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57% dos consumidores escolhem e-commerce para compras de Halloween

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Embora o Halloween seja originário de outras culturas, ele tem conquistado cada vez mais popularidade no Brasil, especialmente entre os jovens. Uma pesquisa da Ecglobal, parte do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, revelou que 78% dos jovens de 18 a 34 anos participam de algum modo das comemorações, enquanto a adesão cai para 45% entre pessoas com mais de 55 anos. 

Esses dados, coletados com base na opinião de quase 800 participantes, mostram uma oportunidade para que marcas explorem novos nichos, oferecendo desde produtos e serviços para festas até atividades como noites de filmes temáticos.

Mesa decorativa com enfeites de Halloween, aboboras, caveiras e doces
Imagem: reprodução

Mesmo frente a popularidade entre os jovens, a pesquisa revela que 53% dos entrevistados não consideram o Halloween relevante. Para os que celebram a data, 57% planejam participar de festas ou eventos temáticos, enquanto 42% pretendem consumir comidas e bebidas especiais. 

Assistir a filmes ou séries de terror também é uma prática popular para 42% dos respondentes, seguida por atividades como “doces ou travessuras” (39%) e decoração temática de casas (38%). Além disso, muitos mantêm as tradições de se fantasiar (36%) e realizar compras temáticas (35%).

Muitos brasileiros demonstram interesse em ver a festividade adaptada ao país, com destaque para a decoração de ruas e casas (43%) e maior envolvimento das crianças na prática de “doces ou travessuras” (43%). Além disso, 37% manifestaram interesse em eventos públicos temáticos, apontando que o Brasil pode explorar mais o espírito comunitário da data.

Um mercado com potencial

Em relação às compras, 53% dos entrevistados pretendem adquirir comidas e bebidas temáticas, 44% buscam acessórios para fantasias e 40% vão investir em decoração. 

A variedade de produtos (40%) é o principal fator que orienta os consumidores na escolha dos locais de compra, destacando as lojas online (57%) e lojas especializadas (53%), que oferecem mais opções temáticas.

Segundo o estudo, ainda há espaço para expansão: 63% dos respondentes acreditam que as marcas podem fazer mais para incentivar a comemoração no Brasil. Promoções (48%) e produtos acessíveis e variados (42%) são os principais desejos dos consumidores. 

Para 41% as marcas devem apoiar mais eventos e festas temáticas, enquanto 38% esperam campanhas publicitárias mais criativas.

Adriana Rocha, CEO da Ecglobal, finaliza explicando: “o Halloween é uma data com grande potencial para se tornar um marco no calendário brasileiro, mas é preciso que as empresas se conectem de maneira autêntica com o público, oferecendo experiências e produtos que realmente agreguem valor. Para isso, é essencial entender os diferentes perfis de consumidores e personalizar as campanhas de acordo com seus interesses e necessidades”.