Logo E-Commerce Brasil

Amazon amplia operações logísticas e chega a 100 pontos espalhados pelo Brasil

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Iniciada no Brasil em 2012 com a venda de livros digitais pela loja Kindle, as operações da Amazon expandiram no país a partir do começo de 2019. No período, havia apenas um centro de distribuição e 1 milhão de produtos listados para venda. Agora, a gigante do e-commerce anuncia seu próximo passo para ampliação do ecossistema, que inclui o programa global DSP (Delivery Service Partner – Parceiro de Serviço de Entrega) e uso de inteligência artificial.

Amazon
(Foto: Divulgação)

A Amazon conta com 100 milhões de produtos anunciados em 50 categorias, distribuídos por mais de 100 polos logísticos operados com tecnologia própria, espalhados por regiões estratégicas do país. Essa malha logística oferece suporte para entregas de pacotes em 100% dos municípios brasileiros.

Segundo a empresa, os investimentos em novos programas de logística, inteligência artificial e parceria com a Azul Linhas Aéreas, que faz os transportes aéreos para variados destinos do país. Além da To do Green, com sua frota de veículos elétricos fazendo entregas sustentáveis, e da Favela Llog, empresa de logística especializada em distribuição de pacotes em nove favelas do estado de São Paulo. Essas parcerias pretendem dar conta de otimizar a entrega dos produtos com prazo reduzido, atendendo as principais capitais e regiões metropolitanas do país, incluindo regiões periféricas e rurais.

Só no Brasil, já são mais de 18 mil funcionários diretos e indiretos atuando na empresa em todas as suas áreas de negócios, impulsionando empregos externos em setores como construção civil para funções em logística e outros serviços profissionais.

O plano de expansão inclui a ampliação do programa global DSP (Delivery Service PartnerParceiro de Serviço de Entrega), responsável por grande parte das entregas last mile Amazon no Brasil e no mundo.

Com o programa, empreendedores poderão desenvolver suas próprias empresas de logística ao entregar os pacotes vendidos na Amazon. Atualmente, o programa tem 41 empreendedores brasileiros, responsáveis pela contração de mais de três mil motoristas pelo país.