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Alibaba decide negociar participação em lojas de departamentos

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O Grupo Alibaba, na terça-feira (17), informou a venda da Intime, sua marca de lojas de departamentos. O valor do negócio deve chegar a R$ 1 bilhão, ficando abaixo do investimento de R$ 1,3 bilhão feito pela companhia chinesa quando a comprou. As informações são da Bloomberg.

Grupo Alibaba - ações - loja de departamentos
(Imagem: Divulgação/Grupo Alibaba)

A venda será feita para a Youngor Fashion e faz parte dos planos da gigante do e-commerce de se desfazer de ativos não essenciais. A aquisição da Intime foi feita em 2017 e era uma aposta do Grupo Alibaba em integrar varejo digital e físico.

Até a venda do negócio, o prejuízo da companhia é de US$ 1,3 bilhão com a venda do braço de lojas de departamento. A expectativa é que a venda seja concluída em fevereiro de 2025.

Cenário

O movimento faz parte da estratégia do Grupo Alibaba em focar em negócios mais rentáveis. Isso porque, na China, a concorrência com PDD Holdings (Temu) e ByteDance (TikTok) ganhou outros níveis em 2024. Ambas expandiram interna e mundialmente, inclusive como empresas de varejo/e-commerce.

Por isso, Eddie Wu, que assumiu o cargo de CEO há mais de um ano, têm se preocupado em trabalha com áreas consideradas promissoras dentro do Grupo Alibaba. Até por isso, no lado eletrônico, por exemplo, a empresa está unificando as operações nacionais e internacionais.

No Brasil em específico, por meio do AliExpress, uma parceria com a Magalu foi firmada no segundo semestre.