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Amazon Brasil e Ministério do Empreendedorismo selam parceria para apoiar MPEs no e-commerce

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e a Amazon Brasil anunciaram na última terça-feira (22) um acordo para fortalecer micro e pequenas empresas brasileiras por meio de capacitação e suporte para inclusão no comércio eletrônico. A proposta é ampliar a presença digital desses negócios, com foco em empreendimentos de mulheres e produtos sustentáveis.

Márcio França, Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no Brasil, e Daniel Mazini, Presidente da Amazon Brasil (Imagem: Márcio Pinheiro/Divulgação)

A parceria, oficializada no escritório da Amazon em São Paulo, busca oferecer às microempresas ferramentas e recursos para se expandirem no mercado digital. Segundo dados do Sebrae, o Brasil conta com 22 milhões de micro e pequenas empresas, responsáveis por 55% dos empregos formais e 30% do PIB. O acordo reflete a relevância desse setor para a economia brasileira.

Inclusão das MPEs vai expandir o e-commerce

Daniel Mazini, presidente da Amazon Brasil, destacou a importância do e-commerce para esses negócios. “Hoje, 72% das vendas realizadas por pequenas e médias empresas na Amazon.com.br têm um estado de destino diferente daquele em que o vendedor está sediado, o que mostra como o comércio eletrônico pode expandir os horizontes dos empreendedores e conquistar novos clientes.”

O ministro do MEMP, Márcio França, reforçou a necessidade de apoiar pequenos empreendedores, mencionando o compromisso do governo em dar suporte a quem trabalha com micro e pequenas empresas. “O comércio eletrônico é uma realidade importante, e os pequenos empreendedores precisam estar inseridos nesse cenário.”

Liderança feminina e perfil dos empreendedores

O acordo também inclui ações voltadas para a inclusão de grupos sub-representados. A Amazon, em colaboração com o MEMP e outros ministérios, como o da Mulher, vai promover treinamentos voltados para mulheres empreendedoras. Além disso, serão realizadas iniciativas para apoiar negócios sustentáveis.

Atualmente, mais de 78 mil parceiros vendem seus produtos pela Amazon no Brasil, sendo 99% deles pequenas e médias empresas. A iniciativa “Loja de Pequenos Negócios” será uma das principais frentes de visibilidade para esses empreendimentos, facilitando o acesso dos consumidores a marcas locais.

Programas como o FBA – Logística da Amazon, que armazena produtos de vendedores em centros de distribuição da empresa, também serão destacados para ajudar os empreendedores a aumentar suas vendas. O serviço já ajudou muitos vendedores a crescerem suas receitas em cinco vezes. Outras soluções, como o DBA – Delivery by Amazon, também são alternativas para que os pequenos negócios ampliem suas operações em todo o país.

Com esse acordo, o MEMP e a Amazon buscam fortalecer a inclusão de micro e pequenos negócios no mercado digital, promovendo mais oportunidades para empreendedores de todo o Brasil.