As vendas da gigante do comércio eletrônico saltaram 14%, para US$ 170 bilhões, no quarto trimestre de 2023.
Os clientes da Amazon compraram mais itens no site no último período de festas do que em qualquer período anterior, de acordo com a empresa. Os clientes compraram mais de 1 bilhão de itens somente durante o evento de vendas de 11 dias da Black Friday e da Cyber Monday da Amazon.
Essas compras de férias resultaram em um aumento de receita de 14% nos três meses encerrados em 31 de dezembro, para quase US$ 170 bilhões, acima dos US$ 149,2 bilhões no mesmo período de 2022.
O lucro líquido da empresa disparou mais de 3.400% ano a ano, para US$ 10,6 bilhões no quarto trimestre, acima dos US$ 300 milhões do ano anterior.
A Amazon também previu que suas vendas no primeiro trimestre de 2024 ficarão entre US$ 138 bilhões e US$ 143,5 bilhões, um aumento entre 8% e 13% em comparação com o primeiro trimestre de 2023.
Detalhamento da Receita da Amazon em 2023
1 – Somente as vendas online representaram cerca de 40% da receita, de US$ 70 bilhões.
2 – As comissões dos sellers representaram outros 25%, em cerca de US$ 43,6 bilhões.
3 – A unidade de cloud a Amazon, AWS, também foi outra fonte significativa de caixa, gerando cerca de US$ 24,2 bilhões, ou cerca de 14% da receita total no quarto trimestre.
4 – Os serviços de retail media Ads representaram apenas 8% da receita da empresa, de US$ 14 bilhões – esta semana o serviço de streaming Prime Video da empresa começou a apresentar anúncios.