A forma de divulgar seus produtos ou serviços por email já está consolidada, mas ainda existem algumas dúvidas quanto à maneira mais eficaz de fazê-lo.
Além de diferenciar seu email marketing de práticas como spam e phishing para garantir que as mensagens realmente cheguem aos clientes, também é importante atentar-se aos tipos de emails com mais engajamentos, taxa de cliques e compartilhamentos.
Dentre as práticas que levam a esse objetivo, o uso de recursos de vídeo nas mensagens é uma das que vêm crescendo consideravelmente.
Quer saber se essa estratégia realmente funciona? Então não deixe de conferir o texto a seguir!
Viralização
Um dos maiores fenômenos na internet é o compartilhamento de histórias em textos, mensagens curtas, fotos e vídeos. Isso ocorre não apenas nas redes sociais, mas também nos aplicativos de mensagens instantâneas, blogs e, claro, emails. E com a melhoria da banda larga e da proliferação do 3G e 4G, hoje em dia, as pessoas têm acesso a vídeos com mais rapidez.
Outro dado importante são os resultados de uma pesquisa da Litmus (empresa norte-americana especializada em design de emails), que mostrou que 43% dos correios eletrônicos foram acessados por dispositivos móveis em 2013, número que tende a crescer com a popularização dos smartphones.
Tudo isso significa, em primeiro lugar, que é viável utilizar vídeos na sua campanha de email marketing, já que as pessoas têm acesso fácil a esse tipo de mídia, mesmo nos aparelhos móveis. Em segundo lugar, as possibilidades de compartilhamento do vídeo para diversas redes sociais — que devem ser inseridas na mensagem, para instigar essa ação por parte dos leitores — potencializa o alcance da campanha, dando a ela a chance de viralizar na web.
Maior interação com o email
Depois de entender que é possível utilizar vídeos no seu email marketing e que essa atitude dá um potencial de viralização à campanha, é hora de ver outras vantagens da inclusão dessa mídia nos emails enviados aos seus prospects.
Pesquisas mostram que a presença do vídeo aumenta em muito a interação do internauta com o email:
- A taxa de cliques sobe em 55%;
- o tempo de leitura do email em 44%;
- o número de encaminhamentos e compartilhamentos aumenta em 41%;
- e a taxa de conversões em 24%.
São melhorias significativas para uma mudança tão simples, não?
Vídeo é destaque em buscas
Por fim, um levantamento feito pela Digital Sherpa, empresa norte-americana especializada em criar soluções de marketing, mostrou a importância do vídeo nas campanhas de Marketing.
Veja alguns dos resultados mais relevantes:
- 1/3 de todas as atividades online estão relacionadas a vídeos;
- vídeos aumentam o interesse das pessoas por um produto ou serviço em 74%;
- um internauta comum assiste a 16 minutos de anúncios em vídeo por mês;
- 80% dos usuários se lembram dos anúncios em vídeo a que assistiram;
- e 26% das pessoas buscam mais informações sobre o vídeo que acabaram de ver.
O uso do vídeo em email marketing, portanto, é comprovadamente positivo, e vai ajudar a transmitir uma imagem moderna da sua empresa, com dinamismo e agilidade!
Entendeu por que você deve implementar esse recurso nas suas campanhas de email marketing? Ou ainda ficou com alguma dúvida? Deixe seus comentários.