As vitrines inteligentes são imprescindíveis para uma loja virtual e têm o poder de melhorar a experiência do cliente, facilitando a jornada de compra. Trata-se de um recurso intuitivo, que apresenta os produtos de forma detalhada e chamativa, despertando a atenção do consumidor.
Devido à competitividade intensa no segmento de e-commerce, contar com as vitrines inteligentes é um diferencial significativo, capaz de potencializar as vendas. Saber utilizá-las adequadamente nas campanhas da loja deve ser uma prioridade para o empreendedor.
Quer saber o que são e como as vitrines inteligentes são utilizadas no e-commerce? Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre essa poderosa estratégia, as vantagens que ela oferece às lojas virtuais e como adotá-la para ter resultados cada vez melhores.
O que são as vitrines inteligentes?
As vitrines inteligentes são espaços no site da loja virtual que apresentam os produtos de forma detalhada e atrativa. Geralmente, a vitrine contém fotos, uma breve descrição e o valor do produto.
As vitrines inteligentes são parte de um sistema de recomendação que utiliza algoritmos para identificar e apresentar produtos aos usuários. Com base em pesquisas e navegações anteriores, a ferramenta exibe novidades e produtos que possam ser interessantes para aquele usuário.
Por meio dessa análise de dados, as vitrines são constituídas e contribuem para otimizar a jornada de compra. As recomendações são bem posicionadas e personalizáveis, podendo ser elaboradas estrategicamente para aumentar ainda mais o poder de conversão.
Quais são os objetivos da vitrine inteligente?
O principal objetivo de uma vitrine inteligente é apresentar produtos que sejam interessantes para o usuário, de acordo com o perfil dele. Dessa forma, são analisadas as atividades da pessoa na internet para identificar as preferências e os possíveis produtos que sejam atrativos.
Com base nesses dados, a vitrine exibe apenas os itens com alto potencial para atrair a atenção do consumidor e direcioná-lo à loja online ou ao marketplace. De forma objetiva, o intuito da vitrine inteligente é fazer recomendações precisas de produtos e novidades desejados pelos usuários.
Esse é um recurso muito inteligente e que atua de forma autônoma, avaliando a navegação do usuário na internet por meio da inteligência artificial. A vitrine inteligente oferece produtos similares aos que foram pesquisados, aumentando as possibilidades de despertar o interesse do consumidor.
Essa ferramenta apresenta informações personalizadas ao cliente, permitindo que ele encontre o produto desejado com facilidade. Assim, é possível reduzir o tempo para identificar o melhor item e influenciar na decisão de compra.
Por que a estratégia está em alta no e-commerce?
O segmento do e-commerce segue em alta no Brasil. Segundo pesquisas, somente no primeiro trimestre de 2021, houve uma alta de 57,4% nas vendas. É um cenário promissor, que mantém bons resultados mesmo durante os períodos de instabilidade econômica.
Com um mercado em ascensão, ter estratégias eficazes para atrair o consumidor e potencializar as vendas é um objetivo comum a toda loja virtual e marketplace. Nesse sentido, as vitrines inteligentes se destacam como uma ferramenta importante para auxiliar no processo de conversão.
Em outras palavras, as recomendações feitas pelas vitrines inteligentes funcionam como aliadas para atrair o consumidor para a loja virtual. Por esse motivo, é uma estratégia que ganhou espaço no e-commerce, sendo utilizada por empreendedores de todos os segmentos.
Ter uma vitrine inteligente personalizada e bem posicionada é um diferencial competitivo considerável para uma marca. Essa vantagem motiva os empreendedores do comércio virtual e físico a buscarem essa estratégia para melhorar os resultados.
Como as vitrines inteligentes funcionam?
A vitrine inteligente funciona de forma simples. Por meio da análise da navegação do consumidor na internet – as pesquisas de produtos que ele faz e os sites de compra visitados -, são exibidos os itens que possam interessá-lo.
Essa apresentação acontece pela vitrine, que mostra fotos, uma descrição do produto e outros detalhes relevantes. Assim, o usuário terá sugestões de produtos que sejam compatíveis com o que ele procura. Ao clicar, ele é direcionado à loja – física ou e-commerce.
Existem muitas plataformas digitais que oferecem serviços específicos para elaborar vitrines inteligentes, de acordo com os objetivos de cada loja. Nesse caso, o empreendedor tem o apoio para desenvolver a vitrine e criar sugestões compatíveis com o público-alvo.
Quais são as vantagens das vitrines inteligentes?
As vitrines inteligentes são recursos intuitivos que oferecem vantagens imprescindíveis para otimizar o relacionamento com o público-alvo. Essa é uma forma de facilitar a jornada de compra e garantir que o e-commerce tenha diferenciais importantes.
