A Páscoa, que é celebrada por grande parte dos brasileiros, está chegando. E, este ano, a data mais doce do calendário não passará em branco: de acordo com pesquisa realizada pela agência Conversion e encomendada pela Americanas, 88% dos brasileiros entrevistados têm a intenção de comprar algum produto para a Páscoa. A pesquisa ainda mostra a preferência por lojas físicas, mas vendas O2O (Online to Offline), avançaram no pós-pandemia.
O estudo, que entrevistou 400 brasileiros conectados à internet, entre os dias 18 a 25 de março, também revelou que 55% dos entrevistados pretendem gastar entre R$30,00 e R$70,00. Desembolsar um valor acima de R$70,00 está nos planos de 32% dos entrevistados, enquanto 13% disseram que possuem a intenção de gastar até R$30,00.
A maioria dos entrevistados (42%) disse que pretende gastar a mesma quantia utilizada na Páscoa do ano passado, enquanto 37% têm a intenção de gastar menos e 21% desejam pagar mais.
Qualidade em primeiro lugar
Quando questionados sobre os fatores que consideram determinantes na hora de decidir em qual lugar comprar, a maioria dos entrevistados (67%) afirmou que “qualidade do produto” é o que mais conta. Em seguida, os principais requisitos que influenciam nas compras são “promoções e descontos” (55%), “preço” (53%) e “diversidade dos produtos” (21%).
Físico lidera, mas omnichannel ganha espaço
Apesar das lojas físicas liderarem as intenções de compras (52%), chama a atenção o fato de que 30% dos entrevistados têm a intenção de comprar de maneira híbrida, ou seja, pretendem mesclar as compras entre ambientes online e lojas físicas. E 5% dos respondentes pretendem comprar de forma totalmente online.
Sobre a pesquisa
Para a pesquisa, foram entrevistados internautas das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 16 anos, de todas as classes sociais. A coleta dos dados foi realizada via web. A margem de erro do levantamento é de 4,9 pontos percentuais.
Fonte: Conversion