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92% das tentativas de golpe acontecem por meio de dispositivos móveis

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Novo levantamento, realizado pela Koin, revela que os consumidores ainda enfrentam significativas ameaças ao fazer compras online. A pesquisa aponta que 62,4% dos brasileiros já foram alvo de tentativas de golpes virtuais, sendo que a maioria (41,8%) ocorreu em sites de compras.

O roubo de dados –  conhecido como “phishing” – foi citado por 13,9% dos participantes e 5,2% relataram tentativas de roubo de senha.

Golpes via WhatsApp também tiveram destaque, representando 20,6% das tentativas. Por outro lado, os golpes do pix foram mencionados por 18,6% dos entrevistados. 

Pessoa recebendo ligação suspeita no celular enquanto senta de frente para computador
Imagem: reprodução

As vítimas, em sua maioria, reportaram prejuízos entre R$ 500 e R$ 1 mil (47,6%), enquanto um grupo significativo perdeu entre R$ 50 e R$ 100 (19%). Além disso, 15,5% dos entrevistados indicaram perdas superiores a R$ 2 mil e 10,7% sofreram prejuízos entre R$ 1 mil e R$ 1.500. 

Somente 7,1% dos consumidores não sofreram prejuízo financeiro.

Juana Angelim, chief operating officer da Koin, destaca que: “os números revelam que a questão das fraudes e golpes virtuais é uma realidade na vida dos brasileiros e que pode causar prejuízo tanto para o consumidor quanto para o lojista, que também  sofre impactos financeiros por conta dos crimes virtuais”.

O estudo revela que 92,3% das tentativas de golpe ocorreram através de dispositivos móveis, especialmente celulares. Um ponto de destaque é que 64,3% das vítimas não registraram boletim de ocorrência após o golpe, implicando em uma possível falta de confiança na resolução do problema ou desconhecimento da importância do registro.

“Por isso, cada vez mais, é preciso que as empresas reforcem suas vendas on-line com sistemas antifraudes robustos”, resume a executiva.