Na ótica de muitos lojistas, principalmente revendedores B2C, vender no e-commerce através dos canais de marketplace pode não ser vantagem. Da mesma forma que, para os marketplaces, ter parceiros que não estão comprometidos com o negócio em si, a fim de gerar resultados, utilizando a marca desses canais, a conta também pode não fechar. Afinal existem custos, como por exemplo: infraestrutura, pessoas, tecnologia e muitos outros diretos ou indiretos. E, claro, tudo isso requer um alto investimento para viabilizar o projeto de um marketplace.
Então, vender nesses grandes players (ou, como alguns dizem, “construir sua casa em um terreno alugado”) ou mesmo desenvolver um marketplace (nesse caso, “alugar o seu terreno”) é vantagem para quais das partes?
Para responder essa pergunta, precisamos mergulhar em um contexto mais aprofundado sobre o tema. Isso, sem generalizar os cenários e o perfil das empresas ou terceirizar a culpa de insucesso nas operações dentro desses players — sejam eles grandes canais já consolidados ou novos canais de nicho, por exemplo.
Vantagens e desvantagens de vender em marketplaces
Vender online através dos canais de marketplace tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, entender quais são essas vantagens e analisar as desvangentes é o primeiro passo para a tomada de decisão. Vamos então analisar melhor as vantagens e depois poderemos equilibrar essa balança com as desvantagens.
- Comissionamento cobrado apenas na confirmação do pagamento;
- Investimento inicial baixo, comparado a um projeto mais robusto de uma loja virtual;
- Serviços logísticos mais atrativos ao consumidor, quando terceirizado do marketplace;
- Nenhum investimento em mídias necessário;
- Responsabilidade 100% do marketplace quanto a fraudes e pagamentos;
- Plataformas responsivas ao m-commerce e apps disponíveis ao consumidor;
- Antecipação de pagamentos parcelados, na maioria, automáticos com repasse mensal;
- Suporte aos parceiros em vários níveis, de tabela de frete a integrações de sistemas;
- Negociações de rebate ou comissões para campanhas promocionais e data sazonais;
- Centralização de SAC na plataforma com SLA’s de respostas e apoio do marketplace quando necessárias mediações, por vezes incluindo respaldo jurídico.
Não são poucos as vantagens de trabalhar com esses grandes players, pensando em uma operação de vendas online. E se analisarmos os custos de alguns desses itens listados a cima em uma operação própria, e compararmos com o custo do comissionamento cobrado por venda nos marketplaces, acredito que realmente seja vantajoso ter o marketplace como parceiro da sua empresa.
Já as desvantagens podem ser bastante particulares para cada operação. Por isso, essa parte seria interessante que você mesmo, como um exercício, construísse um check-list das possíveis desvantagens de operar em um “terreno alugado” — ou seja, vendendo em um marketplace.
Use o bom senso e veja o que de fato seria vantagem e desvantagem na sua operação de vendas online, e depois tire a conclusão.
Ter um marketplace
Por outro lado, administrar um canal de marketplace tem suas desvantagens, mas pode trazer grandes oportunidades para o negócio. Neste caso, quando integrado a parceiros potenciais, de grandes nomes do mercado, que se preocupam com a experiência do cliente — e não medirão esforços para otimizar as vendas nesse canal. Sobre as desvantagens, considere também a mesma lista mais a cima. Afinal, essas serão algumas das responsabilidades de um administrador de marketplace.
Enfim, você chegou ao final dessa leitura e do exercício feito na ótica sobre a sua empresa sobre as vantagens e desvantagens. Agora, provavelmente terá uma espécie de “brainstorming” do modelo de negócio que gostaria ou teria intensões de seguir. E, a partir disso, poderá responder por si só a pergunta que intitula esse artigo: “vender em marketplaces: vantagens para quem?”.