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78% dos compradores online abandonam carrinhos de compra virtuais

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

abandono de carrinhos de compra virtuais é um cenário comum – e problemático – para todos os e-commerces. Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box aponta que 78% dos compradores online esquecem de seus carrinhos, um indicador expressivo que deve ser combatido vigorosamente pelas lojas virtuais. 

É importante compreender os motivos que levam um cliente a esquecer produtos desejados dentro do carrinho virtual. Podem ser os custos altos de entrega, um processo de checkout muito longo… As razões por trás de um carrinho abandonado são muitas. 

O que leva um ciente a abandonar um carrinho? conteúdo da edrone
O que leva um ciente a abandonar um carrinho? (imagem: reprodução, edrone)

Felizmente, a automação de marketing aparece como a solução para esse (e outros) problemas. Hoje, é possível configurar alertas automáticos para os clientes por e-mail e WhatsApp, incentivando o consumidor a finalizar a compra. A oferta de descontos e frete grátis pode ser muito eficaz nesse momento. 

Mas, não basta disparar mensagens genéricas a esmo. A personalização, mais uma vez, é a melhor estratégia para recuperar possíveis vendas perdidas e fidelizar clientes. Algumas dicas valiosas para tornar o seu e-mail ou texto por WhatsApp atrativo: 

  • Assunto que desperte a curiosidade: deve ser cativante e convincente;
  • Personalização da mensagem: usar o nome do cliente no início da mensagem faz diferença;
  • Conteúdo: faça um texto intrigante e não deixe de mencionar o carrinho abandonado;
  • Benefícios: destaque o que o cliente ganha ao comprar aquele produto;
  • CTA (Call To Action): aposte em uma frase simples e direta, como “clique aqui” ou “garanta seu desconto” com um link para o carrinho abandonado. 

Recuperar carrinhos abandonados impacta diretamente o faturamento do seu e-commerce. A marca de roupas infantis Rosa Azul Kids usa a automação de marketing da edrone para lembrar seus clientes dos carrinhos abandonados. A loja virtual recuperou mais de 500 mil reais em compras que seriam perdidas com apenas esse cenário de automação. 

“Após 3 anos de mercado com a Rosa Azul Kids, e trabalhado uma única vez com e-mail marketing e sem resultado algum, iniciamos um novo trabalho, ou melhor, uma parceria com o time da edrone. No primeiro mês, seguindo um planejamento e estratégias criadas e percebemos o quão importante e essencial é o canal de e-mail marketing para nosso business. Hoje, a Rosa Azul Kids não se vê de nenhuma maneira sem o trabalho em parceria com a edrone, que já representa em torno de 10% do faturamento da companhia”, comenta Gustavo Kniess, sócio proprietário da Rosa Azul Kids. 

Para ajudar na missão de recuperar carrinhos abandonados e aumentar as vendas do e-commerce, a edrone preparou um material dedicado a explorar o universo dos carrinhos virtuais, com dados importantes sobre o comportamento do cliente, dicas para otimizar o e-commerce e mais de 200 mensagens prontas para relembrar os compradores que seus produtos aguardam no carrinho. Você pode baixar o material completo aqui

E-Book com dicas para recuperar carrinhos abandonados conteúdo da edrone
E-Book com dicas para recuperar carrinhos abandonados (imagem: reprodução, edrone)

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