Com a grande competitividade no comércio eletrônico, apresentar os produtos ao cliente de maneira direta e agradável contribui para conquistar melhores resultados. Nesse sentido, os benefícios de uma vitrine inteligente são determinantes para se destacar dos concorrentes.
Veja, a seguir, quais são as principais vantagens que as vitrines inteligentes proporcionam ao seu negócio.
Experiência de compra
Uma vitrine inteligente funciona apresentando sugestões ao consumidor de acordo com as buscas anteriores. O cliente consegue encontrar o que precisa com mais facilidade, além de ver itens similares e outras opções para identificar o que é melhor para atender às necessidades dele.
As vitrines inteligentes contribuem para oferecer uma experiência de compra eficiente, agradável e personalizada. Essa é uma importante vantagem para facilitar o processo de fidelização, gerar a recompra e impulsionar as vendas.
Melhoria da taxa de conversão
O processo de conversão é um dos mais desafiadores para qualquer comércio, pois diversos fatores podem influenciar na decisão de compra de uma pessoa. Nesse sentido, as estratégias para otimizar a conversão são consideradas prioridades para um negócio e podem influenciar diretamente nas receitas.
Ao contar com a vitrine inteligente, a loja tem mais possibilidades de influenciar e direcionar a jornada de compra dos consumidores. Uma vitrine bem elaborada oferece vantagens essenciais para aumentar a taxa de conversão no e-commerce.
Aumento do ticket médio
O ticket médio é um indicador relevante para a gestão de uma loja e consiste na razão entre o valor total das vendas em um período e o número de pedidos. Ao realizar o cálculo, é possível saber uma média de quanto os clientes gastam na loja e entender o desempenho do negócio.
Por apresentar ao consumidor produtos similares ao que ele comprou ou pesquisou na internet, a vitrine inteligente contribui para aumentar as vendas por cliente. Essa é a estratégia ideal para faturar mais a cada pedido e aumentar o ticket médio.
Mais atratividade
Uma vitrine inteligente bem elaborada tem um elevado poder de persuasão e contribui para estimular o consumidor a efetuar uma nova compra. Essa é uma estratégia que oferece mais atratividade para a loja, mantendo a atenção do público.
Mais facilidade para encontrar produtos
A facilidade do consumidor em encontrar o produto de que precisa na internet é essencial para a conversão de vendas. Quanto mais longa é a procura, maiores são as possibilidades de desistência e abandono de carrinho, o que compromete os resultados da empresa.
A vitrine inteligente apresenta sugestões precisas e de acordo com o perfil do consumidor, facilitando a identificação de tudo o que ele precisa. Isso reduz o tempo para concretizar a venda, mantendo a atenção e a disposição do cliente.
Experiência mais agradável
A qualidade da experiência do cliente é um fator crucial, e se tornou uma necessidade para a sobrevivência de um negócio no mercado. Trata-se de um ponto indispensável, que contribui para gerar fidelização, melhorar a imagem da loja e potencializar resultados.
Uma das vantagens mais importantes das vitrines inteligentes é contribuir para enriquecer a experiência do consumidor. Assim, o relacionamento acontece de forma agradável.
Melhoria do posicionamento de marca
Outra vantagem importante que as vitrines inteligentes proporcionam é a melhoria no posicionamento de marca, pois a loja se torna mais reconhecida pelos consumidores. Dessa maneira, sempre que o cliente precisar de um produto, a tendência é de que ele procure a sua loja.
Além disso, ter uma marca bem posicionada no mercado é imprescindível para superar a competitividade e manter as vendas. Essa é uma vantagem crucial para atingir os objetivos do negócio e conquistar uma parcela significativa no nicho de atuação.
Como saber se vale a pena ter uma vitrine inteligente?
A vitrine inteligente é uma estratégia que faz toda a diferença para o desempenho de um e-commerce. Devido às vantagens expressivas que ela proporciona, ter uma vitrine personalizada e intuitiva é algo que vale a pena para qualquer negócio.
O primeiro passo para ter uma vitrine inteligente é procurar uma empresa que forneça soluções e apoio tecnológico para o desenvolvimento da estratégia. Assim, todo o trabalho é conduzido de forma profissional, para apresentar sugestões precisas aos clientes e estimular novas aquisições.
As vitrines inteligentes são importantes para o posicionamento de marca e ajudam a melhorar os resultados do e-commerce. É importante considerar essa alternativa para ter uma loja reconhecida, escalável e com ótimas vendas durante todo o ano.
Leia também: Que pontos-chave tornam a jornada do e-commerce uma experiência?