Logo E-Commerce Brasil

Abertura do Fórum E-Commerce Brasil reúne autoridades e reforça papel do setor na economia

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Ver página do autor

O maior evento do mundo em comérco eletrônico merece uma cerimônia de abertura memorável. Nesta terça-feira, 29, o Fórum E-Commerce Brasil deu as boas-vindas aos principais profissionais do ramo em uma reunião intimista e solene.

A abertura foi composta por Bruno Pati (CEO do E-Commerce Brasil), Ana Paula Pinto (Gerente de Produto do Fórum E-Commerce Brasil), Henrique Miguel (Secretário de Ciências e Tecnologia para Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Marta Coelho (Superintendente de Projetos da Investe SP, do Governo do Estado de São Paulo) e Humberto de Alencar (Secretário Adjunto de Inovação e Tecnologia da Cidade de São Paulo).

Na foto: Bruno Pati, Henrique Miguel, Marta Coelho, Ana Paula Pinto e Humberto de Alencar/Imagem: R2PM

Para Bruno Pati, “o Fórum representa muito mais do que um evento”, uma vez que a empresa é pautada em conexões, fomento, desenvolvimento e educação do mercado. “Sempre trazemos para a pauta a palavra ‘comunidade‘, pois a única forma de realizar esse propósito é pela junção das pessoas”.

O CEO cita o impacto anual através da cadeia de eventos e cursos proporcionados. Além do Fórum, a empresa investe em uma vertical de conteúdos temáticos que permeiam os congressos ao longo do ano, bem como as imersões regionais e os conteúdos editoriais publicados no portal. O Fórum é um resultado de todos esses esfoços. “O Fórum é um evento brilhante em que as pessoas se encontram para fazer a diferença”, conclui Pati.

Por fim, o executivo agradeceu ainda a equipe ECBR, os conselheiros da empresa e as instituições parceiras.

De acordo com Ana Paula Pinto, “o Fórum é movimento”, pois movimenta pessoas, empresas e o mercado como um todo. A executiva citou a importância do segmento para a economia brasileira e o desenvolvimento do ecossistema de empresas que compõem a infraestrutura do comércio moderno. “O e-commerce é mais do que um canal de compra, é uma oportunidade de conexão”, explica a executiva. “É impossível sair igual de um movimento”, finaliza.

Para Humberto de Alencar, que veio ao evento representando a Prefeitura de São Paulo e o secretário Henrique Miguel, a gestão da cidade não mede esforços para o investimento e a realização de eventos, principalmente aqueles em que há relevância para o fomento do mercado.

Segundo ele, há um objetivo constante em oferecer os melhores serviços e oportunidades para a qualificação profissional na cidade.

Marta Coelho, que veio representando o secretário Jorge Lima, celebrou sua participação reforçando os incentivos dados pelo estado aos empreendedores e lojistas que trazem seus negócios para a região.

De acordo com ela, o Programa Trampolim é um “match maker” que capacita e conecta os profissionais às empresas investidoras. Para ela, é uma iniciativa primordial, uma vez que existem centenas de variáveis — como logística, liberação de produtos, legislação tributária, benefícios de operação — que compõem o início de um e-commerce atualmente.

Henrique Miguel, por sua vez, trouxe um recado importante para quem busca desenvolvimento nesta área, afirmando que esta é uma área rica, que atrai investimentos e capacita profissionais do setor, principalmente a patir do setor acadêmico.

O político entende que uma das principais preocupações do setor hoje é acompanhar a regulamentação da Inteligência Artificial, que afeta não só o e-commerce como diversas outras áreas da vida dos brasileiros.