Saber como se aproximar do seu cliente pode melhorar seu processo de vendas e até mesmo fazer com que você adquira um fácil retorno para o seu e-commerce. Por isso, confira as perguntas respondidas pelo Thiago Mazeto, diretor de comercial e marketing na Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, que podem tirar as suas dúvidas.
1 – Qual a melhor forma de adquirir o e-mail dos usuários?
Ter esse dado pode ser decisivo para conseguir atrair seu público. Por isso, a coleta de e-mails dos visitantes da sua própria plataforma é essencial para que, futuramente, você possa direcionar ações para esses contatos que já são possíveis compradores.
“Isso faz com que que você crie uma lista confiável e repleta de clientes que demonstraram interesse e autorizaram o recebimento de suas campanhas de e-mail”, explica Mazeto. Para isso, é válido chamar a atenção. Segundo o especialista, “oferecer incentivo é uma boa estratégia. Você pode disponibilizar descontos ou frete grátis após o cadastro do e-mail”.
2 – Após adquirir uma boa lista de e-mails, quais são os critérios para envio?
É importante se lembrar de que você está lidando com dados de pessoas interessadas na sua oferta de produtos. Portanto, tenha cuidado em relação à periodicidade com que você dispara e-mails para não acabar perdendo possíveis compradores ao lotar as caixas de entrada. Para Thiago Mazeto, “tendo esse dado e o produto que o cliente tem interesse, é hora de enviar e-mails falando sobre o item, descontos e promoções”.
3 – Integrar o e-commerce às redes sociais traz um bom retorno?
“Através do procedimento chamado remarketing, você pode impactar as pessoas que visitam sua loja virtual com anúncios nos principais canais, como Google, Facebook e outras redes sociais”, explica Mazeto. Para isso, é necessário instalar os pixels, que é um recurso para captação e análise de dados comportamentais. Com ele, você consegue visualizar os acessos de páginas que seu usuário visitou e o número de cadastros que foram resultado dos anúncios no Facebook e Instagram.
4 – Como interagir com o usuário que abandona a compra?
É preciso reconhecer o potencial desse comprador. A dica do head de experiência do cliente da Tray é disponibilizar um espaço para inserir os dados antes do pagamento. “Ter a opção para colocar o e-mail nesse processo é importante porque, caso haja desistência na compra, você terá um ponto de contato para tentar recuperar a venda”, completa ele. Assim, você obterá os dados até mesmo sobre o produto desejado.
5 – Qual a melhor forma de fidelizar o cliente?
Para isso, você precisa disponibilizar uma boa experiência inicial na sua plataforma. Se houver uma primeira aderência, ficará mais fácil de traçar o perfil desse comprador e oferecer produtos do interesse dele. “Um e-commerce que se mantém em pé precisa focar em vender mais de uma vez para o mesmo cliente. Pois, ele conhece como funciona sua loja, seu atendimento e, principalmente, a qualidade do seu produto”, menciona Mazeto.
Pensando nas estratégias de recompra, você pode atrair esse cliente através de promoções na compra de dois itens; ofertando um produto recorrente, que você sabe que ele irá precisar; ou até mesmo oferecendo um item relacionado ao da compra anterior.
Sobre a Tray
Com 17 anos de história, a Tray — unidade de e-commerce da Locaweb — é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da sua divisão corporativa Tray Corp.