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75% das empresas não alcançaram suas metas de marketing em 2023, aponta pesquisa da RD Station

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Divulgadas ontem, pesquisas da RD Station mostram que nem a área de vendas nem a de marketing conseguiram atingir suas metas em 2023. De acordo com o levantamento, 74% das empresas não atingiram as vendas previstas ano passado. Na área do marketing, o número é bem parecido: 75% das empresas não chegaram no objetivo estipulado.

Outro dado proposto pelo Panorama de Marketing é de que 36% das empresas não tem metas estipuladas para 2024. Apesar disso, 78% das empresas tem expectativas de crescimento para este ano.

“Vimos que as empresas seguem com dificuldades de bater as metas de marketing, mantendo os 75% do último Panorama de Marketing e, também, um aumento de 25% para 36% versus a edição anterior daquelas que não têm metas definidas. Isso reforça nosso posicionamento sobre a importância da definição de metas claras e indicadores de desempenho para o sucesso das equipes que atuam nessa área, de modo que elas consigam saber se estão evoluindo ou não em suas estratégias. Além disso, é fundamental fazer uso correto dos canais em todos os processos do funil de marketing, desde a geração de leads, bem como adotar tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes e alcançar melhores resultados”, destaca Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Setores em destaque

Varejo e e-commerce estão entre as empresas que mais atingingiram suas metas em 2023, com 37% e 34%, respectivamente. Foram seguidos de perto pelo segmento de saúde e estética (33%).

Mais investimentos e expectativa de crescimento em 2024

Para 2024, mesmo em meio a um cenário com desafios, 78% dos entrevistados revelaram ter expectativas de crescimento e

Para 2024, 49% das empresas afirmaram que irão investir mais do que em 2023 nas ações de marketing, tendo em mente gerar mais demanda (34%), mais reconhecimento da marca (29%) e inovar nas estratégias de marketing digital (15%).

Uso de Inteligência Artificial

Com a popularização das ferramentas de inteligência artificial desde 2023, o setor de marketing também passou a fazer uso de recursos de forma estratégica. Se no Panorama de Marketing do ano passado 73% dos profissionais destacaram a IA como principal tendência para aumentar a produtividade, nesta edição já se percebe, de fato, o uso por grande parte das equipes de marketing (55% dos respondentes).

Vale destacar que 64% das empresas que usam IA alcançaram seus objetivos, enquanto 34% das que não usam conseguiram atingir as metas. O destaque fica, principalmente, entre as agências de marketing (71%).

Conversacional e WhatsApp

A pesquisa deste ano mostra também que as estratégias baseadas no WhatsApp seguem em destaque, inclusive com crescimento: 70% das empresas usaram em 2023, contra 60% que usavam em 2022. As empresas B2C se destacam mais com a ferramenta (72%) do que as B2B (61%).

O WhatsApp é usado essencialmente para mandar mensagens individuais ou por listas de transmissão (45%), mas também para captação de leads pelo botão do aplicativo (44%), captação de leads pelas mídias pagas (39%), com integração do WhatsApp com demais canais digitais (34%) e gerenciamento manual de grupos (33%).

Inteligência artificial desponta como a principal tendência para o uso do WhatsApp, seguido pela possibilidade de ter uma atuação omnichannel.