O abandono de carrinhos de compra virtuais é um cenário comum – e problemático – para todos os e-commerces. Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box aponta que 78% dos compradores online esquecem de seus carrinhos, um indicador expressivo que deve ser combatido vigorosamente pelas lojas virtuais.
É importante compreender os motivos que levam um cliente a esquecer produtos desejados dentro do carrinho virtual. Podem ser os custos altos de entrega, um processo de checkout muito longo… As razões por trás de um carrinho abandonado são muitas.
Felizmente, a automação de marketing aparece como a solução para esse (e outros) problemas. Hoje, é possível configurar alertas automáticos para os clientes por e-mail e WhatsApp, incentivando o consumidor a finalizar a compra. A oferta de descontos e frete grátis pode ser muito eficaz nesse momento.
Mas, não basta disparar mensagens genéricas a esmo. A personalização, mais uma vez, é a melhor estratégia para recuperar possíveis vendas perdidas e fidelizar clientes. Algumas dicas valiosas para tornar o seu e-mail ou texto por WhatsApp atrativo:
- Assunto que desperte a curiosidade: deve ser cativante e convincente;
- Personalização da mensagem: usar o nome do cliente no início da mensagem faz diferença;
- Conteúdo: faça um texto intrigante e não deixe de mencionar o carrinho abandonado;
- Benefícios: destaque o que o cliente ganha ao comprar aquele produto;
- CTA (Call To Action): aposte em uma frase simples e direta, como “clique aqui” ou “garanta seu desconto” com um link para o carrinho abandonado.
Recuperar carrinhos abandonados impacta diretamente o faturamento do seu e-commerce. A marca de roupas infantis Rosa Azul Kids usa a automação de marketing da edrone para lembrar seus clientes dos carrinhos abandonados. A loja virtual recuperou mais de 500 mil reais em compras que seriam perdidas com apenas esse cenário de automação.
“Após 3 anos de mercado com a Rosa Azul Kids, e trabalhado uma única vez com e-mail marketing e sem resultado algum, iniciamos um novo trabalho, ou melhor, uma parceria com o time da edrone. No primeiro mês, seguindo um planejamento e estratégias criadas e percebemos o quão importante e essencial é o canal de e-mail marketing para nosso business. Hoje, a Rosa Azul Kids não se vê de nenhuma maneira sem o trabalho em parceria com a edrone, que já representa em torno de 10% do faturamento da companhia”, comenta Gustavo Kniess, sócio proprietário da Rosa Azul Kids.
Para ajudar na missão de recuperar carrinhos abandonados e aumentar as vendas do e-commerce, a edrone preparou um material dedicado a explorar o universo dos carrinhos virtuais, com dados importantes sobre o comportamento do cliente, dicas para otimizar o e-commerce e mais de 200 mensagens prontas para relembrar os compradores que seus produtos aguardam no carrinho. Você pode baixar o material completo aqui.
A edrone transforma a sua loja virtual em uma máquina de vendas. Recupere carrinhos abandonados, fidelize clientes e impacte sua receita com o CRM e mais de 25 cenários de automação de marketing prontos para você usar! Agende uma demonstração gratuita e dê o primeiro passo em direção ao futuro do e-commerce.