Do Inglês “Thumb Zone”, a Zona do Polegar é um termo cunhado pelo norte-americano especialista em interfaces móveis, Steven Hoober, em seu livro “Designing Mobile Interfaces” (2011) para nomear a região da tela dos dispositivos móveis mais confortável ou alcançável para o toque do polegar.
Posto que a maioria das pessoas usa o polegar para acessar a tela dos smartphones, a Thumb Zone é, assim, um modelo ou estrutura que possibilita que os profissionais de design possam tomar melhores decisões acerca da usabilidade na hora de criar mobile lojas e apps.
Basicamente, o modelo Thumb Zone conta com três regiões específicas:
- Verde: área fácil de alcançar com o polegar
- Amarela: área intermediária
- Vermelha: área difícil de alcançar
Dentro da área verde, os designers podem incluir os alvos mais importantes para um site e-commerce mobile, ou seja, os elementos que eles querem que os consumidores consigam acessar com facilidade.
Assim, o modelo Thumb Zone facilita a criação de experiências amigáveis de usabilidade, sobretudo em smartphones. Ele permite alinhar elementos clicáveis como botões e links importantes em regiões de fácil acesso e os menos importantes em locais de difícil acesso.
Neste post, você conhecerá alguns números que expõem a importância da Zona do Polegar. Além disso, também ficará sabendo de algumas soluções e vantagens desse modelo de criação de design para mobiles. Continue lendo!
Zona do Polegar em números
Em 2013, o já mencionado pesquisador Steven Hoober entrevistou mais de 1.300 pessoas sobre a forma como elas usam seus smartphones. Na ocasião, ele coletou estatísticas interessantes como as que você poderá ler em seguida:
- 90% dos entrevistados eram destros;
- 49% seguram o celular com uma das mãos e usam o polegar para tocar a tela;
- 36% seguram o telefone com uma das mãos e tocam com o dedo polegar da outra;
- 15% usam as duas mãos e os dois polegares para tocar a tela;
- 75% dos toques nas telas de celulares são feitos com os polegares.
Ademais, o estudo de Hoober confirmou que os usuários de smartphones mudam de mãos com frequência. Em outras palavras, apesar de nem todos serem ambidestros, é comum a troca de mãos conforme a ocasião na hora de usar um celular.
Seja como for, quando uma pessoa usa o celular com uma das mãos, o polegar é o único dedo confortavelmente disponível para tocar na tela. E mesmo quando as duas mãos são usadas, os polegares são os dedos preferidos para o toque.
Thumb Zone em outros aparelhos
O modelo de Zona do Polegar pode ser aplicado a outros dispositivos móveis, além dos smartphones. Os tablets e os phablets, por exemplo, são aparelhos um pouco maiores, mas que também podem ser muito acessados com o uso dos polegares.
Todavia, quanto maiores os dispositivos, mais difícil é para acessar o topo das páginas web. Desse modo, é sempre bom manter os elementos mais importantes na parte inferior central das telas, onde o alcance com o polegar é mais comum e fácil.
Soluções de design com o modelo de Zona do Polegar
Dada as condições do modelo de Zona do Polegar, ao criar uma mobile loja você deve sempre buscar:
- Inserir links, botões e formulários importantes dentro ou próximos da área verde da tela;
- Inserir um menu fixo na parte inferior da tela para facilitar a navegação pela loja online;
- Incluir os elementos principais na parte inferior central, no caso de tablets e phablets;
- Incluir frases de chamariz na área verde, pois é comum as pessoas olharem neste espaço;
- Inserir os botões “Comprar” sempre abaixo das imagens, onde o acesso é mais fácil;
- Criar links, botões e ícones não muito grandes ou pequenos, mas no tamanho ideal;
- Manter espaços razoáveis entre os itens clicáveis, mas sem gerar ilusão de completude.
Enfim, quanto melhor a usabilidade neste aspecto, mais facilidade os consumidores terão para acessar a loja e fazer compras. Se eles sentirem que a experiência é boa, certamente voltarão para comprar mais vezes.
A importância de testar
Ao criar uma mobile loja é sempre bom levar em consideração a Thumb Zone. Mas depois que a loja já está pronta, também é importante fazer testes para verificar se tudo está funcionando bem na prática.
Para testar, você poderá fazer uso de recursos como o Teste AB, os mapas de calor e gravações de sessões, entre outros. Com a ajuda de softwares de análises como o Google Analytics, por exemplo, verifique o desempenho de cada página e depois selecione as melhores.
Zona do Polegar: vantagens
Quem cria novos aplicativos e novas mobile lojas fazendo uso da Zona do Polegar consegue proporcionar melhor desempenho no comércio eletrônico. Esta é, sem dúvida, a maior vantagem de usar esse modelo.
Com melhor usabilidade e facilidade de acesso, as mobile lojas geram mais vendas e mais leads para o seu negócio. Dessa maneira, elas permitem que você lojista usufrua melhor do crescente mercado de mobile commerce.