrônico.
Para calcular o ticket médio do seu e-commerce basta dividir o faturamento total da sua loja pelo número de vendas em determinado período (faturamento ÷ nº de vendas).
Digamos que o ticket médio da sua loja seja de R$ 100. Portanto, você pode oferecer frete grátis na compra de produtos que custam a partir de R$200 ou em categorias do site em que os itens tenham preço superior ao valor médio gasto no seu e-commerce.
Frete grátis para carrinhos com valor mínimo
Seguindo esse parâmetro do ticket médio, ofereça frete grátis para pedidos a partir de determinado valor, incentivando o aumento do que os clientes gastam em cada pedido.
Essa é uma ótima forma de ajudar a esvaziar o estoque — principalmente de produtos encalhados — enquanto aumenta o faturamento durante o período natalino.
Mas, fique atento: o custo do frete não pode ser maior que os seus ganhos. Por isso, disponibilize o benefício do frete grátis, preferencialmente, para regiões próximas ao seu estoque ou centro de distribuição.
Ofereça frete fixo
Outra técnica de frete promocional para impulsionar as vendas de fim de ano é apostar no frete fixo.
O frete fixo é uma estratégia na qual o e-commerce define um valor padrão para todas as entregas. Para aplicar essa modalidade de frete é necessário fazer uma análise detalhada de algumas informações sobre a sua loja virtual e, também, dos produtos disponibilizados para venda. Confira algumas delas:
- Volume de vendas (totais ou por por sessão do site);
- Ticket médio;
- Peso dos produtos;
- Dimensões dos produtos.
Com esses dados em mãos será possível ter noção se o seu negócio pode oferecer esse frete promocional em toda a loja ou apenas em um setor específico do seu e-commerce. Essa modalidade de envio é ideal para lojistas que trabalham com pequenas remessas, como bijuterias, produtos eletrônicos e cosméticos.
Para acertar em cheio no objetivo de aumentar o número de pedidos sem comprometer os seus lucros é preciso definir como aplicar frete fixo na sua loja virtual. Separei algumas dicas de como executar esse plano promocional:
Frete fixo por região
Opção mais econômica, já que pode ser aplicada apenas para destinos próximos à área de atuação. Além disso, é interessante para quem busca estimular compradores de regiões-chave que a loja virtual que alcançar.
Frete fixo nas compras com valor mínimo
Modalidade que tem como objetivo fazer com que o cliente compre mais. A grande vantagem por aqui é que o valor da compra pode compensar o custo do frete.
Frete fixo por categoria de produto
Forma de impulsionar as vendas das categorias que vão gerar maior impacto no ticket médio ou até mesmo uma forma de se livrar de produtos parados no estoque.
Mas, afinal de contas, o frete fixo vale a pena? Posso dizer que para uma boa parte dos e-commerces, sim! Apesar de o frete grátis ser um gatilho de compra mais forte, o frete fixo tem como grande vantagem conseguir ofertar um benefício real para o cliente — ao mesmo tempo que é uma estratégia mais econômica para quem vende.
Isso acontece porque no frete grátis a loja virtual assume o custo total do envio. Já no frete fixo, além dessa despesa ser amenizada, algumas entregas podem compensar os custos de outras.
O modelo “clique e retire” é uma tendência cada vez mais forte
Estamos falando de vendas de Natal, logo, prazos curtos e agilidade na entrega é algo importantíssimo! Principalmente para quem deixa para a última hora a tarefa de comprar os presentes da família. Sendo assim, caso a sua loja possua um espaço físico, ofereça também a opção click e retire.
No modelo “click e retire”, o comprador adquire um produto pela internet e ele mesmo recolhe o item na loja (ou em centro de distribuição parceiro) no mesmo dia. Além de garantir praticidade para quem precisa do pedido com urgência, com essa modalidade de entrega é possível reduzir — e até mesmo anular — os custos de frete para o cliente.
Como disse, a opção de retirada de produto é ideal para quem possui, além do e-commerce, uma loja física. Mas quem trabalha apenas pela internet pode firmar parcerias com empresas que disponibilizam pontos de retiradas em diversas partes do país. Consequentemente, isso faz com que essa possibilidade de entrega não seja algo exclusivo de grandes varejistas, mas também para marketplaces de médio e pequeno porte.
Prontinho! Com essas informações em mãos e planejamento prévio para escolher o modelo de frete promocional certo para o seu negócio, a sua loja virtual estará preparada para oferecer as condições de frete ideais para maximizar os seus ganhos durante o Natal 2021. Boas vendas!