Se você ainda não usa o WhatsApp no seu processo de vendas, está deixando de aproveitar uma excelente ferramenta para potencializar seus negócios. Isso porque são mais de 120 milhões de usuários no Brasil – destes, 79% usam o WhatsApp como principal fonte de informação. Além disso, 65% dos brasileiros verificam suas mensagens antes de dormir. Portanto, se você tem dificuldade em conseguir um contato com seus clientes ou prospectar fazendo ligações, usar esse aplicativo ajudará no processo.
Para usufruir de todos os recursos que lhe ajudarão nessa jornada, o primeiro passo é baixar o aplicativo WhatsApp Business, que tem a mesma interface do WhatsApp para consumidores, mas com alguns recursos adicionais. O próximo passo é seguir as dez dicas a seguir, que irão contribuir para alavancar os seus resultados, otimizar o seu tempo e melhorar o processo de venda.
1. Estabeleça uma presença profissional no seu WhatsApp
Ter um perfil comercial facilita o acesso de seus clientes a informações importantes sobre a sua empresa, como nome comercial, descrição, endereço, horário de atendimento e categoria. Você também pode criar um catálogo com seus produtos e serviços, e-mail comercial, links para o site e redes sociais para aumentar o engajamento dos clientes.
2. Cause uma boa impressão logo no primeiro contato
O WhatsApp Business permite cadastrar mensagens automáticas de saudação e ausência. Cadastrar uma mensagem de saudação gera uma conexão inicial assim que um novo cliente entrar em contato com você.
Exemplo: Olá! Fico feliz em receber a sua mensagem! Como posso te ajudar?
É importante também cadastrar uma mensagem de ausência. Dessa forma você profissionaliza o seu negócio e evita que o cliente fique perdido sobre o horário de atendimento da sua empresa.
Exemplo: Olá! O nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Recebi a sua mensagem e entrarei em contato no próximo dia útil.
3. Seja efetivo na gestão de relacionamento com seus clientes
Com o WhatsApp Business, você pode organizar as conversas através de etiquetas. Assim, você categoriza mensagens urgentes e consegue identificar os contatos com agilidade fazendo uma pesquisa mais eficiente das conversas. Você pode criar até 20 etiquetas e ter mais controle sobre o processo de venda conforme o seu negócio, tais como: “#Retornar para cliente”, “#Enviar proposta”, “#Pedidos urgentes”, “#Vendas efetivadas”.
4. Tenha um fluxo de cadência
Trabalhe com inteligência! Defina um plano sistematizado com uma série de interações, método de comunicação e modelos de mensagens a fim de aumentar as chances de contato com um cliente. Dessa forma, você não gera expetativas sobre a venda e não se torna um vendedor chato.
Exemplo de fluxo após o primeiro contato do cliente:
- Entender a necessidade do cliente antes de passar orçamento;
- Enviar proposta;
- Após dois dias sem retorno do cliente, enviar uma mensagem perguntando se ele gostou da oferta e se tem alguma dúvida;
- Enviar depoimentos/fotos de clientes satisfeitos com o serviço/produto;
- Gerar escassez dizendo que a oferta/proposta é válida somente até determinado dia;
- Se o cliente não responder, agradeça o contato e diga que está à disposição para uma nova cotação;
- Encerrar o atendimento e colocar na etiqueta de clientes para contatar após 30 dias.
5. Pratique o desapego
As pessoas adoram comprar, mas não gostam de se sentir pressionadas por vendedores. Os clientes gostam de sentir que estão no controle da situação. Por isso, é muito importante não demonstrar a sua ansiedade na hora de vender. Quando você perceber que o cliente não está dando muita atenção, faça uma última tentativa enviando o modelo de mensagem a seguir.
“Olá, Fulano.
Estou encerrando o meu atendimento, tentei alguns contatos, mas não tive o seu retorno. Se precisar de algo, estou à disposição! Infelizmente, a condição que te passei é válida somente nessa semana. Caso entre em contato novamente, não conseguirei manter o valor, condição ou bônus.”
A técnica do desapego é eficaz porque demonstra que você não está desesperado para vender – e as pessoas detestam ficar com o sentimento de que estão perdendo ou deixando de ganhar algo.
6. Use listas de transmissão
O WhatsApp Business permite a criação de diversas listas de transmissão, que tornam mais prático o envio de mensagens para vários contatos ao mesmo tempo. Essa função permite o compartilhamento de texto, áudio, foto ou vídeo para até 256 contatos de uma só vez, e ajuda bastante na divulgação de ações promocionais de produtos ou serviços. É importante ressaltar que a entrega da mensagem só será feita se o destinatário tiver o seu contato salvo no celular. Por isso, é importante, sempre que tiver em contato com o cliente, pedir para ele salvar o seu contato na agenda.
7. Invista no seu negócio
Se você tem um volume grande de mensagens e precisa de vários celulares e pessoas para respondê-las, vale a pena investir em ferramentas que já têm a API do WhatsApp Business. Essas ferramentas permitem a integração do WhatsApp Business com outros sistemas, como softwares de gestão, chatbots e sistemas de controle. Entre elas estão Chatguru, Notificações Inteligentes e Redrive.
8. Não seja inoportuno
O fato de o cliente não responder na hora não significa que ele está lhe ignorando. Vale a pena você sempre analisar como é o dia a dia dessa pessoa e com o que ela trabalha, se ela falou com você em horário comercial, se estava de folga no trabalho etc. Por isso, é importante perguntar: “Você tem algum horário mais conveniente para que eu possa falar com você?”.
9. Evite ser prolixo
Uma pessoa prolixa é aquela popularmente conhecida por “falar pelos cotovelos”, que dá voltas e não chega a lugar algum. Coisas simples expressas de forma complexa se tornam improdutivas. Sintetize a sua comunicação e trabalhe com o script de vendas para não se perder durante a negociação. Evite ser repetitivo na sua retórica, principalmente no envio de áudios. Quando precisar dar uma explicação mais profunda sobre o produto, verifique a possiblidade de ligar para o cliente.
10. Encerre suas mensagens com perguntas
Segundo Albert Einstein, “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”. Procure encerrar as suas mensagens com uma pergunta. Dessa forma, você cria um vínculo e a pessoa, inconscientemente, se sente na obrigação de responder. Por exemplo, se você responder uma dúvida do cliente e não fizer uma pergunta na sequência (o chamado call to action – chamada para ação), o negócio tende a esfriar. Após esclarecer uma dúvida, faça perguntas como “Qual dia você prefere o vencimento da fatura, dia 10 ou 20?” ou “Ficou mais alguma dúvida sobre o produto?”.
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